CCN/UFPI, em parceria com a SSP-PI, realiza emissão das novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN)

Vice-reitor, em exercício da Reitoria, Edmilson Moura realiza a emissão de sua Carteira de Identidade Nacional

Na manhã desta quinta-feira (04), o vice-reitor, em exercício da Reitoria, Edmilson Moura e o diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Humberto Soares, estiveram presentes na Sala Sipaúba, localizada na Direção do CCN, para emitirem suas novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN). A ação social, que aconteceu entre os dias 2 e 4 de dezembro, é uma parceria entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e o Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco (IIFP).

Da esquerda para a direita, o diretor do CCN, Humberto Soares; e o vice-reitor, no exercício da Reitoria, Edmilson Moura

São disponibilizadas 20 senhas, a atividade ainda se estende até o meio-dia, se ainda não tiverem finalizado com as 20 senhas iniciais. O diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Humberto Soares, relata que existe uma grande procura para a atualização da Identidade Nacional e reforça a documentação necessária para o procedimento. “São três documentos: certidão de casamento ou nascimento, comprovante de residência e CPF, e se quiser a pessoa pode colocar vários documentos juntos, porque a nova carteira tem essa característica, para os homens a carteira militar, documento SUS, entre outros. O processo tem sido bem tranquilo, não tem tido nenhum tipo de problema”, explica.

A CNI possui validade em todo o território nacional, a previsão de entrega são de 20 dias, porém a versão digital estará disponível no site GOV já no sábado, dia 06 de dezembro. O novo documento oferece maior segurança e está integrado a um conjunto de serviços digitais do Governo Federal e do Governo Estadual.

Leonardo Landim

De acordo com um dos responsáveis pela emissão da identidade e Coordenador de Relações Institucionais da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), Leonardo Landim, a ação dentro da Universidade está cumprindo a quantidade de atendimentos esperados, ele ainda reforça a importância do novo documento. “Essa parceria é uma parceria da Secretaria de Segurança, juntamente com a Universidade Federal, que vai ampliar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional para todos os estudantes e população geral de Teresina. Um documento esse, que é essencial, que é a porta de entrada para o acesso a vários serviços do governo e do Estado, tanto municipal, estadual e federal”, relata.

Reitora Nadir Nogueira durante emissão de sua Carteira de Identidade Nacional

Também nesta quinta-feira (04), a reitora Nadir Nogueira também compareceu a sala Sipaúba para emissão da sua CIN. A ação buscou facilitar o acesso à nova versão do documento de identidade. A nova CIN unifica diferentes dados em um único documento, aumentando a segurança contra fraudes e permitindo o acesso a serviços públicos digitais.