
Universidade dispunha de estande na I Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) também esteve presente na II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí, com um estande voltado à divulgação de pesquisas e ações de extensão na área da agricultura familiar e agroecologia, aproximando ciência e comunidade. A Feira foi realizada entre 23 a 25 de outubro, no Espaço Rosa dos Ventos, Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina.
No espaço, foram expostos trabalhos desenvolvidos pelo Departamento de Fitotecnia e pelos Núcleos de Recursos Genéticos e Melhoramento, vinculado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA), e de Agroecologia, vinculado ao Colégio Técnico de Teresina (CTT). Entre os destaques, estavam amostras de sementes de feijão-fava, resultado de pesquisas e conservação em bancos de germoplasma mantidos pela Universidade.

Professora Regina Lúcia Gomes
Para a professora Regina Lúcia Gomes, docente do CCA e uma das responsáveis pelo estande, a presença da UFPI no evento evidencia a relevância da Instituição na área da agricultura familiar. “A UFPI tem vários grupos de professores que desenvolvem trabalhos com a agricultura familiar, não só aqui em Teresina, mas também nos campi de Bom Jesus e Floriano. Essa participação fortalece a interação e aproxima ainda mais a Universidade da comunidade, da sociedade e dos territórios onde atuamos”, afirmou.

Estudante de Engenharia Agronômica, Valdenilson Soares da Silva
Além de docentes, a participação contou com estudantes da graduação e pós-graduação. O estudante de Engenharia Agronômica, Valdenilson Soares da Silva, destacou a satisfação de participar do evento e aproveitou a oportunidade para aplicar o questionário de pesquisa de seu trabalho de conclusão de curso. “Isso é muito importante para nós, estudantes, porque amplia nossa visão. No meu caso, que desenvolvo o Trabalho de Conclusão de Curso sobre bancos comunitários de sementes, esta é uma oportunidade valiosa: estamos aplicando questionários com os produtores para compreender melhor a realidade desses territórios e avançar no meu projeto de pesquisa.”
Promovida pelo Governo do Estado do Piauí e parceiros institucionais, como a UFPI, a Feira reuniu iniciativas de diferentes territórios e segmentos produtivos, valorizando saberes locais e práticas sustentáveis.