Página inicial > Últimas Notícias - CCN > Laboratório de Automontagem Supramolecular (LAS) promoverá Workshop “Química de Materiais: desenvolvimento e impacto na sociedade”

Última atualização em Quarta, 04 de Setembro de 2019, 17h56

Acontecerá no período de 18 a 20 de setembro de 2019 no Auditório da Biologia no Centro de Ciências da Natureza(CCN), campus Ministro Petrônio Portela da UFPI, o Workshop intitulado “Química de Materiais: desenvolvimento e impacto na sociedade” promovido pelo Laboratório de Automontagem Supramolecular (LAS).

LAS20190904164711

O evento visa promover a divulgação e discussão do impacto das pesquisas realizadas pelo LAS (do Departamento de Química) na sociedade, promovendo a ampliação do conhecimento e favorecendo a formação acadêmica.

O evento contará com duas novas lideranças nas áreas de Físico-Química e Química Analítica no país, o Professor. Dr. Frank Crespilho (IQSC/USP) e o Professor. Dr. Wendell Coltro (IQ/UFG), respectivamente, que ministrarão palestras com temas de grande interesse da academia.

frank20190904163224

O professor Frank N. Crespilho é Professor da Universidade de São Paulo (USP) e Vice Coordenador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) - Polo São Carlos. Nasceu em Jaú-SP. É Bacharel e Mestre em Química, Doutor em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou Pós-Doutorado no California Institute of Technology (CALTECH), Pasadena-EUA (2014-2015) e na Universidade de Harvard, Cambridge-EUA (2018-2019). Atuou como Pesquisador e Professor Visitante em diversas instituições, como na Universidade de Coimbra, Portugal (2005-2006), Instituto de Física de São Carlos da USP, Pós-Doutorado FAPESP (2007-2008), Max-Planck-Institute for Solid State Research, Stuttgart, Alemanha (2016) e no Center for Nanoscale Systems (CNS), Harvard University (2018-2019). Foi Professor Adjunto na UFABC (2009-2012). Atualmente é Professor Livre Docente e Professor Associado do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) e Pesquisador Associado da Harvard University (SEAS). É Coordenador do Grupo de Bioeletroquímica e Interfaces da USP e possui interesse nos seguintes tópicos: (i) Pesquisa Fundamental e Instrumentação (operando e espectroscopia in situ) em Bioeletroquímica Molecular e Reações de Transferência de Elétrons em Sistemas Biológicos, como Proteínas Redox e DNA; (ii) Interação entre Biomoléculas e Nanoestruturas; (iii) Bioeletrônica Molecular, Bioeletrodos Implantáveis e Biossensores; (iv) Biocélulas a Combustível, Baterias Orgânicas e Biobaterias on-chip. Publicou 2 livros, 7 capítulos de livro e cerca de 80 artigos internacionais que receberam mais de 2600 citações. Ministrou cerca de 60 palestras nacionais e internacionais. É membro do corpo editorial da Revista ChemElectroChem, Wiley-VCH e Editor Associado da área de Química da Revista Anais da Academia Brasileira de Ciências (AABC). Recebeu o Prêmio internacional Young Electrochemists da editora Elsevier e da Sociedade Internacional de Eletroquímica (ISE). Em 2011, foi eleito Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Foi agraciado com o Prêmio Ciência e Tecnologia São Carlos de 2018.

Wendell Coltro ok20190904163517

O professor Wendell Coltro é Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2001), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Ciências (Área de concentração: Química Analítica) pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de doutorado no exterior (sandwich) na "The University of Kansas" (2006) ? sob a supervisão da Profa. Dra. Susan M. Lunte - e estágio de pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2008-2009). Atualmente é Professor Associado II e Diretor do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Química Analítica com ênfase em Instrumentação Analítica, Microfabricação, Microfluídica, Eletroforese, Detecção Eletroquímica e Química Forense. Atua no desenvolvimento de microssistemas eletroforéticos, dispositivos microfluídicos em substratos de papel e outros materiais com custo "quase zero" incluindo poliéster-poliéster e poliéster-toner. Adicionalmente, atua no desenvolvimento de metodologias analíticas simples e portáteis para aplicações em química bioanalítica, química forense e química analítica clássica. Nos últimos anos, vem atuando na fabricação de ferramentas analíticas e microfluídicas através do processo de impressão 3D incluindo células eletroanalíticas, sensores eletroquímicos, sensores vestíveis, dispositivos para aplicações em processos microbiológicos, dentre outros.

Na ocasião, pesquisadores convidados da UFPI das áreas de Materiais, Física e Neurociência apresentarão palestras com temas relacionados ao Workshop, além da apresentação oral de trabalhos desenvolvidos pelos discentes do LAS.

A abertura do evento acontecerá no dia 18 de setembro às 14:30h no Auditório da Biologia no Centro de Ciências da Natureza(CCN).

Confira aqui a programação do evento.

O LAS foi criado em 2009 e teve três capas de periódicos científicos publicados pelas revistas Química Nova – 2010,  e Journal Brazilian Chemical Society – 2013 e Journal Brazilian Chemical Society – 2016 . No ano de 2015, a capa do trabalho publicado em 2013 obteve o Segundo Lugar no concurso promovido pelo Journal Brazilian Chemical Society para escolher a melhor capa da revista nos últimos 10 anos.

É a terceira capa de periódico científico obtida pelos trabalhos coordenados pelo professor Welter (Química Nova – 2010 e Journal Brazilian Chemical Society – 2013). Ano passado, a sua capa de 2013 obteve o Segunda Lugar no concurso promovido pelo Journal Brazilian Chemical Society para escolher a melhor capa da revista nos últimos 10 anos.

CapaWELTER20190904174854

capa wel20190904174919

O evento será aberto ao público e dará direito a certificado de participação.