Página inicial > Últimas Notícias - CCN > X Jornada de Matemática da UFPI

X Jornada de Matemática da UFPI

Última atualização em Quarta, 21 de Setembro de 2022, 12h06

O Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT) realizou na manhã desta quarta-feira (21) a abertura da X Jornada da Matemática. A solenidade está acontecendo no Auditório da Biologia no Centro de Ciências da Natureza

A primeira palestra foi proferida pelo Prof. Barnabé Pessoa Lima com o Título: Quem é o X?

DSC_0086.JPG

O objetivo da palestra é apresentar um X, mas este não é uma variável numérica e nem uma função, O X que será colocado em pauta é um ser humano, docente da UFPI, lotado no nosso querido Departamento de Matemática, a quem considero:"UM DOCENTE PERFEITO" Um docente perfeito porque nos últimos trinta e dois anos, contribuiu de forma significativa na interiorização e na internacionalização das atividades do DM UFPI, na administração e na captação de recursos para nosso Departamento, na formação de recursos humanos e na criação e fortalecimento da nossa pós-graduação(explica Prof. Barnabé).

DSC_0100.JPG

Na ocasião, o professor Amaral (Presidente da FAPEPI) contou uma pequena história que aconteceu com ele assim que ele ingressou na especialização. A história transcorria em uma questão de Lógica da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), onde os personagens da questão eram: Prof. Xavier,Prof. Gilvan, Prof. Jurandir, Prof. Rafael Fonteles e naquela época chamou muito a atenção do prof. Amaral os estilos de questões de matemática.

Sem_título_copy_copy_copy.jpg

Rondinelle Batista, Coordenador do PPGMAT, acredita que a ocasião é um destaque para o programa e para os discentes do curso de graduação. “É uma oportunidade para prestigiarmos o desenvolvimento da Pós-graduação em Matemática e contemplar todos os alunos que fizeram parte da primeira turma de doutorado. Ficamos felizes em trazer esse diferencial para a Matemática da UFPI”, ressaltou.

Fotos da Abertura do Evento:

DSC_0080.JPG

DSC_0081.JPG