UFPI recepciona mais de 400 profissionais selecionados em maior Encontro de Formação Pedagógica do PARFOR/PARFOR Equidade
Na última segunda-feira, 15 de dezembro, o Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi palco do Encontro de Formação Pedagógica do PARFOR/PARFOR Equidade UFPI, evento destinado a recepcionar os 406 candidatos(as) selecionados(as) para o período letivo 2025.2, sendo 398 professores(as) formadores(as), 6 formadores(as) intérpretes e 2 monitores(as) de inclusão. Evento reuniu professores(as) formadores(as), formadores(as) intérpretes e monitores(as) de inclusão O evento contou com a presença de toda a equipe que integra o Programa na UFPI, incluindo, além da coordenação institucional e adjunta, 10 coordenadores(as) de cursos e 16 coordenadores(as) locais e teve como objetivo fomentar o debate sobre a formação de professores(as) em serviço na educação básica, dentro da perspectiva da interculturalidade, diversidade e inclusão, como condição indispensável à construção de uma educação cidadã e inclusiva. Coordenações Institucional, de Cursos e de Polos e convidados da mesa de abertura Nessa perspectiva, a programação do encontro iniciou na parte da manhã com a roda de diálogo “Violência de gênero: educar para enfrentar!”, conduzida por Fábio Abreu dos Passos (Coordenador da Coordenadoria de Inclusão, Diversidade, Equidade e Acessibilidade (COIDEIA/PRAEC/UFPI), Francisca Nayara Abreu Marques (Coordenadora da Sala Lilás/UFPI), Ana Kely da Silva Braga (Assistente Social da Sala Lilás/UFPI), Glenda Gabriely Barroso Fontinele (Psicóloga da Sala Lilás/UFPI). Conheça mais sobre a Sala Lilás Janaína da Silva Bezerra. Participantes da Roda de Diálogo “Violência de gênero: educar para enfrentar!” com coordenadores do Programa Durante a abertura, a Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, enfatizou o alcance social do Programa como um elo vital entre a universidade e a educação básica e o visível impacto da formação oferecida por meio do PARFOR na educação do país e, particularmente, no Piauí. Reafirmando o compromisso da UFPI, ao aderir ao Programa, com a implantação de uma educação para a equidade social, destacou que o projeto formativo do PARFOR tem como foco uma educação que respeita a diversidade e valoriza a interculturalidade. Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI “Porque estamos comprometidos com justiça social, é que nesse encontro problematizamos a violência de gênero nas suas diversas manifestações, sobretudo no espaço das nossas escolas e universidades. As pesquisas recentes revelam que 21,4 milhões de brasileiras sofreram algum tipo de violência nos últimos 12 meses. Esse dado é assustador e exige ações firmes de enfrentamento. Por isso, compreendemos a urgência de inserir a discussão sobre a violência de gênero nas pautas educacionais, notadamente nos eventos de formação de professores(as). Não podemos ficar omissos! Convidamos todas as pessoas, especialmente os homens, a se engajarem nesse movimento, condição indispensável para frear essa epidemia de violência que lamentavelmente ainda persiste na nossa sociedade”, concluiu Glória Ferro. O Prof. João Benvindo de Moura, Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, lembrou que o Programa vem realizando experiências bem-sucedidas ao longo de seus 15 anos, com um impacto direto na qualidade da educação pública. "A UFPI possui o melhor time de formação de professores do estado do Piauí. Para aqueles que estão chegando pela primeira vez, compartilhem da nossa fraternidade, da nossa confraternização e dos nossos sonhos de uma sociedade melhor", afirmou. Prof. João Benvindo de Moura, Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI Já a Profa. Lucineide Morais, Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI, ressaltou a importância da edição especial do Programa, que se propõe a ser uma resposta às reivindicações de grupos historicamente marginalizados. "O PARFOR Equidade amplia o alcance social do Programa, com um forte perfil de reparação histórica, levando a universidade a espaços que ela nunca havia chegado antes. Peço a vocês, portanto, que tenham atenção às orientações dos coordenadores, para que a gente preze sempre pela qualidade da formação, pois nós representamos a Universidade Federal do Piauí. Gostaria de agradecer a todos e reafirmar o nosso compromisso coletivo de fazer com que o PARFOR cresça cada vez mais e funcione, porque esse é o maior programa de formação de professores com essas características existentes no Brasil. Então, enquanto houver necessidade, o PARFOR vai existir, mas ele precisa existir não precarizado, ele precisa existir com qualidade, com compromisso de todos". Profa. Lucineide Morais, Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI