A estudante Isabela Cristina Abreu Pereira, do 8º período do Curso de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi selecionada para participar do Projeto Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbio Sul-Sul – Edição República Dominicana. Ela é integrante do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão com Povos e Comunidades Tradicionais (PIAUÍAFRO-INDÍGENA), coordenado pelo professor Agostinho Júnior Holanda Coe, do Departamento de História.
O projeto tem como propósito investigar conexões históricas, culturais e artísticas entre o Brasil e a República Dominicana, com ênfase no legado afrodescendente e na diáspora africana. Entre os temas de estudo estão a imigração forçada, a escravidão e suas ressignificações em práticas de resistência, sincretismo religioso e manifestações artísticas.
De acordo com o professor Agostinho Júnior Holanda Coe, a pesquisa utilizará o audiovisual como ferramenta central, com a produção de documentários, entrevistas, registros em museus, centros culturais e comunidades afrodescendentes. Também serão elaborados artigos acadêmicos e roteiros audiovisuais. Os principais objetivos incluem evidenciar a influência da herança africana na formação das identidades culturais do Brasil e da República Dominicana; produzir materiais que articulem memória, práticas culturais e saberes locais; e contribuir para o debate acadêmico sobre identidade afro-latino-americana e promover a valorização das culturas historicamente marginalizadas.
A experiência prevê revisão bibliográfica, trabalho de campo na República Dominicana e parcerias com universidades e instituições culturais. “Os resultados devem gerar conteúdos audiovisuais, publicações científicas e participação em eventos acadêmicos, fortalecendo a relação entre História, cultura e mídia”, conclui o professor Agostinho Coe.