Pesquisadores da UFPI publicam em periódico A2 artigo inédito sobre simulação de ruptura de barragens

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) publicou um artigo inédito na Revista Caderno Pedagógico, periódico Qualis Capes A2, abordando a importância da alocação de novas tecnologias na simulação de ruptura de barragens e seus impactos em cidades. 

O artigo “Aprimoramento de Estudos de Impactos Ambientais (EIAs) por simulação de ruptura de barragens com interferências” tem como autores os docentes do Centro de Tecnologia da UFPI, Prof. Jean Prost e Profa. Mayra Fernandes, além da graduanda em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Sarah Amaral.

Evitar a ruptura de barragens demanda estudos detalhados para a criação dos chamados Planos de Ação de Emergência (PAE) e mapas de inundação para salvaguardar a vida humana e animal, além de ser uma exigência da legislação brasileira para garantir sustentabilidade e preservação ambiental. 

Com simulação de inundação na cidade de Piracuruca (PI), o estudo avaliou a influência da representação de quarteirões urbanos em  modelos hidrodinâmicos de rompimento, utilizando o programa HEC-RAS, um software gratuito que simula o fluxo de água em canais e rios, usado para avaliar o comportamento hidráulico em diferentes cenários e condições.

Os  resultados  do trabalho, indicaram que  a  inclusão  dos  quarteirões  aumenta o escoamento da água e permite concluir que “representação detalhada dos elementos urbanos nas simulações é crucial para gerar um cenário de risco mais próximo da realidade”, conforme resumo do estudo.

Pesquisador Jean Prost, um dos autores do artigo

“O artigo apresenta informações precisas sobre o tempo para salvamento, grau de destruição que a cidade pode sofrer, perdas de vidas relacionadas, entre outras”, explica o Prof. Jean Prost. A pesquisa é resultado do trabalho do Laboratório de Simulação de Ruptura de Barragens, inaugurado em junho deste ano na Universidade, em parceria com o Ministério Público do Piauí.

A partir da esquerda, Profa. Mayra Fernandes e graduanda Sarah Amaral, também autoras do artigo

Relevante e inédita, a publicação é um exemplo do compromisso da UFPI com a produção de conhecimento científico de qualidade e sua aplicação prática em benefício da sociedade.

“Trata-se de um artigo em periódico A2, e acredito ser relevante a questão visto que o Laboratório, inaugurado há apenas seis meses, já produz trabalhos dessa qualidade que poderão servir de auxílio ou guia para órgãos externos municipais, estaduais e federais”, avalia o Prof. Jean Prost. 

A publicação online Caderno Pedagógico é um periódico científico interdisciplinar que discute aspectos pedagógicos de todas as áreas do conhecimento, recebendo contribuições inéditas de todas as áreas. Os estudos apresentados desenvolvem práticas e reflexões teóricas e metodológicas de pesquisadores, docentes e discentes.

Confira o artigo