
Exposição de banners no Espaço Rosa dos Ventos da UFPI
Durante a programação dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI 2025), realizada de 3 a 7 de novembro, foram apresentados cerca de 1.800 trabalhos envolvendo iniciativas científicas, ações de docência e projetos de extensão. Estudantes de Teresina e dos campi do interior tiveram a oportunidade de expor pesquisas e propostas inovadoras com impactos que ultrapassam os muros da Universidade.
Seminário de Iniciação Científica (SIC) e Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SDTI)

Público pode prestigiar trabalhos de diferentes áreas do conhecimento
No segundo dia do evento, 4 de novembro, teve início a exposição de banners do Seminário de Iniciação Científica (SIC e SIC-EM – Ensino Médio) e do Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SDTI). A programação das 10h abordou trabalhos na área de Ciências da Vida.

Estudante Edilângela Soares
Na quarta-feira (5), a mostra de banners voltou a ocorrer, desta vez com pesquisas relacionadas às Ciências Exatas, Ciências da Terra e Engenharias. Para Edilângela Soares, estudante de Engenharia de Produção, participar do evento amplia a formação prática e reforça a troca de experiências. “Com esse projeto de pesquisa, consegui ver o lado prático do meu curso, utilizando uma ferramenta estudada em sala de aula e aplicando-a em uma empresa. Participar desses projetos é muito importante para adquirirmos mais conhecimento e ampliarmos o nosso network”, destacou a discente.

Trabalho sobre "Método 5S"
Edilângela desenvolveu um estudo na academia da ADUFPI, analisando desperdícios e propondo melhorias organizacionais por meio da metodologia “Programa 5S”, resultando em soluções voltadas à eficiência do espaço e à permanência dos associados.

Professora Amanda Gadelha Ferreira Rosa
A professora Amanda Gadelha Ferreira Rosa, do curso de Engenharia de Produção, reforçou o papel da pesquisa como retorno à sociedade. “É um incentivo para realizarmos atividades na Universidade que tenham impacto na comunidade. É uma devolutiva para a sociedade, que contribui para que essas pesquisas aconteçam”, frisou.

Estudante Rita de Kássia
No dia 6, o SIC e o SDTI promoveram uma nova mostra, desta vez com o tema "Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes". Rita de Kássia, estudante de Jornalismo, enfatizou a importância de valorizar a produção científica das áreas humanas: “O SIUFPI abre portas para mostrarmos o nosso trabalho para a comunidade e reafirmarmos que também fazemos ciência. Mesmo sem caráter quantitativo, nossa pesquisa é essencial para a sociedade.”

Professora Samantha Castelo Branco
A professora Samantha Viana Castelo Branco Rocha Carvalho, orientadora do projeto, ressaltou o papel do docente na iniciação científica.“O professor é o portal para o estudante ingressar no mundo da pesquisa. Muitas vezes, é o primeiro contato do aluno com métodos e técnicas científicas, e essa vivência pode definir seu futuro como pesquisador”, pontuou.
Ao todo, SIC, SIC-EM e SDTI possibilitaram a apresentação de 1.193 trabalhos em Teresina e nos campi do interior.
XV Seminário de Extensão e Cultura (SEMEXC)
Simultaneamente, no espaço Rosa dos Ventos, ocorreu o XV Seminário de Extensão e Cultura (SEMEXC), com o propósito de promover o diálogo entre universidade e sociedade por meio de projetos de extensão.

Pró-reitora da PREXC, Waleska Albuquerque
A pró-reitora de Extensão e Cultura (PREXC), Waleska Albuquerque, destacou o crescimento do evento. “Chegando à sua 15ª edição, o SEMEXC vem ampliando o número de trabalhos apresentados. Este ano, foram mais de 250, o que demonstra a importância da Universidade em atender a comunidade. Extensão é uma troca de saberes”, afirmou.

Estudante João Victor
Alunos de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura apresentaram o projeto UFPI Mappers, que realiza mapeamento colaborativo voltado ao protagonismo feminino em Teresina. João Victor, integrante do projeto, explicou. “Queremos dar visibilidade às áreas em que o protagonismo feminino está presente, contribuindo para atrair políticas públicas”, disse.

Elayne da Silva Figueredo
A servidora e orientadora do projeto, Elayne da Silva Figueredo, reforçou a importância do tema.“No Centro de Tecnologia, um ambiente predominantemente masculino, dar visibilidade às mulheres incentiva outras a desenvolverem pesquisa”, declarou.
IX ENID – Encontro de Iniciação à Docência na UFPI

Exposição do IX Encontro de Iniciação à Docência (ENID)
Encerrando a programação, no dia 7 de novembro, foi realizado o IX Encontro de Iniciação à Docência (ENID) com cerca de 315 trabalhos expostos, também no espaço Rosa dos Ventos. O evento promove a integração entre estudantes e docência por meio de programas como o PIBID/UFPI e o Programa de Residência Pedagógica (PRP), em parceria com escolas públicas.

Professora Antonia Dalva França Carvalho
A coordenadora do ENID, professora Antonia Dalva França Carvalho, destacou a dimensão da mostra: “Somente em Teresina, estão expostos 326 banners referentes a atividades de ensino, pesquisa e extensão. O evento integra diferentes programas e reúne mais de 900 alunos do PIBID.”

Pró-reitora da PREG, Gardênia Pinheiro
A pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Gardênia Pinheiro, completou: “É um momento essencial para que os bolsistas compartilhem suas vivências nas escolas, fortalecendo o interesse pela docência.”

Estudante Ronald Santos
O estudante Ronald Santos, de Educação Física, ressaltou como o PIBID contribui para uma formação mais próxima da realidade escolar: “O bolsista vivencia e dialoga com professores sobre o cotidiano da sala de aula, aproximando o futuro docente da prática e diminuindo a distância entre teoria e realidade.”
Confira mais fotos:










