Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sobre o CCN
Início do conteúdo da página

Sobre o CCN

Imprimir
Publicado: Terça, 14 de Fevereiro de 2017, 15h19

HISTÓRICO

 O Centro de Ciências da Natureza/CCN é uma unidade de ensino e administração da Universidade Federal do Piauí criado através da resolução nº 02/72. Era conhecido como Departamento de Ciências da Natureza e tinha como finalidade: (a) ministrar disciplinas afins nas áreas de Matemática, Física, Química e Biologia; (b) atribuir encargos de ensino, pesquisa e extensão ao pessoal docente que o integrava; (c) planejar e propor à Reitoria a criação de cursos de licenciatura de curta e plena duração, nas áreas respectivas; (d) coordenar o trabalho docente, visando a unidade e eficiência do ensino, da pesquisa e da extensão; (e) designar professores orientadores para assistir aos alunos de graduação na elaboração dos seus planos de estudo e extensão e (f) promover e propor o constante aperfeiçoamento do seu pessoal docente.

Através da resolução 30/73, o reitor Hélcio Ulhôa Saraiva resolveu: (1) criar o Departamento de Matemática e de Físico-Química desmembrados do Departamento de Ciências da Natureza; (2) extinguir na Universidade o Departamento de Ciências da Natureza criado através da Resolução 02/72; (3) implantar a Unidade Universitária “Centro de Ciências da Natureza” órgão de coordenação dos Departamentos de “Matemática”, “Físico-Química” e de Biociências, sendo este transferido do “Centro de Ciências da Saúde (CCS)”. Posteriormente o Departamento de Biociências foi transformado em Departamento Biomédico e pouco tempo depois foi transferido para o CCS.

Em 1973 foram incorporados pela Universidade Federal do Piauí, os Cursos de Matemática e Física, oriundos da então Faculdade Católica de Filosofia, Ciências e Letras do Piauí. Em 1975 esses dois cursos foram reformulados, com a implementação do Curso de Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Química, Matemática e Física. Através da resolução 01/76 o reitor da UFPI criou a Habilitação em Biologia do Curso Pleno em Ciências. A criação desses Cursos de Licenciatura Plena buscava atender ao disposto na Resolução 30/74 CFE (Conselho Federal de Educação), que tinha como fundamento básico a formação de professores de “Educação Geral” para o ensino de 1º e 2º graus. Inicialmente, os alunos eram selecionados sem especificar o número de vagas por habilitações (Química, Física, Matemática e Biologia). Posteriormente, com a suspensão do Curso de Licenciatura de curta duração, a escolha da habilitação passou a ser realizada no ato da inscrição no vestibular.

Através da resolução 1.016/79 do Conselho Diretor da FUFPI, o reitor José Camilo de Oliveira Filho extinguiu o Departamento de Físico-Química e criou os Departamentos de Química e Física do Centro de Ciências da Natureza.

Através da resolução 035/93 CEPEX, foi autorizada a mudança de nomenclatura do Curso de Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Biologia, Física, Matemática e Química para Curso de Graduação em: Química, Física, Matemática e Ciências Biológicas, nas modalidades de Licenciatura e Bacharelado, com implantações em 1994 e reconhecidos pelo MEC em 1999. Vale destacar que os Cursos de Química deixaram de ser modalidades e passaram a ser cursos distintos, Licenciatura em Química e Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológicas, ou seja, formação de profissionais com perfis bem diferentes.

O Curso de Ciência da Computação da UFPI foi criado em 1989 através da Resolução 006/89 CONSUN e reconhecido pelo MEC através da portaria no 675 de 08/07/1998.

Em 2008, foi criado o Programa de Apoio a Planos de Restruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e mais 03 cursos de graduação foram criados, que são: Bacharelado em Estatística, Licenciatura Plena em Ciências da Natureza e Bacharelado em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre.

CCN ATUAL

Atualmente o CCN tem 05 (cinco) Departamentos, que são: Departamento de Química Departamento de Biologia, Departamento de Física, Departamento de Matemática e Departamento de Computação, com suas respectivas coordenações de curso de graduação, são elas: coordenação do Curso de Ciências Biológicas, coordenação do Curso de Química, coordenação do Curso de Física, coordenação do Curso de Matemática, coordenação do Curso de Ciência da Computação, coordenação do Curso de Graduação Bacharelado em Estatística, coordenação do Curso de Graduação Licenciatura Plena em Ciências da Natureza e coordenação do Curso de Bacharelado em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre. Temos também em nosso centro a representação estudantil em cada curso, ou seja, 08 (oito) Centros Acadêmicos.

CURSOS DE GRADUAÇÃO

O CCN atualmente conta com 12 (doze) cursos de graduação, sendo 07 (sete) bacharelados (Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Estatística, Física, Matemática e Química) e 05 (cinco) licenciaturas (Ciências Biológicas, Ciências da Natureza, Física, Matemática e Química).

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Hoje o CCN conta com 07 (sete) programas de pós-graduação, sendo 01 (um) em nível de doutorado (Química), 05 (cinco) em nível de mestrado acadêmico (Arqueologia, Computação, Física, Matemática e Química) e 02 (dois) em níveis de mestrado profissionalizante (Física e Matemática).

CORPO DOCENTE

O CCN conta atualmente com 181 professores efetivos (sendo: 130 doutores, 47 mestres e 4 especialistas) e 22 professores substitutos (sendo: 01 doutor, 13 mestres, 06 especialistas e 02 graduados).

CORPO DISCENTE – GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

O CCN conta com 3.285 discentes, sendo: 2.996 alunos de graduação e 289 de Pós-Graduação, conforme detalhamento feito no quadro abaixo.

Quadro. Número de discentes em cada curso de graduação e pós-graduação do CCN

Curso Graduação Pós-Graduação
Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre(a) 125 28
Computação(a) 308 57
Física(b) 543

Acadêmico: 28

Profissionalizante: 15

Matemática(b) 508

Acadêmico: 22

Profissionalizante: 34

Química(c) 444

Mestrando:66

Doutorando: 39

Biologia 488 -
Ciências da Natureza 383 -
Estatística 197 -

(a)mestrado acadêmico, (b)mestrado acadêmico e profissionalizante, (b)mestrado e doutorado, ambos acadêmicos

TÉCNICOS-ADMINISTRATIVO

Atualmente o CCN conta com 49 servidores técnicos-administrativos, distribuídos nos seguintes cargos: auxiliar de administração, auxiliar de laboratório, assistente de laboratório, técnico de laboratório, técnicos em assuntos educacionais, técnico eletromecânico, bibliotecário documentarista, secretário executivo, contínuo e arqueólogo. Os servidores técnico-administrativos estão lotados na Secretaria do CCN, nos Departamentos, nas Coordenações de Cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação, Biblioteca Setorial e Almoxarifado.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página