Espaço de convivência para estudantes do CCE/UFPI
Com o objetivo de garantir melhores condições de permanência aos estudantes, foi inaugurado na tarde de quinta-feira (11) o Espaço Conviver de estudantes do CCE, localizado na sala 471 do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (CCE/UFPI), em frente à Praça de Alimentação da unidade. O ambiente climatizado foi planejado de forma dialogada com a comunidade discente, contando com televisor, micro-ondas, esteiras para descanso e geladeira.
Pró-reitor da PRAEC, Emídio Matos
O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), professor Emídio Matos, representou a Administração Superior da UFPI na solenidade e destacou a relevância do espaço para uma vivência universitária mais completa.
“Os estudantes mais jovens estão começando a experimentar uma Universidade mais presencial, mas antes da pandemia havia uma vida muito pulsante aqui, e queremos resgatar esse traço. A UFPI é sala de aula, mas também é um espaço de bem-viver. Esperamos que vocês se sintam confortáveis e acolhidos”, afirmou o professor Emídio.
Diretora do CCE, Eliana Alencar
Idealizado como um ambiente de lazer, descanso e convivência, o espaço também busca estimular trocas de experiências, conhecimento e a construção de vínculos entre os estudantes, fortalecendo inclusive perspectivas profissionais futuras. A diretora do CCE, professora Eliana de Sousa Alencar, ressaltou o protagonismo coletivo na criação do projeto.
“Hoje é um dia muito esperado por todos nós. Esse espaço só foi possível graças à colaboração de quem ama a educação, ama os estudantes e acredita no trabalho coletivo. É um passo importante, e espero que possamos transformar outros ambientes da Universidade em iniciativas semelhantes”, declarou.
Vice-diretora do CCE, Ana Raquel de Oliveira
A vice-diretora do CCE, professora Ana Raquel de Oliveira, explicou que o ambiente foi pensado para assegurar descanso, socialização e dignidade aos discentes que passam o dia inteiro no campus, ressaltando ainda seu caráter formativo.
“Esse é um lugar de acolhimento, mas também de formação. Foi pensado como um projeto de desenvolvimento profissional, onde se espera a realização de rodas de conversa, palestras, cursos de formação e oficinas. Esse espaço é dos alunos, para os alunos, e será um importante instrumento de integração entre ensino, pesquisa e extensão”, enfatizou.
Joyce Nirvana Lima Sousa
Representando os estudantes, a aluna do curso de Jornalismo e integrante também do Centro Acadêmico de Jornalismo, Joyce Nirvana Lima Sousa, celebrou a conquista.
“Falo em nome de todos os estudantes do CCE quando digo que fiquei muito feliz com a criação desse espaço. Precisávamos de um ambiente reservado para descanso, especialmente para os que conciliam estudo e trabalho, que são muitos. Também fiquei satisfeita em participar da construção do regulamento, porque mostra que os estudantes estão sendo ouvidos e conquistando gradualmente seus espaços”, concluiu.
Na oportunidade, também esteve presente o coordenador de Programas, Projetos e Eventos Científicos e Tecnológicos (CPPEC/PREXC), professor Daniel Louçana, que representou a pró-reitora de Extensão e Cultura (PREXC), professora Waleska Albuquerque. Participaram ainda da inauguração estudantes, presidentes de Centros Acadêmicos do CCE e os professores, Simone Albuquerque, Lívia Fernanda Nery, Shara Jane Costa Adad, Marta Maria Azevedo Queiroz, Gabriel Nunes Lopes Ferreira, Luís Carlos Sales, Antônio de Freitas Figueiredo e Camila Betina Ropke, além de demais membros da comunidade acadêmica.
Confira mais fotos: