Página inicial > Últimas Notícias - CCA > Stand da UFPI leva conhecimento científico para a 72ª Expoapi; participação acontece pelo 3º ano consecutivo

Última atualização em Quarta, 06 de Dezembro de 2023, 10h18

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) marca o terceiro ano consecutivo de presença na Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), que completa 72 anos de existência no ano de 2023, com o evento a ocorrer entre os dias 3 e 10 de dezembro deste ano. A presença da UFPI se faz presente através do stand de exposições do Centro de Ciências Agrárias (CCA), o qual leva professores e alunos dos principais cursos da Instituição voltados para o mundo da agropecuária, a exemplo do curso de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia.

WhatsApp_Image_2023-12-05_at_14.29.42.jpeg

Professor Gildásio Guedes, Reitor da UFPI, ao centro, acompanhado de estudantes da UFPI e professores do CCA

O reitor da UFPI, professor Gildásio Guedes, visitou o stand da Universidade montado na 72ª Expoapi. O gestor destaca que levar a instituição para a exposição é um intenso trabalho e esforço conjunto entre diferentes setores internos para levar conhecimento científico para a população de Teresina e do Piauí. “É um instrumento de visitação e de exposição de conhecimento, além de divulgar o trabalho da nossa universidade e nossos professores. A importância é mostrar para a sociedade de produtores de grãos, carnes, plantas diversas, que a universidade além do conhecimento teórico, tem muito a contribuir com atividades práticas”, afirma.

Dentre os colaboradores das ações da universidade no evento agropecuário, destaca-se o diretor do CCA/UFPI, professor Willams Costa Neves. Ele frisa que diversas atividades estão sendo desenvolvidas no stand para divulgação de conhecimento para os visitantes, a exemplo do núcleo de plantas medicinais, o estudo da anatomia animal, ensilagem de grãos, técnica de fenação e aulas práticas de professores dos cursos nos turnos da manhã e tarde. “É um momento em que a universidade abre as portas para a sociedade conhecer os trabalhos realizados no âmbito acadêmico, principalmente no ensino, na pesquisa e na extensão”, enfatiza.

proreitores-94.jpg

Professor Willams Costa Neves, diretor do CCA/UFPI

Um dos visitantes do stand na Expoapi 2023 foi o estudante do curso de Medicina Veterinária da UFPI Lucas Monteiro, do 4º período. Segundo o estudante, sua experiência foi enriquecedora, na medida que conheceu de perto o mundo do empreendedorismo na área agropecuária. “Aqui percebi como o agro é forte e vários produtores trabalham na genética dos animais e para trazer o evento para a gente. Considero muito importante para a UFPI, enquanto uma instituição federal, estar inserida nesses eventos para levar conhecimento ao público”, pondera.

WhatsApp_Image_2023-12-05_at_14.29.41.jpeg

Lucas Monteiro, estudante de Medicina Veterinária pela UFPI

A Expoapi ocorre anualmente e reúne um amplo e grande público para exposição de gados, leilões, feira de produtos agrícolas e inovações tecnológicas relativas ao campo, com presença de empreendedores do ramo do Piauí e de fora. A feira é realizada no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, BR-343, povoado Santa Luzia, zona Rural Leste de Teresina, com entrada gratuita para o público. O evento é uma realização da Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ) e do Governo do Estado do Piauí.

Confira mais fotos do stand da UFPI na 72ª Expoapi e da visita do Reitor Gildásio:

WhatsApp_Image_2023-12-05_at_14.29.39_1_copy_copy_copy.jpeg

WhatsApp_Image_2023-12-05_at_14.29.44.jpeg