Os cursistas de Letras-Libras do PARFOR/UFPI, Polo de Teresina, têm vivenciado uma experiência formativa de grande relevância por meio das Atividades Curriculares de Extensão (ACE), com foco na temática geral: Educação, Direitos Humanos e Cidadania. Essa vivência tem se concretizado em ações práticas, realizadas em escolas públicas de educação básica, que têm como centralidade a promoção dos Direitos Humanos e a Educação de Crianças Surdas.
Realização de evento de extensão em escola municipal de Timon (MA)
Segundo a Profa. Marli Clementino, Coordenadora Geral de Graduação (PREG/UFPI) e ministrante do componente curricular, duas frentes de atuação se destacaram nesse processo: uma voltada para o debate sobre os Direitos Humanos e a inclusão de crianças surdas na educação básica, e outra intitulada “Da Invisibilidade à Garantia do Direito: o caso das Crianças Surdas em Tutóia – Maranhão”, que lançou luz sobre uma realidade muitas vezes silenciada. As ações envolveram a realização de palestras e rodas de conversa que não apenas mobilizaram as comunidades escolares, mas também alcançaram as famílias e o poder público municipal, ampliando o alcance e o impacto das discussões.
Evento realizado em escola municipal de Tutóia (MA)
“Os acadêmicos tiveram a oportunidade de integrar teoria e prática de maneira efetiva, compreendendo a extensão como um espaço de diálogo entre universidade e sociedade. Tais experiências são fundamentais não apenas para a formação crítica e cidadã dos estudantes, mas sobretudo para a garantia de que crianças e jovens surdos tenham assegurado o seu direito à educação, em um ambiente que respeite suas especificidades linguísticas e culturais. Essa interação entre universidade, escola e comunidade demonstra o poder transformador da extensão universitária. Ao assumirem um papel ativo na defesa dos direitos das pessoas surdas, os/as estudantes do Curso de Letras Libras do PARFOR/UFPI ampliam sua formação acadêmica e humana, ao mesmo tempo em que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática. Nesse processo, toda a sociedade ganha, seja pela visibilidade das questões das pessoas surdas, seja pelo fortalecimento das políticas públicas em educação e direitos humanos”, destacou a Profa. Marli.
Profa. Marli Clementino, Coordenadora Geral de Graduação (PREG/UFPI) e ministrante da disciplina de ACE
A primeira ação foi desenvolvida no dia 04 de abril, na U.I. José Ramos, em Tutóia (MA). O evento “Da invisibilidade à garantia do direito: o caso dos surdos em Tutóia”, contou com a realização de palestras de diversos profissionais como o Secretário Adjunto da Secretaria de Assistência Social do município, Vinícius Damasceno, o Secretário Adjunto de Administração, Rogério do Vale, a advogada Gerlane Boss, a psicóloga Giuliana Santos e a enfermeira Alexandra Gomes.
Evento de extensão “Da invisibilidade à garantia do direito: o caso dos surdos em Tutóia”
A segunda ação ocorreu na Escola Municipal Urbano de Sousa Martins, em Timon (MA), no dia 10 de abril, com realização da Oficina “Diretos Humanos e Educação de Crianças Surdas”. O evento contou com a palestra de Iago Veras, professor surdo, mestre em Estudos da Linguagem (UFRN). Na ocasião, o professor relatou sua trajetória e destacou aspectos legais, como o Decreto nº 5.626/2005, que regulamenta a Lei de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e assegura o direito à educação bilíngue para surdos, promovendo o uso da Libras como primeira língua e o Português segunda língua. “Os professores precisam promover a compreensão da Libras como direito linguístico, sensibilizara educadores e comunidade escolar sobre práticas inclusivas, e compartilhar estratégias pedagógicas que respeitem a identidade surda e favoreçam o aprendizado”, explicou.
Prof. Iago Veras durante realização de oficina
Convidada para participar da Oficina, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, falou sobre a importância da educação inclusiva, um dos princípios norteadores do Programa. “Não é possível propagarmos a ideia de um projeto formativo que visa uma educação cidadã, se não incluirmos todos. E neste caso particularmente, se não incluirmos as pessoas com surdez. Este evento é um momento excelente, sobretudo, de reflexão de como nós educadores precisamos ter essa preocupação de incluir todos os alunos. Para nós que fazemos a UFPI, é sempre uma satisfação acompanharmos esses momentos, pois representam a concretização dos nossos esforços em oferecer um processo formativo de professores da educação básica que tenha como eixo norteador a cidadania”.
Profa. Glória Ferro falou sobre importância da educação inclusiva
Para a cursista Valdenete Soares, a experiência de extensão é fundamental para a construção de uma formação sólida e contextualizada. “Essa prática proporciona aos alunos a oportunidade de vivenciar a realidade das comunidades surdas, permitindo que desenvolvam habilidades práticas e teóricas que vão além da sala de aula. Por meio da extensão, os cursistas têm acesso a experiências enriquecedoras que promovem a reflexão crítica sobre a inclusão e os direitos das pessoas surdas. Essa interação direta com a comunidade possibilita o aprendizado sobre as necessidades, desafios e riquezas culturais do universo surdo, contribuindo para uma formação mais humanizada e comprometida com a diversidade. Além disso, favorecem o desenvolvimento de competências pedagógicas essenciais para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), como a adaptação de metodologias e a criação de materiais didáticos inclusivos”.
Valdenete (primeira da esquerda para direita) e colegas de curso durante evento em Tutóia (MA)
A Coordenadora do curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes, avalia que cada vez mais o curso tem consolidado suas práticas extensionistas. “É muito interessante observar como os cursistas têm adquirido autonomia para o desenvolvimento das ações, realizando atividades junto às suas comunidades, compartilhando e produzindo conhecimentos acerca da língua de sinais e dos processos de inclusão”, enfatizou.
Confira mais fotos dos eventos:
Profa. Glória Ferro, Prof. Iago Veras e cursistas de Letras-Libras durante evento em Teresina
Prof. Iago Veras promoveu dinâmicas com alunos surdos
Evento realizado na Escola Municipal Urbano de Sousa Martins, em Timon (MA)
Evento realizado na Escola Municipal Urbano de Sousa Martins, em Timon (MA)
Cursistas, alunos surdos e Secretário Adjunto de Administração de Tutóia, Rogério do Vale
Durante evento realizado na U.I. José Ramos, em Tutóia (MA)
Durante evento realizado na U.I. José Ramos, em Tutóia (MA)