Na foto, os organizadores do livro "Tríade Acadêmica"
O livro "Tríade Acadêmica: Explorando as Dimensões do Programa de Educação Tutorial" é o resultado de cinco anos de pesquisa e discussões colaborativas conduzidas pelo Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A obra reúne as experiências dos alunos e o conhecimento de 19 professores convidados, que, ao longo de diversos ciclos de debates, contribuíram com capítulos inéditos. O lançamento ocorreu no dia 8 de outubro, no auditório do Departamento de Nutrição.
Cada capítulo oferece uma perspectiva sobre os debates que marcaram esse período, trazendo reflexões sobre temas essenciais para o desenvolvimento acadêmico e profissional. O livro fomenta a interdisciplinaridade, a inovação e o pensamento crítico, sempre guiado pela aplicação prática do conhecimento à realidade.
Da esquerda para a direita, as professoras Clélia, Ana Raquel e Kyria (ambas do Campus de Picos), Cecília, Ivone (Chefe do Departamento de Nutrição) e Ivonete (Coordenadora Geral dos Estágios)
A professora Cecília Maria Resende Gonçalves de Carvalho explica que a obra surgiu das discussões durante as reuniões do grupo do Programa de Educação Tutorial e reflete o trabalho realizado nos últimos anos, desde a escolha e convite dos professores até a conclusão das discussões e a consolidação do material pelos alunos. Além da organização da professora Cecília, o livro contou com a colaboração da professora Clélia Moura Fé Campos, coordenadora do curso de Nutrição, e de Lucien Vitor Carvalho Lopes Ramos, ex-integrante do PET Integração e bacharel em Direito pela UFPI.
"Na primeira parte do livro, trazemos as experiências vivenciadas no campo da extensão, principalmente nos trabalhos de intervenção, sobretudo em escolas. Já na segunda parte, abordamos as experiências de educação nutricional e também as políticas de alimentação e nutrição", explica a professora Cecília Carvalho.
No livro, a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão é explorada e tensionada ao longo das discussões apresentadas nos artigos. "Os capítulos atestam que, além de ouvintes, somos exploradores: protagonistas ativos na pesquisa, no planejamento e na implementação de projetos, cursos, eventos e ações. A abordagem interdisciplinar contribui para a ampliação dos horizontes acadêmicos e para a promoção de uma compreensão integrada de diferentes áreas do conhecimento, aprimorando a experiência de cada membro do programa", destaca o prefácio da obra.