A Profa. Djanira Lopes, Coordenadora de Desenvolvimento e Avaliação Curricular da Pró-Reitoria de Ensino (CDAC/PREG/UFPI), que atuará como professora formadora no curso de Pedagogia Intercultural Indígena, e esteve representando a PREG, destacou o papel fundamental da formação de professores na educação básica e a importância do PARFOR como uma política pública essencial para o desenvolvimento educacional. "Estamos construindo novos profissionais para a educação básica, e essa política pública contribui de forma significativa para a formação de professores em exercício e futuros profissionais". Profa. Djanira Lopes, Coordenadora de Desenvolvimento e Avaliação Curricular da Pró-Reitoria de Ensino O Prof. Dalton Macambira, Coordenador do curso de História, destacou a relevância do PARFOR como uma política pública de qualificação profissional e cidadania. “O Programa de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/UFPI é uma das políticas públicas mais importantes, pois ao mesmo tempo que permite a qualificação profissional de centenas de profissionais em diversos municípios piauienses, nos dá a alegria de sermos os gestores públicos que estão proporcionando o alargamento dos horizontes da cidadania dessas pessoas”, afirmou. Prof. Dalton Macambira ao lado da Profa. Ana Paula Almeida, Coordenadora local de Picos, durante mesa de abertura Segundo a Profa. Ana Paula Almeida, Coordenadora do Polo de Picos, o encontro foi uma oportunidade valiosa para refletir sobre a formação docente. “Este evento representa muito mais que um encontro acadêmico: ele simboliza o compromisso coletivo com a valorização da docência e a qualidade da educação pública, reafirmando a missão do PARFOR/UFPI em promover educação inclusiva, crítica e socialmente comprometida. O PARFOR tem desempenhado um papel fundamental na formação inicial e continuada de professores, especialmente ao oportunizar que educadores em exercício tenham acesso ao ensino superior, fortalecendo suas práticas pedagógicas e ampliando seus horizontes profissionais. Poder fazer parte deste momento enriquecedor de troca de experiências é motivo de muita gratidão e orgulho por pertencer ao PARFOR”. O Prof. Carlos Pádua, selecionado para atuar no curso de Letras-Libras, enfatizou que o evento formativo do PARFOR foi ao encontro dos seus anseios enquanto professor formador. “Pude aprender mais sobre a prática a ser desenvolvida com os estudantes. Um momento que chamou muito a minha atenção, foi o diálogo sobre a violência de gênero, impactando na minha formação. Eu parabenizo a equipe por essa iniciativa, pois precisamos nos apropriar dessas reflexões. Acrescento ainda, o momento de partilha para o planejamento do período, pois foi salutar os saberes compartilhados entre os coordenadores de cursos e professores formadores. Agradeço ao PARFOR/UFPI pelo encontro rico em aprendizagem”, avaliou. Prof. Carlos Pádua (primeiro da esquerda para direita) com a Coordenadora do curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes, e demais professores formadores selecionados para o curso A programação prosseguiu no turno da tarde no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), em salas específicas para cada curso, onde foram abordados outros temas importantes para o planejamento das atividades acadêmicas do semestre letivo, como o regulamento do PARFOR/PARFOR Equidade, as normas de funcionamento dos cursos de graduação da UFPI, a especificidade e a logística de funcionamento do PARFOR/PARFOR Equidade no âmbito da UFPI, com destaque para a organização dos tempos e espaços formativos. O evento proporcionou mais um momento de rica troca de saberes entre coordenadores(as) e formadores(as), reverberando na seleção de estratégias e dinâmicas formativas necessárias para o aprimoramento da qualidade do ensino. Confira a programação completa, o vídeo e mais fotos do evento:
PARFOR/PARFOR Equidade UFPI: Resultado final da seleção para Professor (a) Formador (a), Formador (a) Intérprete e Monitor (a) de Inclusão
