Página inicial > Últimas Notícias - CCN > Palestra sobre os Desafios Matemáticos e Computacionais de um Problema Central em Geometria Molecular

Última atualização em Quinta, 04 de Abril de 2019, 15h52

A Palestra sobre os Desafios Matemáticos e Computacionais de um Problema Central em Geometria Molecular, acontece nesta segunda-feira, dia 08 de abril, às 16h da tarde, no Anfiteatro João Benicio de Melo Neto no Centro de Ciências da Natureza (CCN), e será proferida pelo Prof. Carlile Campos Lavor, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

foto carlile 3x4 00220190404151705

O convidado, Prof. Carlile Lavor, vai discutir sobre alguns desafios matemáticos e computacionais de um problema central em Geometria Molecular: vai mostrar como calcular estruturas 3D de proteínas usando dados experimentais de Ressonância Magnética Nuclear. Essencialmente, trata-se de um problema inverso, onde temos algumas distâncias entre os átomos da molécula de proteína e desejamos calcular suas posições no espaço.

O Prof. Carlile Lavor é Prof. Titular, desde 2015, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC - UNICAMP), com graduação em MATEMÁTICA pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1996), doutorado em COMPUTAÇÃO pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE - UFRJ, 2001), pós-doutorado em COMPUTAÇÃO QUÂNTICA pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC, 2003) e livre-docência em COMBINATÓRIA pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2006). Entre 2012 e 2013, foi Chefe do Dep. de Matemática Aplicada (IMECC - UNICAMP), e entre 2015 e 2016, foi Diretor Associado do IMECC. Com sua pesquisa em GEOMETRIA DE PROTEÍNAS, foi palestrante convidado em diversas instituições internacionais (com destaque para Columbia University, Duke University, École Polytechnique, IBM TJ Watson Research Center, Institut Pasteur, MIT, Princeton University e University of Cambridge) e tem experiência na área de Matemática Aplicada e Ciência da Computação, com ênfase em Geometria de Distâncias, Álgebra Geométrica e Computação Quântica. Na 1a. edição de 2014 do periódico SIAM REVIEW, juntamente com Liberti, Maculan e Mucherino, foi ARTIGO DE CAPA, premiado como ARTIGO NOTÁVEL pela ACM COMPUTING REVIEWS, em 2015. É o atual Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), biênio 2018-2019.