





Fortalecimento do Parfor/UFPI é tema de reunião na Reitoria com representante da Capes
A Reitoria da Universidade Federal do Piauí recebeu visita institucional da Coordenação de Programas de Formação de Profissionais do Magistério (CFOR) da Capes para fortalecer interlocução, estreitar laços e compartilhar experiências da Universidade na oferta de turmas do Parfor e Parfor Equidade. A Reitora Nadir Nogueira, ao lado da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Gardênia Pinheiro, e da Coordenadora Institucional do Parfor UFPI, recebeu para diálogo o Coordenador do CFOR, Alex Soares de Araújo. Em sua fala, a Reitora Nadir Nogueira enfatizou que compartilhar experiências fortalecem o Parfor e o Parfor Equidade, em um esforço para promover inclusão e mitigar disparidades sociais. Reitora da UFPI, Nadir Nogueira “O papel da Universidade é incluir pela educação. E a UFPI abraça essa proposta de formar comunidades indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco, já como demanda... É muito importante contar com apoio da Capes na continuidade da implementação dessa política, que está dando certo, em um momento em que o País vive a ameaça de um apagão nas licenciaturas”, avaliou a Reitora. No Piauí, o Coordenador da CFOR/Capes participa de atividades do XVIII Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR). Ele esteve presente nesta quinta (29), em Teresina, e segue agenda com equipes da Universidade para visitas in loco nas Cidades de Miguel Alves, maior pólo formador de professores do estado, na sexta (30), e no sábado (31) conclui a programação na comunidade Nazaré, no município de Lagoa de São Francisco, em que estarão reunidas turmas dos polos de Pedro II e Piripiri para encerramento de atividades do semestre, com visita ao Museu Anízia Maria dos Povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty, o primeiro museu indígena do estado. Coordenador do CFOR/Capes, Alex Soares de Araújo “Essa viagem é muito importante pra gente conhecer a realidade local e como o Curso do Parfor Equidade está sendo implantado, já que está no primeiro semestre de atividades. É um momento significativo de escuta da coordenação institucional, dos coordenadores locais, dos professores formadores e dos alunos, que não somentes professores cursistas, mas também alunos da demanda social, como indígenas, quilombolas, população negra, parda, de surdos e também da educação especial inclusiva, com objetivo de conhecer melhor como ocorrem os processos, quais são os desafios e o que pode ser melhorado”, avalia Alex Morais, Coord. CFOR/CAPES. Com 15 anos de atuação na Universidade, o PARFOR/UFPI promove formação de professores por meio de 40 turmas, em 15 municípios e cerca de 1700 alunos ativos, tendo como Coordenadora Institucional, Glória Ferro. Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Gloria Ferro “Pretendemos fortalecer uma parceria que já existe há 15 anos de implantação na UFPI, estreitar relações entre a Administração Superior e equipes da Capes e aperfeiçoar o regime de colaboração que regula o Parfor, entre a Capes, as IEs e as secretarias municipais de educaçao, ponto que ainda carece de melhor detalhamento”, avaliou Gloria Ferro, coordenadora Institucional do Parfor/UFPI. Presente à reunião, a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Gardênia Pinheiro, destacou o impacto social que o Parfor/UFPI tem na transformação da Educação do Piauí, construindo oportunidades mais igualitárias para formação de professores. E que as discussões sobre as experiências vividas fortalecem a construção conjunta de soluções aos desafios enfrentados nos programas. “Ter o Alex aqui é importante para estreitar laços com a Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica da Capes e saber que, de alguma forma, as dificuldades apresentadas podem ser ouvidas”, completou a Pró-Reitora. Tambem estiveram presentes à reunião, o coordenador-adjunto do Parfor, João Benvindo de Moura; a coordenadora-adjunta do Parfor Equidade, Lucineide Morais; a Coordenadora de Graduação da PREG, Marli Clementino; o Coordenador de Seleção e Programas Especiais, Willian Mikio Kurita Matsumura; e o Coordenador Acadêmico, Edivan Vieira.