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), por meio da Coordenadoria de Seleção e Programas Especiais (CSPE) e da Coordenação Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), torna público o resultado parcial do processo seletivo simplificado de Professor(a) Formador(a), Formador(a) Intérprete e Monitor(a) de Inclusão para atuarem nos cursos ofertados pelo Programa, no período letivo 2025.2, como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Confira o resultado da seleção: Resultado final – Professor(a) Formador(a). Resultado final - Formador(a) Intérprete. Resultado final - Monitor(a) de Inclusão. Errata ao Edital N° 55/2025 - número de vagas. Cronograma atualizado em 11/12/2015. Informações sobre o evento de Formação Pedagógica: Nos termos do item 4.7 do Edital N° 55/2025, "O(a) candidato(a) selecionado(a) deverá participar, obrigatoriamente, de evento de formação pedagógica que abordará a logística de funcionamento do Programa e as orientações necessárias para o planejamento das atividades do semestre letivo, tendo em vista a modalidade de oferta dos cursos do PARFOR/PARFOR Equidade no âmbito da UFPI”. Modalidade do evento: Presencial. Data do evento: 15 de dezembro de 2025 (segunda-feira). Local do evento: Cine Teatro da UFPI (Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina). Horário do evento: Manhã (8 às 12 horas) e Tarde (14 às 18 horas). Confira programação completa do evento de Formação Pedagógica. Vinculação ao Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA): Para fins de vinculação ao Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA) e recebimento de bolsas, os candidatos selecionados deverão enviar para o e-mail do processo seletivo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), até o dia 19/11/2025 (prazo máximo), conforme previsto no cronograma da seleção, os seguintes documentos: a. Plano de Ensino contendo o Cronograma de Atividades de Disciplina (Anexo IX do Edital); b. Caderno de Apoio Pedagógico (Anexo X do Edital); c. Plano de Trabalho do Professor Formador do PARFOR/PARFOR Equidade da UFPI referente às atividades complementares a serem desenvolvidas no âmbito do SIMPARFOR - Seminário Interdisciplinar do PARFOR ou do INTERPARFOR - Seminário Intercultural do PARFOR Equidade (Anexo XI do Edital); d. Ficha de Cadastro e Termo de Compromisso do Bolsista (Anexo XII do Edital). Para mais informações, acesse: seletivoparforufpi.com.br.
PARFOR/PARFOR Equidade UFPI: Resultado parcial da seleção para Professor (a) Formador (a), Formador (a) Intérprete e Monitor (a) de Inclusão
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), por meio da Coordenadoria de Seleção e Programas Especiais (CSPE) e da Coordenação Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), torna público o resultado parcial do processo seletivo simplificado de Professor(a) Formador(a), Formador(a) Intérprete e Monitor(a) de Inclusão para atuarem nos cursos ofertados pelo Programa, no período letivo 2025.2, como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Confira o resultado da seleção: Resultado da interposição de recursos ao resultado parcial da seleção. Resultado parcial – Professor(a) Formador(a). Resultado parcial - Formador(a) Intérprete Resultado parcial - Monitor(a) de Inclusão. Errata ao Edital N° 55/2025 - número de vagas. Atenção aos prazos! • Prazo para interposição de recursos ao resultado da seleção: até às 18 horas do dia 12 de dezembro de 2025. • Publicação do resultado da interposição de recursos: dia 12/12/2025, a partir das 20 horas. • Publicação do resultado final e convocação dos candidatos(as) classificados(as): dia 12/12/2025, a partir das 20 horas. Confira cronograma atualizado em 11/12/2025. Informações sobre o evento de Formação Pedagógica: Nos termos do item 4.7 do Edital N° 55/2025, "O(a) candidato(a) selecionado(a) deverá participar, obrigatoriamente, de evento de formação pedagógica que abordará a logística de funcionamento do Programa e as orientações necessárias para o planejamento das atividades do semestre letivo, tendo em vista a modalidade de oferta dos cursos do PARFOR/PARFOR Equidade no âmbito da UFPI”. Modalidade do evento: Presencial. Data do evento: 15 de dezembro de 2025 (segunda-feira). Local do evento: Cine Teatro da UFPI (Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina). Horário do evento: Manhã (8 às 12 horas) e Tarde (14 às 18 horas). Confira programação completa do evento de Formação Pedagógica. Vinculação ao Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA): Para fins de vinculação ao Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA) e recebimento de bolsas, os candidatos selecionados deverão enviar para o e-mail do processo seletivo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), até o dia 19/11/2025 (prazo máximo), conforme previsto no cronograma da seleção, os seguintes documentos: a. Plano de Ensino contendo o Cronograma de Atividades de Disciplina (Anexo IX do Edital); b. Caderno de Apoio Pedagógico (Anexo X do Edital); c. Plano de Trabalho do Professor Formador do PARFOR/PARFOR Equidade da UFPI referente às atividades complementares a serem desenvolvidas no âmbito do SIMPARFOR - Seminário Interdisciplinar do PARFOR ou do INTERPARFOR - Seminário Intercultural do PARFOR EQUIDADE (Anexo XI do Edital); d. Ficha de Cadastro e Termo de Compromisso do Bolsista (Anexo XII do Edital). Para mais informações, acesse: seletivoparforufpi.com.br.
