Um grupo de cursistas de Educação Especial Inclusiva, do Polo do PARFOR/UFPI de Luzilândia, está desenvolvendo um trabalho de extensão em escolas e entidades, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), do município e de cidades vizinhas, com foco em políticas públicas voltadas para a educação inclusiva. A iniciativa surgiu durante a disciplina Ensino e Consultoria Colaborativa, ministrada pela Profa. Benedita Severina de Sousa.

Cursistas com alunos da U.E. Duca Leal - Zona rural de Murici dos Portelas
As ações e práticas desenvolvidas com os alunos são voltadas à promoção da autonomia, comunicação, socialização e desenvolvimento pedagógico. Além disso, os cursistas promovem palestras para professores, equipe de apoio, pais e comunidade em geral, bem como também, formação direcionada aos profissionais de apoio, abordando temas relevantes como: capacitismo, diversidade, empatia, respeito e equidade.

Durante formação no município de Morro do Chapéu
O primeiro trabalho ocorreu na U. E. Duca Leal, localizada na zona rural de Murici dos Portelas. Em seguida, os cursistas foram convidados para desenvolver uma ação na APAE do mesmo munícipio. Outra cidade que também já recebeu a visita do grupo é Morro do Chapéu do Piauí. Os alunos receberam, ainda, o convite para estar na APAE de Joaquim Pires e também no município de Caxingó.
O grupo é formado pelos cursistas: Dionato Braga Lira, Jackson Lima Abreu, Luzia Ramos Castro, Maria das Dores Ramos da Silva, Maria Suzete Pereira Nunes de Sousa. Segundo eles, essa experiência fez com que percebessem o quanto a sociedade ainda precisa adotar um olhar mais sensível e comprometido em relação à inclusão, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar, buscando superar as barreiras físicas, pedagógicas e, sobretudo, atitudinais que ainda limitam a participação plena de muitas pessoas.

Ação desenvolvida na APAE de Murici dos Portelas
“Foi um trabalho que iniciou em sala de aula e que vem crescendo a cada ação desenvolvida. Esperamos poder expandi-lo cada vez mais, para que os conhecimentos que temos adquirido durante o curso possam ser levados para mais pessoas e que, assim, possamos contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Recebemos o depoimento de muitos pais e alunos nos agradecendo pelo trabalho realizado e isso nos mostra que estamos no caminho certo e nos motiva a continuar. Gostaríamos de deixar nosso agradecimento a todos que colaboraram para que o projeto acontecesse”, afirma o cursista Jackson Lima Abreu.

Cursista Jackson Lima Abreu e aluno durante atividade
Para a Profa. Estefânia Abreu, Coordenadora do Polo de Luzilândia, esse trabalho que vem sendo desenvolvido pelos cursistas é de fundamental importância. “Está havendo um processo de conscientização por meio de palestras voltadas para temas importantes sobre como trabalhar com a criança em sala de aula regular, como trabalhar o auxiliar dentro da sala, pois é importante essa interação do professor titular, professor de apoio e professor auxiliar dentro das políticas públicas para o desenvolvimento e a evolução positiva dos nossos alunos das salas regulares. Os cursistas da educação especial estão levando para as comunidades, tanto da zona urbana como da zona rural, conhecimentos sobre as políticas públicas em desenvolvimento para a evolução positiva dos nossos alunados da rede”.

Práticas visam a promoção da autonomia, comunicação, socialização e desenvolvimento pedagógico
A Coordenadora do Curso de Educação Especial Inclusiva, Profa. Ana Valéria Fortes, enfatiza que: “É com imensa alegria que vemos alunos do PARFOR Equidade, particularmente do Curso de Educação Especial Inclusiva, compartilhando conhecimentos, de modo a ampliar a compreensão da relevância da inclusão escolar em todos os níveis de ensino. A palestra realizada ocorreu em outro município, expandindo a proposta do curso e promovendo a participação de outros professores. Parabenizo os discentes pela iniciativa, comprometimento e dedicação”, destaca.

Palestras abordam temas importantes sobre educação especial
Parabenizando os cursistas pela iniciativa, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, ressalta que o Programa incentiva ações como essa. “A extensão universitária é muito mais do que uma simples atividade extracurricular, é um compromisso fundamental das instituições de ensino superior com a comunidade circundante. Além disso, complementa a formação acadêmica com aprendizados que vão além das salas de aula”.

Formações buscam promover a conscientização sobre as práticas inclusivas
A Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI, Profa. Lucineide Morais, reitera que a Universidade vivencia um novo momento com a chegada dos cursos do PARFOR Equidade. “Acompanhamos de fato a implantação de uma educação para a equidade social, com a construção de um processo formativo que integra a academia a espaços que ela nunca havia chegado antes, ampliando os saberes e fortalecendo a inclusão e a equidade”, complementa.
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