Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > Representantes da BSGI visitam a UFPI

Representantes da BSGI visitam a UFPI

Última atualização em Quarta, 16 de Outubro de 2019, 17h01

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu na última sexta-feira (11), a visita os representante da BSGI (Associação Brasil SGI). A organização é a representante no Brasil da Universidade Soka do Japão. A entidade foi constituída em 1960 por Daisaku Ikeda e com base em sua missão vem promovendo exposições, intercâmbios com universidades e museus, entre outras atividades nas áreas da educação e cultura. O evento aconteceu no Salão Nobre da UFPI com a presença do Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; da Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira; pró-reitores da Instituição funcionários e representantes da BSGI, incluindo o presidente Miguel Hiroshi Shiratori.

soka 242019101612580220191016165013

Reunião com os representantes da Universidade de Soka

O objetivo da reunião foi a apresentação da filosofia e dos projetos desenvolvidos na Universidade Federal do Piauí, assim como a apresentação da filosofia e história da Universidade de Soka, a fim de partilharem experiências que visam um bem comum para que em conjunto possam firmar uma cooperação ao desenvolvimento, aprimoramento dos projetos e também compartilhá-los com outras instituições.

"Foi muito importante a vinda do presidente da BSGI aqui na UFPI para conhecer, e para podermos conhecer a filosofia da Universidade Soka, e tenho certeza que essa interação, que daqui em diante vai se estreitar cada vez mais, vai contribuir muito para o nosso modelo de gestão e humanização da nossa Universidade”, relata o Prof. Dr. José Arimatéia.

soka 482019101613000320191016165141

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI

Miguel Hiroshi Shiratori, Presidente da BSGI, destaca a importância da reunião. “É um momento muito importante para termos um conhecimento e noção do tipo de trabalho que a UFPI realiza. Quanto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) as apresentações foram muito interessantes, satisfatórias, admirável o trabalho e que nós vamos conhecer mais de perto as boas práticas e todas essas informações vamos consolidar e vamos relatá-las na Universidade de Soka do Japão, para que através desse conhecimento possamos em conjunto firmar essa cooperação ao desenvolvimento, aprimoramento dos projetos já em andamento e compartilhar com outras instituições que talvez se interessem por essas boas práticas. A nossa visita hoje foi bastante satisfatória e gostaria de agradecer a boa recepção de todos. É com esse pensamento que vamos poder avançar ainda mais para o desenvolvimento de todos os trabalhos em prol da sociedade brasileira”.

soka 662019101613020520191016165317

Miguel Hiroshi Shiratori/Presidente da BSGI

A Profa. Dra. Cleânia Sales da Silva, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, fala sobre a relevância do momento de reunião entre ambas as instituições. “Essa reunião foi muito importante para a PREXC, pois foi o momento que a Pró-Reitoria teve a oportunidade de mostrar o que ela faz em termos de cidadania, de luta por uma sociedade mais justa, uma sociedade de paz, diante de uma universidade estrangeira que também tem essa filosofia”.

soka 502019101613040320191016165444

Profa. Dra. Cleânia Sales da Silva, Pró-Reitora da PREXC

“Nós temos altas expectativas com essa parceria, a Universidade Soka e com a BSGI, e eles têm esses interesses que tem muita relação com os interesses aqui da UFPI, de trabalhar essa cultura de paz, do desenvolvimento da pessoa por meio da educação, para que se torne um cidadão mais consciente, um cidadão que esteja pronto pra atuar da melhor forma possível na sua sociedade”, afirma a Profa. Dra. Beatriz Gama, Assessora Internacional da UFPI, ao expressar suas expectativas quanto à parceria da UFPI com a BSGI e Universidade Soka.

soka 422019101613055020191016165607

Profa. Dra. Beatriz Gama, Assessora Internacional da UFPI

A Profa. Dra. Adriana de Azevedo Paiva, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, fala sobre a sua percepção de projetos que a UFPI tem em comum com a BSGI. “A reunião foi fundamental, estamos muito felizes, satisfeitos com os representantes da BSGI, porque a proposta deles de humanização, a transformação social, a cultura de paz são parecidos com as que desenvolvemos na PRAEC. Nós já desenvolvemos algumas ações relacionadas a isso e essa reunião é uma possibilidade de fortalecermos o que estamos fazendo, como a sala de amamentação, por exemplo, que tem grande importância social".

soka 402019101613100420191016165734

Profa. Dra. Adriana de Azevedo Paiva, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários/PRAEC