Professora Talyta Marjorie e João Vitor de Carvalho tomam posse como sócios do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí

Dispositivo de honra: professores João Vitor de Carvalho Melo, Antônio Fonseca dos Santos Neto e Talyta Marjorie Lira Sousa

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) sediou, na última sexta-feira (17), a solenidade de posse dos professores de História Talyta Marjorie Lira Sousa e João Vitor de Carvalho Melo como novos sócios efetivos do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí (IHGPI). O evento ocorreu no Auditório Noé Mendes, no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), às 15h, sob a presidência do professor Antônio Fonseca dos Santos Neto, presidente do Instituto e docente da UFPI.

Durante a cerimônia, o professor Fonseca Neto ressaltou a importância do IHGPI na preservação da história e da memória do Estado, destacando também as contribuições acadêmicas e o compromisso dos novos integrantes com o fortalecimento das pesquisas históricas no Piauí.

Professora Talyta Marjorie Lira Sousa

A professora Talyta Marjorie Lira Sousa, vinculada à Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc/CPCE) e ao Programa de Pós-Graduação em História da UFPI, proferiu uma conferência sobre as experiências históricas da escravidão no Piauí ao longo do século XIX, enfatizando a importância de preservar a memória daqueles que, em outros tempos, foram subalternizados pelas desigualdades sociais.

Professor João Vitor de Carvalho Melo

Já o professor João Vitor de Carvalho Melo, discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFPI, apresentou a conferência “Clodoaldo Freitas e a Juventude Intelectual Piauiense”, em que abordou a trajetória do literato e as possibilidades de atuação da juventude intelectual sob uma perspectiva histórica.

Instituto Histórico e Geográfico do Piauí

Fundado em 1918, o Instituto teve inicialmente o nome de Instituto Histórico, Antropológico e Geográfico do Piauhy, sendo posteriormente renomeado para Instituto Histórico e Geográfico do Piauí, sua denominação atual. Em 4 de junho de 1921, por meio da Lei Estadual nº 1000, passou a ser reconhecido como entidade de utilidade pública pelo Governo do Estado. Com 107 anos de história, o IHGPI mantém seu compromisso de fomentar pesquisas e estudos sobre a história, a cultura e a geografia do Piauí.