Professora Olgamir Amancia Ferreira é docente emérita da UnB e pesquisadora emérita do CNPq
Na terça-feira (4) a Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu a professora Olgamir Amancia Ferreira, da Universidade de Brasília (UnB), para a palestra “Curricularização da Extensão: desafios e perspectivas na construção do conhecimento e fortalecimento da comunidade”. O encontro aconteceu dentro da programação do SIUFPI 2025, que neste ano tem como tema “Protagonismo feminino na construção do conhecimento: ciência, educação e sociedade”.
A palestra de Olgamir trouxe uma reflexão sobre o papel da Extensão Universitária como instrumento de democratização e transformação social. A professora enfatizou que a curricularização da extensão representa um desafio necessário para as universidades brasileiras ao integrar ensino, pesquisa e extensão de maneira efetiva e comprometida com a realidade da sociedade. “A ideia aqui é que possamos refletir sobre como operacionalizar esse desafio que está posto para a universidade, que é de alterar os PPCs dos cursos de graduação para garantir que a extensão esteja ali, não como um faz de conta, mas como uma estratégia para de fato mudar a realidade, tornando nossa Universidade mais democrática, inclusiva e de excelência”, explicou Olgamir.
Professora Olgamir Amancia
A palestrante ressaltou ainda que a formação acadêmica deve ser integral, unindo as dimensões de ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável, como parte essencial da construção de profissionais tecnicamente competentes e humanamente comprometidos. Durante sua fala, Olgamir também observou a forte presença feminina nas ações de extensão e destacou a relevância desse protagonismo. “A extensão tem muito esse marcador feminino, o da resiliência, da coragem, da ousadia e do comprometimento, algo desejável numa formação acadêmica.”, completou.
Pró-reitora da PREXC, Waleska Albuquerque
A pró-reitora de Extensão e Cultura (PREXC) da UFPI, Waleska Albuquerque, reforçou a importância da presença da professora Olgamir e contextualizou a palestra dentro da programação do SIUFPI. Segundo ela, o evento é um momento de troca e fortalecimento das práticas extensionistas. “A palestra magna com a professora Olgamir, que tem uma trajetória de destaque na UnB e no FORPROEX, marca esse momento de aprendizado e prática. Após a palestra, realizaremos uma oficina voltada para a construção e inserção curricular da extensão nos cursos”, destacou a pró-reitora.
Ela também pontuou que o protagonismo feminino vem sendo um dos pilares desta edição do SIUFPI. “A maioria dos projetos de extensão da UFPI são coordenados por mulheres. Elas estão presentes em todas as áreas, seja na tecnologia, saúde, educação e nada mais justo do que evidenciar essa força e liderança feminina na extensão universitária.”
Após a palestra, os participantes puderam colocar em prática as reflexões apresentadas por meio de uma oficina voltada à curricularização da extensão. O momento foi conduzido com o objetivo de auxiliar docentes e coordenadores de curso na adequação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), de forma a integrar as atividades extensionistas de maneira efetiva à formação dos estudantes.