A Universidade Federal do Piauí (UFPI) participa da 19ª Semana do Orgulho de Ser, realizada pelo Grupo Matizes, também por meio dos projetos Corpos Trans e Tela Sociologia, vinculados ao Departamento de Ciências Sociais e ao Mestrado em Sociologia da Instituição. As iniciativas têm como objetivo aprofundar estudos sobre gênero e diversidade, fortalecendo diálogos com a sociedade.
As atividades do evento são desenvolvidas em diferentes formatos, como exibições cinematográficas e produção de textos analíticos de antropólogos e sociólogos que, historicamente, se dedicam ao estudo das interseccionalidades entre classe, gênero e raça.
De acordo com o coordenador do evento, professor Francisco de Oliveira Barros Júnior, o cronograma busca levantar debates fundamentais sobre sexualidades. “O militante e o ativista precisam estar bem fundamentados quando participam de um debate em defesa da livre expressão sexual. Nossa perspectiva é desconstruir os discursos negativos que foram construídos social e historicamente. Cabe a nós, com nossos aportes teórico-metodológicos e referências conceituais, desconstruir estigmas e preconceitos”, destaca.
A UFPI desempenha papel central como espaço de estudo, pesquisa e extensão, oferecendo subsídios para o fortalecimento de movimentos sociais. A programação da Semana do Orgulho de Ser propõe uma abordagem crítica, fomentando diálogos com os movimentos LGBTQIAPN+, movimento negro e coletivos de gênero.
Acesse a programação completa aqui.