Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - CCA > Visita Técnica à produtores de feijão-fava em Tanque do Piauí
Início do conteúdo da página

Visita Técnica à produtores de feijão-fava em Tanque do Piauí

Imprimir
Última atualização em Quarta, 31 de Agosto de 2022, 14h22

IMG 20220830 WA0104

Tanque do Piauí, localizada a 217 km da capital piauiense e inserida na região conhecida como chapada grande, se destaca pelo cultivo de feijão-fava, o que lhe rendeu o título de capital da fava.

Neste cenário, discentes da disciplina de Agricultura Especial I do Curso de Engenharia Agronômica do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí, sob coordenação do Prof. Francisco de Alcântara Neto do Departamento de Fitotecnia, participaram na última terça-feira (30/08) de uma visita a produtores de feijão-fava. Na oportunidade os discentes puderam vivenciar o ambiente de cultivo e a importância da cultura como fonte de renda para aproximadamente 500 famílias da região. A troca de ideias entre o alunado e os pequenos produtores, in loco (na roça), facilitou a compreensão sobre a realidade daqueles que cultivam a fava nas costaneiras da Chapada Grande consorciado com o milho, utilizado no tutoramento das plantas de fava e, posteriormente, destinados à alimentação animal.


20220830 191753

Foram discutidos desde o manejo do solo, semeadura e demais tratos culturais, bem como toda a logística de comercialização da fava que é responsável por 70% dos recursos que entram no município. Enfatizou-se ainda o papel do engenheiro agrônomo junto aos pequenos produtores, que carecem desse apoio mais técnico para alavancar a agricultura do Piauí que se destaca como um dos grandes celeiros agrícolas do país.

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página