Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > NAU/PRAEC realiza o III Encontro de Estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE)

Última atualização em Sexta, 06 de Outubro de 2023, 08h37

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI realizou no dia 25 de setembro de 2023 o III Encontro de Estudantes PAEE da UFPI no Auditório do Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI (MAP). O evento visou reforçar os direitos e deveres dos estudantes com deficiência no âmbito universitário e oportunizá-los a trocar de experiências, ideias e ampliar os conhecimentos. O encontro foi dividido em três momentos:

1º) Exposição de informações e esclarecimento de dúvidas sobre os serviços/benefícios oferecidos pela Coordenação de Assistência Comunitárias (CACOM) e pelo Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), ambos vinculados à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) realizada pelas Assistentes Sociais do NAU, Dra. Thaís Guimarães e Me. Rafaella Santiago;

FOTO NAU 1 2

#paratodosverem: Sequência de duas fotos, na primeira foto no canto direito, Thaís Guimarães, em pé, gesticulando e ao fundo Rafaella Santiago encontra-se sentada, próxima a uma mesa com um jarro de flores e um notebook. A segunda foto mostra Rafaella Santigo, em pé, e ao fundo Thais Guimarães encontra-se sentada, próxima a uma mesa com um jarro de flores e um notebook.

2º) Oficina: “Aprender no Contexto – Ler e escrever na Universidade” com a Ministrante: Me. Dilma Andrade - Pedagoga do NAU que discutiu sobre o desenvolvimento de habilidades de leitura para aprimoramento da escrita e interpretação, a importância de uma boa organização de tempo e métodos de estudo no âmbito universitário.

FOTO NAU 3 E 4

#paratodosverem: Sequência de duas fotos, na primeira foto no canto direito, Dilma Andrade em pé, gesticulando e ao fundo observa-se uma tela de projeção, onde se lê NAU: III Encontro de Estudantes PAEE da UFPI – Oficina: “Aprender no Contexto – Ler e escrever na Universidade. A segunda foto mostra um texto da apresentação com dicas e sugestões para interpretar (ler e escrever) bem.

3º) Diálogo sobre “Diagnóstico na fase adulta: Importância do diagnóstico, processo de aceitação e acesso a direitos” - Ministrante: Me. Fernanda Costa – Assistente Social TJ/PI/Fórum da Comarca de Parnaíba “Desembargador Salmon Lustosa” que abordou sobre o seu lugar de fala, a importância do diagnóstico na fase adulta, práticas capacitistas, as dificuldades do autista adulto, a interseção do TEA com os marcadores classe social, raça e trabalho, além de como incluí-los no meio acadêmico.

NOTICIA NAU 5

#paratodosverem: No primeiro plano, de pé do lado direito da foto está a palestrante Fernanda, ao fundo há uma mesa com um jarro de flores e do lado esquerdo um painel de apresentação com slides onde se lê: “Diagnóstico na fase adulta: Importância do diagnóstico, processo de aceitação e acesso a direitos”

No ensejo, houve sorteio de dois exemplares do livro da Itxi Guerra “Luta sobre o capacitismo – anarquismo e capacitismo” fornecido pela nossa convidada.

FOTO 6 E 7 NOVO

#paratodosverem: Sequência de duas fotos com os ganhadores dos livros, na primeira foto no canto direito, duas mulheres em pé, uma é a palestrante Fernanda e a outra é a estudante de medicina veterinária, Carla, ela está segurando um livro nas mãos. As duas sorriem para a foto. Na segunda foto a palestrante Fernanda e Kaniel, estudante de química, ele está segurando um livro nas mãos. Os dois sorriem para a foto.

Relato de participante do Evento

O estudante de medicina PAEE e representante do DCE, Fabrício Cordeiro, que participou de toda programação relatou que “foi o momento de pensar sobre quais os caminhos para manutenção das garantias legais e regimentais em que possibilitam acessibilidade em todas as suas faces para, assim, reverberar um itinerário formativo com equidade de acesso e permanência na instituição. Além disso, foi requerido, pelos estudantes, a necessidade da construção do bloco do NAU/UFPI para possibilitar mais acessibilidade e condições mais próximas do ideal no acompanhamento multidisciplinar dos estudantes na instituição. Ademais, o encontro fortaleceu nossos vínculos com os demais estudantes com deficiências visíveis e não visíveis, onde possibilitou-se conhecer os desafios educacionais em outros cursos e metodologias de ensino. Concomitante a isso, tivemos uma excelente palestra para poder aperfeiçoar nossa postura de acadêmicos do ensino superior no desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas a práticas educacionais como produzir seminários acadêmicos e participação em eventos de pesquisa e extensão”.

NOTICIA_NAU_8_copy.jpg

#paratodosverem: foto de um grupo de pessoas, a maioria está de pé e na frente destas pessoas há duas mulheres sentadas, todos sorriem para a foto. Há uma seta na cor preta apontando para o estudante Fabrício Cordeiro.