Professor do CTF/UFPI, Laurielson Alencar
O Projeto “Grupo de Estudo e Trabalho com Abelhas”, do Colégio Técnico de Floriano(CTF/UFPI), coordenado pelo professor Laurielson Alencar, foi selecionado para a segunda fase do Prêmio LED 2026, promovido pela Globo e pela Fundação Roberto Marinho. A iniciativa foi uma das 80 escolhidas entre mais de 2.300 inscrições de todo o país.
O grupo foi criado em 2008, após a experiência do professor Laurielson com a apicultura durante a graduação em Agronomia na Universidade Federal do Piauí (UFPI). “Quando eu cheguei no colégio de Floriano, que eu passei no concurso em 2008, eu resolvi criar de imediato o grupo de estudo e trabalho com abelhas, porque eu tinha tido experiência na graduação, lá em 95 até 98, eu fiz parte do grupo de apicultura da UFP, do professor da C. Então, eu quis implantar essa mesma experiência lá para a gente. Então começou tudo lá em 2008 Por conta dessa vivência que eu tive como membro do grupo de apicultura do curso de graduação de agronomia”, conta o professor.
O principal objetivo do projeto é despertar nos estudantes o interesse pela apicultura e pela importância das abelhas, tanto para a biodiversidade quanto para a produção de alimentos e geração de renda. “A gente quer mostrar aos alunos a importância das abelhas na polinização, na sustentabilidade e também como oportunidade de empreendedorismo”, explica.
Professor Laurielson Alencar ao lado de estudantes durante Workshop de Apicultura e Meliponicultura
Ao longo de 17 anos de atuação, o grupo de pesquisa já promoveu diversas ações de impacto, como a captura e remoção segura de mais de 450 em áreas urbanas e rurais de Floriano doação de colmeias para alunos, visitas e recepção de caravanas estudantis de outras instituições e a organização de eventos como o Workshop de Apicultura e Meliponicultura e o Dia Mundial da Abelha. As atividades incluem ainda reuniões semanais e estudos temáticos sobre temas atuais, como “Mudanças Climáticas e Abelhas”.
Para o professor Laurielson, o reconhecimento no Prêmio LED é motivo de orgulho para toda a comunidade do Colégio Técnico de Floriano e para a UFPI. “ É uma alegria para a gente do Colégio Tecnicloriano, eu acho que também para a instituição, para a UFPI também, para o colégio, é uma alegria imensa saber que nosso trabalho foi reconhecido nesse grande prêmio do LED, que é um prêmio importante da educação. E nós já estamos felizes de ter passado para a segunda etapa, porque, segundo eles, foram 2.300 inscrições e nós ficamos entre os 80 para seguir em frente para a segunda fase.”
O profissional também destaca os desafios enfrentados ao longo dos anos, como manter o engajamento dos alunos diante da carga horária intensa do curso técnico. “Conquistar o aluno para esses horários eixos de atividade, esse trabalho a mais na vida deles e assim, o aprendizado é enorme tanto para eles como para a gente a gente vai amadurecendo vai aprendendo mais, vai pegando sugestões de novos projetos, novas atividades.”
Sobre os planos futuros, o grupo planeja ampliar suas ações e produzir uma cartilha educativa sobre abelhas, com linguagem acessível e lúdica, voltada principalmente a escolas do ensino fundamental e médio. “A gente não para de pensar em novas ideias e formas de expandir o alcance do nosso trabalho”, conclui o professor.