Evento teve por tema “Educação do Campo: formação e mobilização política”
O Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Floriano, sediou, nesta segunda-feira, 20 de outubro, o XVI Seminário Integrador da Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC), com o tema “Educação do Campo: formação e mobilização política”. O evento reuniu estudantes e professores em um dia de trocas de saberes, reflexões e celebração da educação pública e de qualidade no/do campo.
O seminário teve como objetivo central promover a socialização das atividades desenvolvidas no Tempo Comunidade durante o período letivo 2025.1, fortalecendo o diálogo entre a pesquisa acadêmica e a vida cotidiana dos sujeitos do campo. A proposta reafirma o compromisso da LEDOC com uma formação docente crítica e transformadora, capaz de articular conhecimento, trabalho e luta social.
A abertura do evento foi marcada por uma mística de acolhimento, momento simbólico de integração e valorização da identidade camponesa, seguida de um diálogo formativo sobre o papel dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo na formação crítica e política dos educadores e educadoras.
A palestra principal, intitulada “Educação do Campo: formação e mobilização política”, foi ministrada por Jullyane Frazão Santana, docente do CAFS/UFPI. Em sua fala, a professora destacou a importância da formação de educadores comprometidos com as realidades sociais, econômicas e culturais das comunidades campesinas, e alertou para o fechamento das escolas do campo no Piauí, enfatizando que “a Educação do Campo é, antes de tudo, um projeto político de emancipação dos povos do campo”.
Seminário também contou com exposição de trabalhos
No período da tarde, os participantes compartilharam pesquisas e experiências vividas no Tempo Comunidade e nos estágios supervisionados, evidenciando o papel transformador da alternância entre os tempos universidade e comunidade. Os trabalhos apresentados abordaram temáticas como desenvolvimento sustentável, etnia, cultura e identidade e sistemas de trabalho e produção no campo.
Ao final do seminário, foram entregues menções honrosas e premiações aos melhores trabalhos apresentados, reconhecendo o empenho e a qualidade das produções acadêmicas e práticas dos estudantes da LEDOC.