
II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí ocorre no Espaço Rosa dos Ventos da UFPI
Teve início nesta quinta-feira (23), a II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí, sediada no Espaço Rosa dos Ventos, no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. O evento, que conta com o apoio da Universidade Federal do Piauí (UFPI), é realizado pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) e segue até o dia 25 de outubro, reunindo mais de 200 agricultores de diversas regiões do Estado, com comercialização de alimentos, bebidas e artesanato.

Pró-reitora da PREXC, Waleska Albuquerque
A pró-reitora de Extensão e Cultura (PREXC/UFPI), professora Waleska Albuquerque, destacou a importância da colaboração entre as instituições. “É mais uma parceria que a Universidade firma com a SAF para promover e dar visibilidade aos produtos cultivados pela agricultura familiar. Trata-se de um espaço diverso, com programação rica. É a primeira de muitas iniciativas que virão juntamente com a Secretaria de Agricultura Familiar. Estamos aqui para celebrar a cultura, a agricultura familiar e a diversidade do nosso Piauí”, enfatizou.

Governador do Piauí, Rafael Fonteles
Presente na abertura da feira, o governador do Estado, Rafael Fonteles, reforçou o papel estratégico do evento para o fortalecimento da economia local. “Essa feira reforça o compromisso com a valorização da agricultura familiar, fomentando negócios para que agricultoras e agricultores ampliem a comercialização de seus produtos, a renda e a qualidade de vida. Tudo dentro do espírito do associativismo, do cooperativismo e da economia solidária, que são valores essenciais para gerar oportunidades ao nosso povo”, frisou.

Secretária da SAF-PI, Rejane Tavares
A secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, ressaltou a relevância de realizar a feira dentro do ambiente universitário. “O Espaço Rosa dos Ventos já é tradicional pela realização de feiras e pela Quitanda da Agricultura Familiar. É um local confortável, que traz a população para dentro da Universidade e permite que estudantes e professores conheçam a riqueza da produção familiar. Temos aqui 230 agricultores de todo o Estado, promovendo uma grande troca de saberes com a academia”, declarou.

Produtora Eugenia Joana da Silva Folha
Entre as expositoras, a produtora Eugenia Joana da Silva Folha, de Gilbués, relatou a alegria de participar pela primeira vez. “Para mim, é uma imensa gratidão. Algo extraordinário. Estou radiante e satisfeita por estar aqui presente”, comentou.

Estudantes da UFPI vencedores de concurso cultural (Foto: Gabriel Paulino)
Durante a solenidade de abertura, foram homenageados dois estudantes da UFPI autores dos murais artísticos expostos no local, inspirados no tema “Agricultura Familiar é Futuro Sustentável”. As obras foram produzidas no âmbito do concurso Mural UFPI 2025, realizado pela PREXC em parceria com a SAF, como forma de valorizar a arte universitária e integrar a expressão artística à temática da sustentabilidade.

Evento dispõe de atividades até o dia 25 de outubro
A II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí é composta com ampla programação cultural, incluindo shows, apresentações artísticas, palestras e oficinas, celebrando a produção, a cultura e a identidade do povo piauiense.
Vale mencionar que o evento também conta com a promoção do Consórcio Nordeste e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O evento é realizado pelo projeto Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).
A feira dispõe ainda do apoio da Fundação de Apoio ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Funcern), dos Institutos Federais do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Piauí (IFPI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