UFPI participa de Encontro Nacional para discutir desafios e perspectivas de fortalecimento do PARFOR
Entre os dias 21 e 23 de maio, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) realizou a quarta edição do Encontro Nacional do PARFOR, com o tema “Consolidando Conquistas e Renovando o Compromisso com a Equidade na Formação de Professores”. Realizado em Brasília, o evento reuniu 200 participantes de todo o Brasil e celebrou os 16 anos de implantação do Programa. Participaram coordenadores institucionais e representantes de Instituições de Ensino Superior (IES), de secretarias municipais e estaduais de Educação e do Ministério da Educação (MEC), alunos, professores e parceiros que colaboram com o Programa. Comitiva da UFPI com a Coordenadora Geral de Formação de Docentes e Valorização das Licenciaturas (DEB/CAPES), Lorena Lins Da UFPI, estiveram presentes a Coordenadora Geral de Graduação (PREG/UFPI), Profa. Marli Clementino; o Coordenador de Seleção e Programas Especiais (PREG/UFPI), Prof. Willian Matsumura; a Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI; a Profa. Lucineide Morais, Coordenadora Adjunta do PARFOR EQUIDADE/UFPI; o Coordenador do curso de Educação Escolar Quilombola, Prof. Ariosto Moura; a Profa. Vanessa Guedes, professora formadora do curso de Educação Bilíngue de Surdos/Polo de Pedro II; Islane Sousa, cursista de Educação Bilíngue de Surdos/Polo de Pedro II; Nanildes Xavier, cursista de História/Polo de Miguel Alves; a Profa. Rosinete Oliveira, Secretária de Educação de Miguel Alves, e a Profa. Rita Rodrigues, Secretária de Educação de Baixa Grande e cursista de Educação Especial Inclusiva/Polo de Uruçuí. Equipe da UFPI com a Reitora Nadir Nogueira antes do embarque para Brasília "O Encontro Nacional do PARFOR foi uma formação e o congraçamento dos 16 anos de existência do Programa. E no caso da UFPI, que há 15 anos oferta o PARFOR em parceria com o sistema Estadual e Municipal de Educação, também foi um processo de projeção da continuidade dessa política de formação fundamental em nosso país e no Estado do Piauí", afirma a Profa. Marli Clementino. Segundo o Prof. Willian Matsumura, foi muito gratificante e proveitosa a participação da UFPI no evento. “Nesses eventos que congregam dezenas de instituições de ensino superior do Brasil, sempre aproveitamos para conhecer e dialogar com nossos colegas sobre as atividades realizadas para nos inspirar em desenvolver na UFPI práticas exitosas. Entretanto, a UFPI foi uma das IES mais procuradas e citadas como exemplo de condução do Programa e desenvolvimento das atividades relacionadas ao PARFOR. Este reconhecimento nos mostra a competência e eficiência de toda a equipe do PARFOR/UFPI, coordenada pela Profa. Glória Ferro, que mais uma vez, está de parabéns pelo exemplo de um trabalho com seriedade, transparência e, acima de tudo, muito humanizado". Prof. Willian acompanha apresentação da cursista Islane Sousa A Profa. Glória Ferro reitera a importância do evento para ampliar a discussão sobre os desafios e perspectivas do PARFOR no cenário atual. “Em momentos como esse, nós podemos realizar uma melhor avaliação das suas contribuições do Programa para a formação de professores e o impacto na promoção de uma educação interdisciplinar, equânime e inclusiva. É com muita alegria que nós estamos aqui, representando a UFPI, trocando experiências e adquirindo conhecimentos com representantes do Programa de todo o país. Que possamos avançar cada vez mais na construção de uma educação humanizada e transformadora”, destaca. Professoras Glória Ferro e Lucineide Morais com o cursista Nanildes Xavier Para a Profa. Lucineide Morais, o IV Encontro Nacional do PARFOR foi um momento de celebração e uma importante ocasião para avaliar, propor ajustes e planejar novos de rumos para o Programa. “Penso que a diversidade de políticas de formação de professores no Brasil, especialmente para atuar no contexto da educação pública, são fundamentais e cada vez