Noticia Estándar - Universidad Federal del Piauí (3)

WhatsApp_Image_2024-10-24_at_15.05.26.jpeg

De 19 a 22 de novembro vai acontecer, no Campus Amílcar Ferreira Sobral da Universidade Federal do Piauí (CAFS/UFPI), o projeto de extensão intitulado "II Quais Histórias Conhecemos Da África: Literatura e Arte". O evento é conduzido pela professora Alba Patrícia Passos de Sousa do curso de Pedagogia, e vai propor debates importantes, principalmente para professores que intermediam a formação de profissionais para a vida e para o mercado de trabalho. Inscreva-se aqui.

Alba Patrícia Passos de Sousa, coordenadora do projeto, destaca o objetivo e a importância do evento, que traz um debate sobre o racismo na sociedade brasileira. “O objetivo do projeto é um debate interseccional, porque nós entendemos que o racismo atravessa a classe, a raça, o gênero e a sexualidade, e que está presente em todos os ambientes da nossa sociedade. Nós precisamos, em uma sociedade contemporânea, combater qualquer forma de discriminação e produzir nos currículos e nas nossas práticas discursivas uma educação antirracista”, declara.

O projeto de extensão é voltado para pesquisadores, professores do Ensino Superior e da Educação Básica e alunos dos cursos de graduação. Ainda segundo a coordenadora, todas as edições contam com um grande público, recebendo inclusive alunos de outros estados, como Maranhão, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro. E a expectativa é de que cada vez mais o evento ganhe uma proporção maior em relação ao debate sobre racismo e uma educação antirracista. 

O projeto começou em 2015 e 2016, com o nome de “I e II Mostra de Africanidades". A terceira exposição ocorreu em 2017, e em 2018, na IV, o evento passou a tratar especificamente de temas do dia a dia social, com o título: “Mostra de Africanidades: Mulheres Negras e Profissionalismo". A V edição foi lançada em 2022, com o título "O negro no mercado de trabalho: Onde estão? Que cor e rostos têm?". Na VI edição, em 2023, houve a inclusão de apresentações de comunicações orais com a participação de estudantes da graduação e pós-graduação de outros estados na programação, com o tema: "Quais Histórias Conhecemos da África?”

Em 2024, com o tema "II Quais Histórias Conhecemos Da África: Literatura E Arte", o projeto já vai para a sua sétima edição. Alba Patrícia ainda destaca que o projeto deve contar com mais edições nos próximos anos. “Nós vamos continuar fazendo até enquanto eu puder estar trabalhando com a temática. O projeto tem continuidade, cada ano a gente vem com uma temática diferente sobre a África e essa forma de descolonizar os saberes, então o projeto tem sim continuidade”, finaliza.

Confira a programação completa.