UFPI inicia projeto de extensão para pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais no HU

Projeto atende pacientes assistidos pelo SUS

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição (PPGAN/UFPI), deu início às atividades do projeto de extensão “Rede de Cuidados para Pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais Assistidos pelo Sistema Único de Saúde (RECUIDII-SUS)”.

A iniciativa é coordenada pelas professoras Nadir do Nascimento Nogueira, docente do Departamento de Nutrição e do PPGAN, e Nara Vanessa dos Anjos Barros, também professora do Departamento de Nutrição. O projeto é financiado pelo Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG), por meio de edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Voltado para pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) assistidos pelo Hospital Universitário da UFPI (HU-UFPI), o projeto tem como objetivo oferecer uma rede de cuidados integralizada, com foco em ações de assistência alimentar e nutricional, associadas ao acompanhamento em saúde mental, física e social.

O marco inicial das atividades ocorreu no dia 23 de outubro de 2025, com a realização do curso de extensão “Doenças Inflamatórias Intestinais: Aspectos Clínicos e Nutricionais”.

A aula inaugural contou com a presença da coordenadora adjunta do projeto, professora Nara Vanessa dos Anjos Barros; da gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFPI, professora Regina Ferraz Mendes Viana; e dos doutorandos e preceptores do projeto, Jardel Alves da Costa e Vitória Ribeiro Mendes. Também participaram da atividade os alunos monitores e discentes selecionados para o curso.

As atividades do curso prosseguem às quintas-feiras e têm previsão de conclusão para o final do mês de novembro.