mais necessárias. E nesse particular, destaco a implementação do PARFOR EQUIDADE, dentro do PARFOR tradicional, uma política de formação voltada para atender a segmentos sociais historicamente marginalizados e que, por apresentarem perfis muito específicos, representam desafios ainda maiores. Devido a essas especificidades, questões do PARFOR EQUIDADE foram objeto de discussão em todos os grupos de trabalho. Voltei gratificada pela experiência e pelas contribuições para aprimorar nosso trabalho aqui no PARFOR da UFPI”. Professoras Glória Ferro e Lucineide Morais com a cursista Islane Sousa O Prof. Ariosto Moura ressalta que os trabalhos apresentados são indicadores positivos de que o PARFOR está no caminho certo. “Em especial, o PARFOR EQUIDADE, recentemente implantado pela CAPES, demonstra ser um programa sustentável, viável e que trará grandes transformações de acessibilidade e equidade para as populações indígenas, quilombolas, surdas e pessoas com deficiência. Nesse sentido, a Universidade Federal, com a representação significativa, apresentou os trabalhos desenvolvidos no PARFOR EQUIDADE, o que foi muito bem aceito, significativo. Só temos que referendar e agradecer à gestão e à Coordenação Institucional que têm desenvolvido um excelente trabalho na condução desse Programa”. Prof. Ariosto Moura durante evento A Profa. Vanessa Guedes, que orientou o trabalho “Cultura e inclusão em Pedro II – PI: a construção de um sinalário em Libras”, apresentado pela cursista de Educação Bilíngue de Surdos, Islane Sousa, enfatiza que "a vivência em Brasília trouxe não somente o contato com as nuances pertinentes ao PARFOR, mas também sobre toda a educação que busca o melhor em cada aluno. Todas as partilhas foram riquíssimas e me proporcionaram uma perspectiva ampliada de onde estamos e para onde vamos dentro da educação”, avalia. Professoras Islane Sousa, Vanessa Guedes, Glória Ferro e Lucineide Morais A cursista Islane Sousa relata que o evento foi uma experiência única na sua trajetória pessoal e profissional. “Primeiramente, gostaria de expressar minha gratidão à equipe do PARFOR/PARFOR EQUIDADE, em nome da Profa. Glória Ferro e do Prof. William Matsumura, pela oportunidade. Como educadora da rede básica do meu município, pude perceber e reconhecer o papel das universidades federais, principalmente por meio de programas como o PARFOR, na transformação de vidas. O compromisso da CAPES com uma educação humanizada, sensibilizadora e práxis transformadora, é algo que precisa ser levado adiante. Todos que fazem parte da equipe estão de parabéns. A Islane que saiu do auditório da CAPES não é a mesma que entrou”. Professoras Glória Ferro e Lucineide Morais com os cursistas Nanildes Xavier e Islane Sousa A Profa. Rita Rodrigues, Secretária de Educação de Baixa Grande e cursista de Educação Especial Inclusiva/Polo de Uruçuí, menciona que o IV Encontro Nacional foi um momento extremamente enriquecedor. “Tive a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, trocar experiências e refletir sobre práticas que contribuem significativamente para minha formação acadêmica e profissional. Saio desse encontro mais motivada e preparada para enfrentar os desafios da educação, levando comigo aprendizados que, sem dúvida, farão diferença na minha atuação”, disse. Professoras Rosinete Oliveira, Lucineide Morais, Glória Ferro, Rita Rodrigues e o cursista Nanildes Xavier Durante o evento, o cursista Nanildes Xavier apresentou a exposição fotográfica “Cotidiano Plural: O Brasil Multicultural Pelas Lentes dos Alunos”, desenvolvida durante a disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE), com alunos do 2º ano do Ceti Cecília Lacerda. “Estar ao lado de tantos profissionais dedicados da educação, discutindo o futuro do ensino no Brasil, foi incrível. Pude compreender a grandiosidade do PARFOR e dimensionar o impacto que ele causa na vida de pessoas de realidades tão diversas em todo o país. Tive a honra de expor o trabalho que