Campus de Picos promove a V Mostra TEMPUS de Teatro com homenagens e programação cultural diversificada

O Grupo Teatral TEMPUS, projeto de extensão do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí (CSHNB/UFPI), realiza nos dias 25, 26 e 27 de setembro a V Mostra TEMPUS de Teatro, no Teatro Sávio Barão, em Picos. O evento, aprovado no edital do SIEC 2025, da Secretaria de Cultura do Estado do Piauí, conta com o patrocínio do Armazém Paraíba e apoio da Associação de Docentes da UFPI (ADUFPI/Regional Picos) e do Campus.

A programação inclui 12 espetáculos teatrais, destinados ao público adulto e infantil, com grupos de Picos, Teresina e Timon-MA. Haverá ainda oficinas de iniciação teatral (para crianças e adultos), bate-papo cultural, festival de performances e o “GT Picos – Elaboração do Plano de Cultura da UFPI”, que será realizado no dia 27 de setembro, espaço de diálogo aberto à comunidade para discutir e propor ações voltadas à memória, patrimônio, diversidade cultural, produção artística e fomento à pesquisa e extensão.

Segundo o coordenador do projeto, professor Raimundo Nonato Lima dos Santos, o festival busca aproximar a universidade da sociedade e democratizar o acesso às artes.

“Nosso objetivo é tornar o teatro um instrumento de formação cultural, social e crítica. Queremos que crianças, jovens e adultos tenham a oportunidade de vivenciar a experiência artística e compreender o papel transformador da cultura na vida das pessoas”, destacou.

Todas as atividades são gratuitas. Para participar, basta seguir o perfil do Grupo TEMPUS no Instagram (@teatro.tempus), curtir a postagem oficial da Mostra e realizar inscrição pelo link disponível na bio. Os inscritos podem solicitar certificação de 40 horas.

Este ano, a mostra adota o tema “Mas é preciso ter força. É preciso ter raça. É preciso ter gana sempre!”, lema que, segundo o professor Raimundo Nonato, traduz o espírito de resistência e persistência das artes em tempos de desafios.

“É um chamado à perseverança. O teatro nos ensina que, mesmo diante das adversidades, a criação artística é capaz de renovar esperanças, construir identidades e fortalecer comunidades”, afirmou.

A edição também presta homenagem a dois nomes de destaque no teatro: Marlenildes Lima da Silva (Bid Lima), atriz, arte-educadora e produtora cultural, e Sávio Barão, multiartista picoense falecido em 2021, cujo legado inspira novas gerações.
“Sávio Barão foi um dos maiores nomes das artes em Picos. Dedicou mais de três décadas à cena cultural e deixou marcas profundas no teatro, no cinema e na formação de artistas locais. Já Bid Lima representa a força da mulher artista que transforma realidades por meio da arte”, ressaltou o coordenador.

O Festival de Performances incluirá, pela segunda vez, o Prêmio Sávio Barão, que reconhece e valoriza novos talentos, mantendo viva a memória do artista.