Página inicial > Últimas Notícias - PREX > Projeto de extensão “Verde que te quero vida” já plantou mais de 1000 árvores no campus Ininga

Última atualização em Sexta, 10 de Setembro de 2021, 11h32

No último domingo, 29/08, o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professor Gildásio Guedes, e o prefeito de Teresina Dr. Pessoal, realizaram o plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas no campus Ininga. O plantio simbólico ocorreu no setor de Esportes da UFPI, em frente ao Complexo de Badminton.

001

Reitor Gildásio e o Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa Leal

A ação faz parte da comemoração dos 169 anos da capital Teresina e das atividades do projeto de extensão “Verde que te quero vida”, projeto coordenado pelo professor Sérgio Galan, coordenador de extensão da pasta de Cultura, Esporte e Lazer da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC).

O projeto de extensão que pretende promover a humanização do campus, por meio da arborização e reposição de arvores nativas e frutíferas foi dividido em etapas:

Na primeira etapa o projeto, uma ação do Grupo Margens Sustentáveis, liderado pelo Dr. Benjamim Pessoa Vale e outros ecologistas da sociedade civil com a participação do Exército Brasileiro, e Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT),  forma plantadas 800 mudas ao longo do Rio Poti.

Na segunda etapa foram plantadas 100 arvores frutíferas, no Setor de Esportes da UFPI, sendo elas, laranjeiras, tangerineiras, caju e outras.

Na terceira etapa, agora realizada, foram disponibilizados 250 mudas de árvores nativas para serem plantadas ao longo do campus, e após a desativação do hospital de campanha, os espaços arborizados podem se tornar locais propícios para a prática de atividades físicas ao ar livre, além de apresentações culturais e artísticas.  Além do mais, o projeto é vivo e pretende propor e abraçar atividades que estejam relacionadas ao seu objetivo, como é o caso da criação do Parque Ambiental do campus, ação inovadora que já conta com o apoio do Reitor Gildásio Guedes.

Para a sua execução, o Projeto de extensão “Verde que te quero vida” conta a parceria da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Teresina, responsável pela doação de mudas e outros materiais necessário para o desenvolvimento do projeto. O projeto é executado por alunos e professores do Setor de Esporte da UFPI, além de servidores da PREXC, e membros da ONG Margens Sustentáveis.

002

Estiveram presentes ainda no plantio das mudas a chefe do Departamento de Educação Física, Dionis Machado; o diretor do Complexo de Badminton, Sérgio Galan; o Superintendente de Comunicação Social da UFPI, Fenelon Rocha; o prefeito universitário, Alessandro Rhadamek; a diretora do Centro de Ciências da Saúde, Kelly Palombit; os professores Arquimedes Cardoso e Carla Leite, eleitos diretor e vice-diretora do CCS.