ajudei a desenvolver e participei de uma oficina, onde sugeri a criação de uma casa de apoio para estudantes da zona rural que precisam ficar na cidade durante o período letivo. Agradeço à Profa. Glória Ferro por acreditar no potencial do nosso trabalho, ao meu grupo incansável, à turma do 2º Ano A do Ceti Cecília Lacerda, ao coordenador do meu curso, Francisco Vilanova, ao professor Francivaldo Pereira, da disciplina de ACE, e à Lorena Damasceno pela oportunidade”. Nanildes Xavier durante exposição fotográfica “Cotidiano Plural: O Brasil Multicultural Pelas Lentes dos Alunos” A Profa. Rosinete Oliveira, Secretária de Educação de Miguel Alves, afirma que o conhecimento adquirido e as experiências compartilhadas ampliaram a sua visão para compreender a dimensão e a importância do PARFOR. “Isso me impulsiona a trabalhar para melhorar ainda mais o regime de colaboração no meu município e continuar, enquanto for necessário, com essa parceria com a UFPI para manter o PARFOR em Miguel Alves, uma vez que ele é ferramenta fundamental para aperfeiçoar a formação dos nossos professores e impactar nos resultados de aprendizagem dos alunos da nossa rede de ensino. Gratidão à Dra. Glória Ferro, ao Dr. Willian Matsumura e a todos que contribuem para o fortalecimento PARFOR em nossa cidade”. Exposição fotográfica “Cotidiano Plural: O Brasil Multicultural Pelas Lentes dos Alunos” Confira mais fotos:

XVIII SIMPARFOR e I INTERPARFOR: UFPI promove eventos nos Polos de Castelo do Piauí, Luzilândia e Batalha
Realização do evento no Polo de Castelo do Piauí Seguindo com a programação da XVIII edição do Seminário interdisciplinar do PARFOR/UFPI (SIMPARFOR) e da I edição do Seminário Intercultural do PARFOR EQUIDADAE/UFPI (I INTERPARFOR), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou nos dias 22, 23 e 24 de maio, os eventos nos Polos de Castelo do Piauí, Luzilândia e Batalha, respectivamente. Realização do evento no Polo de Luzilândia Com o tema “Diálogos interculturais na educação: entrelaçando saberes sobre ancestralidade, diversidade e inclusão”, os eventos visam a socialização de experiências e reflexões sobre os contextos de formação e atuação dos professores da educação básica, focalizando os desafios e possibilidades encontrados nas pesquisas e práticas interculturais/interdisciplinares desenvolvidas nos cursos do PARFOR/PARFOR EQUIDADE da UFPI. Realização do evento no Polo de Batalha Apesar de não poderem estar presentes nos Seminários, devido à participação no Encontro Nacional do PARFOR, realizado na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em Brasília, entre os dias 21 e 23 de maio, as Coordenadoras do PARFOR/UFPI e do PARFOR EQUIDADE/UFPI, Profa. Glória Ferro e Profa. Lucineide Morais, parabenizaram todos os envolvidos e ressaltaram a alegria pelo sucesso na realização dos eventos. Eventos reuniram cursistas, professores e comunidade Falando em nome da Coordenação do PARFOR/UFPI, a Profa. Maraisa Lopes, Coordenadora do curso de Letras-Libras, ressaltou a importância do momento para a formação dos cursistas. “O SIMPARFOR e o INTERPARFOR visam proporcionar aos cursistas a vivência acadêmica desde o início da graduação. Portanto, aproveitem bastante esse momento, que representa uma oportunidade de troca de conhecimentos, pois vocês poderão assistir outros trabalhos, ouvir outros colegas e professores também. Esse momento de compartilhamento do que vocês construíram ao longo do semestre é extremamente importante para construir cada um de vocês enquanto profissionais”. Profa. Maraisa Lopes, Coordenadora do curso de Letras-Libras O Coordenador do Polo de Batalha, Prof. Milton Pereira, destacou a satisfação pela realização do I INTERPARFOR, juntamente com a XVIII edição do SIMPARFOR. O Polo oferta os cursos de Educação Física, Letras-Libras, Letras Português e Pedagogia pelo PARFOR de vanguarda, e Educação Escolar Quilombola pelo PARFOR EQUIDADE. “Nós estamos muito felizes em recebê-los no nosso Polo e este