Página inicial > Últimas Notícias - CCN > Professor Paulo Alexandre Araújo Sousa defende memorial acadêmico

Professor Paulo Alexandre Araújo Sousa defende memorial acadêmico

Última atualização em Terça, 28 de Novembro de 2023, 13h56

O professor Paulo Alexandre Araújo Sousa, doutor pela Universidade Federal do Ceará, UFC, defendeu o memorial acadêmico contendo os 17 anos de atuação na Instituição.

De acordo com o professor Paulo Alexandre Araújo Sousa, a avaliação para promoção à classe de professor titular (Classe E) leva em consideração o desempenho acadêmico do professor. "São avaliadas atividades como: orientações nos níveis de graduação, mestrado, doutorado, publicação de artigos, coordenação de projetos de pesquisas, atividades de extensão, coordenação de programa de cursos ou programas de graduação ou pós-graduação, Exercício de cargos na administração central ou colegiados centrais ou de chefia de unidades/setores ou de representação. São algumas atividades que devem constar no memorial acadêmico", explica o professor.

O cargo de professor titular foi criado pelo Ministério da Educação, portaria nº 982 de 2013, e pode ser pleiteado por docentes que já passaram por todos os níveis da carreira de professor nas universidades públicas federais, onde o docente apresenta para uma banca examinadora um documento. "O memorial acadêmico tem a finalidade de descrever toda sua carreira acadêmica desde que ingressou como aluno até os dias atuais. Eu procurei retratar minha trajetória desde que comecei na UFPI em 1996", comenta Paulo Alexandre Araújo Sousa.

Para o professor, entre as questões que precisam melhorar no ensino superior são algumas normas e regras que preconiza a LDB (Lei de Diretrizes Bases da Educação). "O artigo 66 da LDB indica que se o aluno tiver conhecimento e se a universidade quiser, pode, antecipar seus estudos. Nós temos alunos aqui na universidade que fazem parte da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP que não precisam passar pela obrigatoriedade do regimento. Cada vez mais os jovens chegam mais rapidamente à universidade. Existem jovens com 16 anos que tem maturidade para aprender qualquer coisa, principalmente, em matemática, o aluno não precisa ter uma formação cadenciada para aprender um assunto mais avançado", explica o professor.

Resumo do currículo do professor Paulo Alexandre Araújo Sousa

Graduado em matemática pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2002), mestre (2004) e doutor (2007) em matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor Titular na Universidade Federal do Piauí. Docente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFPI, programa que coordenou nos períodos 2013-2016 e 2018-2020. Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências no período 2015-2019 e membro Vitalício da Academia de Ciências do Piauí. Membro da Comissão Nacional de Avaliação do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional ? PROFMAT. Secretário Regional da Sociedade Brasileira de Matemática - SBM/Nordeste (30/07/2017 - 31/07/2019; 01/08/2019 - 31/07/2021). Desenvolve atividade de pesquisa na área de matemática, com ênfase em Geometria Diferencial.

Mais informações confira aqui.

Fotos do Memorial

1_34.jpeg