XIV edição do Workshop da Pós-Graduação em Física da UFPI aproxima estudantes de pesquisas em nanotecnologia e tecnologias quânticas

Dispositivo de Honra do evento

O Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Piauí (PPGF/UFPI) realizou na manhã desta quinta-feira (6) a XIV edição do Workshop da Pós-Graduação em Física, consolidado como um dos principais eventos científicos do Estado voltados para a formação acadêmica e a divulgação da ciência. A cerimônia de abertura, que contou com o show cultural de Antônio Vagner Ribeiro Lima, segue com programação também para a sexta-feira (7), com atividades como palestras e exibição de banners.


O Workshop tem como objetivo promover a discussão de temas atuais da Física e áreas correlatas, fortalecendo a base acadêmica dos estudantes e ampliando suas perspectivas profissionais e de pesquisa. 

Pró-reitor da PRPG, Carlos Sait

Para o pró-reitor de Ensino de Pós-Graduação, Carlos Sait, iniciativas como essa fortalecem a presença da comunidade na produção científica. “O Workshop tem o papel de divulgar a ciência que é feita aqui, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Também promove a integração com professores e pesquisadores de outras áreas e instituições, além de aproximar a comunidade externa. Precisamos devolver à sociedade aquilo que produzimos. O evento é importante para mostrar o que fazemos e destacar a relevância da Física no dia a dia das pessoas. Nosso objetivo é sempre divulgar, integrar e apresentar novos conhecimentos à sociedade.”, destaca.

Professor Irismar Gonçalves da Paz

O coordenador do evento, Irismar Gonçalves da Paz, reforça a contribuição para a formação dos estudantes. “O Workshop é importante para complementar a formação acadêmica, oferecendo contato com conteúdos que não estão nos livros e com pesquisas que estão sendo produzidas atualmente. Isso amplia o horizonte do estudante sobre possíveis caminhos na carreira e auxilia na escolha de áreas futuras para realizar a pós-graduação.”, explica.

Lucas Santos, estudante de graduação em Física

Para Lucas Santos, estudante de graduação em Física, o evento representa uma oportunidade de ampliar perspectivas e se inspirar dentro da universidade. “O evento é muito importante porque amplia nossos conhecimentos científicos e nos coloca em contato com professores e pesquisadores de grande referência. Isso nos motiva a continuar na área. Como a Física abrange vários campos, esse contato nos inspira e nos mostra novas possibilidades dentro da profissão.”, comenta.


Estavam presentes na mesa de honra do evento, o pró-reitor de Ensino de Pós-Graduação, Carlos Sait; o diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Humberto Soares Júnior; o chefe do Departamento de Física, Alexandre de Castro Maciel; o coordenador do evento, Irismar Gonçalves; e representando a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), o diretor Técnico-Científico, Pedro Antônio Soares Junior; 

O evento tem como destaque a participação do professor Marcos Assunção Pimenta (UFMG), referência internacional em nanotecnologia e vencedor do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia, que apresentou pesquisas sobre grafeno, nanotubos de carbono e suas aplicações. Outro nome importante é o do professor Daniel Felinto Pires Barbosa (UFPE), especialista em tecnologias quânticas e responsável por avanços em projetos de Internet Quântica no Brasil.

Acesse o instagram @ppgfufpi.