é um momento muito aguardado por todos nós, pois representa a culminância do trabalho desenvolvido ao longo do semestre, com a teoria vista em sala de aula e as atividades de extensão desenvolvidas nas escolas. Por isso, os eventos são tão importantes para a formação dos nossos cursistas”, afirmou. Prof. Milton Pereira, Coordenador do Polo de Batalha Parabenizado os cursistas pelo empenho e dedicação na realização dos trabalhos, a professora formadora Aliny Cardoso, que ministrou a disciplina de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura na turma de Letras Português, do Polo de Castelo do Piauí, enfatizou que: “mais uma orientação de pesquisa concluída e as apresentações dos trabalhos foram finalizadas com muito êxito e sensação de dever cumprido. Muito orgulho”. Profa. Aliny Cardoso (primeira da direita para esquerda), cursistas e demais professores formadores Em sua quarta edição de SIMPARFOR, a cursista de Educação Física, do Polo de Luzilândia, Ivanária Silva, afirma que a cada semestre o evento só melhora. “Para mim, esta edição foi ainda melhor que a anterior, tanto pela organização, como pela experiência que vamos adquirindo a cada período. Além disso, meu grupo trabalhou uma temática muito importante, que salva vidas, que é a questão dos primeiros socorros. Nós realizamos uma capacitação em uma escola do município, que envolveu toda a comunidade escolar”, explicou. Ivanária Silva (primeira da esquerda para direita) e colegas durante apresentação Os eventos contaram com a participação de autoridades municipais e lideranças quilombolas. Em Luzilândia, a Secretária de Educação de Luzilândia, Laiana Fenelon, reiterou o apoio ao Programa e relatou os avanços que a Educação do município já conquistou após a implantação do PARFOR. “Nós somos muito felizes por termos o PARFOR em nossa cidade. A educação realmente transforma, e eu posso afirmar com muita alegria que essa transformação já tem resultados, pois a educação municipal tem crescido graças ao trabalho de vocês, professores. Nosso agradecimento a todos e vamos continuar juntos, firmes e de mão dadas para continuar transformando vidas por meio da educação”. Prof. Fábio Soares (Coord. do Curso de Educação Física), Profa. Maria Lemos (Coord. do Curso de Pedagogia), Profa. Ana Valéria Fortes (Coord. do Curso de Educação Especial Inclusiva), Profa. Estefania Abreu (Coord. do Polo de Luzilândia), Profa. Maraisa Lopes e Profa. Laiana Fenelon Dentre as lideranças quilombolas que participaram, estão: o Sr. Lucimar Pereira da Silva, da Comunidade Quilombola Carnaúba Amarela, município de Batalha; Sr. Elzo da Silva Carvalho, da Comunidade Quilombola Estreito, município de Batalha; José Carlos Pereira da Silva, da Comunidade Quilombola Manga/lús, município de Batalha; Sr. Francisco José Lopes, da Comunidade Quilombola Lagoa da Serra, Município de Batalha; Sr. Antônio Souza Silva - Representante da Comunidade Quilombola Olho D'água dos Negros, município de Esperantina; e Sra. Tereza Duarte, da Comunidade Quilombola Curralinhos, município de Esperantina. Lideranças quilombolas acompanharam apresentações dos trabalhos dos cursistas em Batalha José Carlos Pereira da Silva, da Comunidade Quilombola Manga/lús e cursista de Educação Escolar Quilombola do Polo de Batalha, avaliou a experiência. “Está sendo uma oportunidade incrível fazer parte da primeira turma desse curso que entrará para a história. A Universidade está de parabéns por nos proporcionar esse curso aqui em Batalha, que atende não só o nosso território e município, mas também o território dos Cocais, nos trará inúmeros benefícios e conhecimentos”. Grupo de José Carlos com professores formadores após apresentação Acesse o site: parforufpi.com.br para mais informações. Confira o vídeo e mais fotos dos eventos: Turma de Geografia - Polo de Castelo do Piauí Turma de Geografia - Polo de Castelo do Piauí Turma de Pedagogia - Polo de Castelo do Piauí Turma de Letras Português - Polo de Castelo do Piauí