Cursistas de Educação Especial Inclusiva de Luzilândia desenvolvem projeto de extensão sobre políticas públicas de educação inclusiva na região
Um grupo de cursistas de Educação Especial Inclusiva, do Polo do PARFOR/UFPI de Luzilândia, está desenvolvendo um trabalho de extensão em escolas e entidades, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), do município e de cidades vizinhas, com foco em políticas públicas voltadas para a educação inclusiva. A iniciativa surgiu durante a disciplina Ensino e Consultoria Colaborativa, ministrada pela Profa. Benedita Severina de Sousa. Cursistas com alunos da U.E. Duca Leal - Zona rural de Murici dos Portelas As ações e práticas desenvolvidas com os alunos são voltadas à promoção da autonomia, comunicação, socialização e desenvolvimento pedagógico. Além disso, os cursistas promovem palestras para professores, equipe de apoio, pais e comunidade em geral, bem como também, formação direcionada aos profissionais de apoio, abordando temas relevantes como: capacitismo, diversidade, empatia, respeito e equidade. Durante formação no município de Morro do Chapéu O primeiro trabalho ocorreu na U. E. Duca Leal, localizada na zona rural de Murici dos Portelas. Em seguida, os cursistas foram convidados para desenvolver uma ação na APAE do mesmo munícipio. Outra cidade que também já recebeu a visita do grupo é Morro do Chapéu do Piauí. Os alunos receberam, ainda, o convite para estar na APAE de Joaquim Pires e também no município de Caxingó. O grupo é formado pelos cursistas: Dionato Braga Lira, Jackson Lima Abreu, Luzia Ramos Castro, Maria das Dores Ramos da Silva, Maria Suzete Pereira Nunes de Sousa. Segundo eles, essa experiência fez com que percebessem o quanto a sociedade ainda precisa adotar um olhar mais sensível e comprometido em relação à inclusão, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar, buscando superar as barreiras físicas, pedagógicas e, sobretudo, atitudinais que ainda limitam a participação plena de muitas pessoas. Ação desenvolvida na APAE de Murici dos Portelas “Foi um trabalho que iniciou em sala de aula e que vem crescendo a cada ação desenvolvida. Esperamos poder expandi-lo cada vez mais, para que os conhecimentos que temos adquirido durante o curso possam ser levados para mais pessoas e que, assim, possamos contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Recebemos o depoimento de muitos pais e alunos nos agradecendo pelo trabalho realizado e isso nos mostra que estamos no caminho certo e nos motiva a continuar. Gostaríamos de deixar nosso agradecimento a todos que colaboraram para que o projeto acontecesse”, afirma o cursista Jackson Lima Abreu. Cursista Jackson Lima Abreu e aluno durante atividade Para a Profa. Estefânia Abreu, Coordenadora do Polo de Luzilândia, esse trabalho que vem sendo desenvolvido pelos cursistas é de fundamental importância. “Está havendo um processo de conscientização por meio de palestras voltadas para temas importantes sobre como trabalhar com a criança em sala de aula regular, como trabalhar o auxiliar dentro da sala, pois é importante essa interação do professor titular, professor de apoio e professor auxiliar dentro das políticas públicas para o desenvolvimento e a evolução positiva dos nossos alunos das salas regulares. Os cursistas da educação especial estão levando para as comunidades, tanto da zona urbana como da zona rural, conhecimentos sobre as políticas públicas em desenvolvimento para a evolução positiva dos nossos alunados da rede”. Práticas visam a promoção da autonomia, comunicação, socialização e desenvolvimento pedagógico A Coordenadora do Curso de Educação Especial Inclusiva, Profa. Ana Valéria Fortes, enfatiza que: “É com imensa alegria que vemos alunos do PARFOR Equidade, particularmente do Curso de Educação Especial Inclusiva, compartilhando conhecimentos, de modo a ampliar a compreensão da relevância da inclusão escolar em todos os níveis de ensino. A palestra realizada ocorreu em outro município, expandindo a proposta do curso e promovendo a participação de outros professores. Parabenizo os discentes pela iniciativa, comprometimento e dedicação”, destaca. Palestras abordam temas importantes sobre educação especial Parabenizando os cursistas pela iniciativa, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, ressalta que o Programa incentiva ações como essa. “A extensão universitária é muito mais do que uma simples atividade extracurricular, é um compromisso fundamental das instituições de ensino superior com a comunidade circundante. Além disso, complementa a formação acadêmica com aprendizados que vão além das salas de aula”. Formações buscam promover a conscientização sobre as práticas inclusivas A Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI, Profa. Lucineide Morais, reitera que a Universidade vivencia um novo momento com a chegada dos cursos do PARFOR Equidade. “Acompanhamos de fato a implantação de uma educação para a equidade social, com a construção de um processo formativo que integra a academia a espaços que ela nunca havia chegado antes, ampliando os saberes e fortalecendo a inclusão e a equidade”, complementa. Confira mais fotos: