PET Pedagogia da UFPI integra estudantes e coloca em prática ensino, pesquisa e extensão

PET Pedagogia leva ensino, pesquisa e extensão para além dos muros da Universidade 

Criado em 2007, o Programa de Educação Tutorial do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, o PET Pedagogia, é uma iniciativa que complementa a formação acadêmica e profissional dos estudantes. No programa, o tripé que sustenta as universidades públicas, ensino, pesquisa e extensão, é colocado em prática de forma integrada, por meio de cursos, projetos e eventos que proporcionam uma aprendizagem mais ampla e aprofundada.

Coordenadora do PET Pedagogia desde 2012, a professora Hilda Mara destaca que a vivência no programa antecipa a experiência docente, ao inserir os estudantes em atividades diretas com escolas da rede pública. “É uma formação precoce da profissão de professor, por assim dizer. Quando vão desenvolver atividades nas escolas, eles planejam, constroem o plano de aula com todos os elementos necessários e vivenciam o aspecto positivo do ser professor: estar em sala de aula com tudo o que pode acontecer, enfrentando os desafios”, explica.

Programa desenvolve uma série de ações em escolas do ensino básico

O PET possibilita aos bolsistas e voluntários o desenvolvimento da relação professor-aluno e o uso de recursos pedagógicos de forma criativa. Além de seu papel acadêmico, o programa também cumpre uma importante função social, contribuindo para a permanência estudantil por meio das bolsas ofertadas, que ampliam as condições de continuidade no curso. Ao mesmo tempo, ultrapassa os muros da universidade ao levar conhecimento de forma lúdica às escolas públicas, em uma troca constante: ao ensinar, os petianos também aprendem.

Atualmente, o PET Pedagogia conta com 12 estudantes bolsistas e 6 voluntários, que se revezam em projetos, atividades e produções desenvolvidas pelo programa.
O estudante do 9º período, José Renato da Silva, integrante do PET desde 2023, já publicou dois livros frutos das pesquisas realizadas no programa. Ele ressalta o impacto dessa experiência em sua formação. “O PET proporciona um amadurecimento muito grande ao estudante. Aqui convivemos com graduandos de diversos períodos. Trabalhar juntos nos faz aprender muito uns com os outros.”

Para Lucas Oliveira, do 5º período de Pedagogia, participar do programa representa um salto acadêmico. “O PET me ensinou a planejar aulas, produzir atividades e organizar meus recursos. O conhecimento que o PET proporciona é diferente do que a gente vê só em sala de aula. Agora, estou escrevendo um capítulo de livro e iniciando uma iniciação científica com a professora. Falar do PET é falar de crescimento.”

A estudante do 9º período, Daiana Santos, há mais de dois anos no programa, destaca o quanto o acompanhamento pedagógico fortalece a prática dos petianos. “O trabalho tutorial dá mais segurança ao acadêmico. Antes da prática, o tutor revisa o plano, sugere alterações, questiona a metodologia. Isso nos deixa mais confiantes para desenvolver as atividades.”

Produção científica e impacto social

Ao longo de sua trajetória, o PET Pedagogia acumula publicações em formato físico e digital, resultados de pesquisas do grupo; promove cursos como o de Escrita Científica e desenvolve projetos como Contação de Histórias e Diálogos Pedagógicos. Esse material, assim como os registros das atividades, está disponível no site do programa.

Atividades possuem cunho didático e lúdico no processo de ensino-aprendizagem

Entre os projetos de extensão, destacam-se o Letramento em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Letramento Étnico-Racial, voltado a crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Segundo a professora Hilda Mara, os projetos com crianças são um dos pontos altos do programa. Ela explica que a iniciativa do letramento étnico-racial surgiu a partir da observação dos próprios estudantes do PET, que perceberam questões de identidade entre os alunos atendidos. “Muitas crianças não se veem: têm o cabelo cacheado e querem alisar. Então, trabalhamos com histórias infantis que valorizam a racialidade e promovem um novo olhar sobre a própria identidade. Ver que o trabalho pode transformar a vida delas me deixa muito feliz e, do ponto de vista dos petianos, é um motivo de imenso orgulho.”

Fique por dentro das ações do PET Pedagogia: acompanhe o perfil no Instagram @pet_pedagogia e o canal no YouTube PET Pedagogia UFPI.