Turma de Pedagogia - Polo de Castelo do Piauí Turma de Educação Especial Inclusiva - Polo de Luzilândia Turma de Pedagogia - Polo de Luzilândia Turma de Educação Física - Polo de Luzilândia Turma de Educação Especial Inclusiva - Polo de Luzilândia Turma de Pedagogia - Polo de Luzilândia Realização do evento no Polo de Batalha Realização do evento no Polo de Batalha Turma de Letras-Libras - Polo de Batalha Turma de Pedagogia - Polo de Batalha Turma de Letras Português - Polo de Batalha Confira o cronograma de realização dos eventos: SIMPARFOR: Floriano (08/05/2025) - Programação I Transmissão ao vivo - Abertura I Roda de Diálogo; Currais-Sede (10/05/2025) - Programação; Castelo do Piauí (22/05/2025) - Programação I Transmissão ao vivo; Luzilândia (23/05/2025) - Programação I Transmissão ao vivo; Batalha (24/05/2025) - Programação Transmissão ao vivo; Teresina (29/05/2025) - Programação; Miguel Alves (30/05/2025) - Programação; Pedro II e Piripiri (Lagoa de São Francisco/Comunidade Nazaré: 31/05/2025) - Programação. INTERPARFOR: Floriano e Picos (realização Polo de Floriano - 08/05/2025) - Programação I Transmissão ao vivo - Abertura I Roda de Diálogo; Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí (realização Polo de Baixa Grande do Ribeiro - 09/05/2025) - Programação I Transmissão ao vivo - Abertura I Roda de Diálogo; Currais/sede (10/05/2025) - Programação; Currais/Laranjeiras (10/05/2025) - Programação; Isaías Coelho e Paulistana (realização Polo de Paulistana/Barro Vermelho - 15/05/2025) - Programação I Transmissão ao vivo - Abertura I Roda de Diálogo; São João do Piauí e São Raimundo Nonato (realização Polo de São Raimundo Nonato/Quilombo Lagoa da Caraíba - 16/05/2025) - Programação I Transmissão ao vivo - Abertura I Roda de Diálogo; Luzilândia (23/05/2025) - Programação I Transmissão ao vivo; Batalha (24/05/2025) - Programação I Transmissão ao vivo; Teresina (29/05/2025) - Programação; Pedro II e Piripiri (Lagoa de São Francisco/Comunidade Nazaré - 31/05/2025) - Programação.

PARFOR/UFPI participa de evento em celebração dos 15 anos de implantação do Programa na Universidade Federal do Maranhão
Representando a Coordenação do PARFOR/UFPI, a Coordenadora do Curso de Geografia, Profa. Bartira Viana, participou do l Seminário Unificado do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Federal do Maranhão (PARFOR/UFMA). O evento, realizado em São Luís (MA), entre os dias 16 e 18 de maio, celebrou os 15 anos de implantação do Programa na instituição maranhense. Profa. Bartira Viana (terceira da esquerda para direita), coordenadores e representantes da CAPES O evento promoveu reflexões e debates sobre a formação de professores no âmbito dos programas PARFOR e PARFOR EQUIDADE, destacando sua relevância para a ampliação das discussões sobre educação em diversas áreas do conhecimento e para a inclusão de pessoas com deficiência, indígenas e quilombolas, contribuindo para a construção de práticas educativas mais equitativas e inclusivas. Evento discutiu desafios e conquistas do Programa “O I Seminário Integrado do PARFOR da UFMA, foi um evento significativo, que celebrou os 15 anos de implantação do PARFOR na UFMA. Foi uma oportunidade importante para refletir sobre a formação de professores e sua relação com a educação básica, promovendo a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, a partir da realização de palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalhos no formato de pôsteres”, enfatizou a Profa. Bartira. Profa. Bartira durante lançamento do livro do PARFOR 15 anos Parabenizando a instituição pela realização do evento, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, reiterou que eventos como esse são fundamentais, “pois ampliam a discussão sobre os desafios e perspectivas do Programa, permitindo uma melhor avaliação das suas contribuições para a formação de professores e o impacto na promoção de uma educação interdisciplinar, equânime e inclusiva”. Confira mais fotos: