Atividade Curricular de Extensão da turma de Pedagogia Intercultural Indígena do Polo de Piripiri
Visando estender os conhecimentos e recursos produzidos dentro da Universidade para além de seus muros e proporcionar aos estudantes experiências práticas e enriquecedoras, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), vem fortalecendo a cada semestre a extensão universitária. Prova disso são as ações desenvolvidas no âmbito da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE), componente curricular que integra o processo formativo dos cursistas desde o primeiro período letivo.
Evento realizado pela turma de Educação Bilíngue de Surdos de Teresina
A partir de temáticas emergenciais (Libras na vida familiar; diversidade cultural, história, memória e identidade étnica, processos de reconhecimento culturais e territoriais quilombolas e indígenas e sua intersecções com a ancestralidade etc.), as ações extensionistas promovem debates necessários dentro das escolas e na comunidade em geral.
Cursistas de Pedagogia Intercultural Indígena, do Polo de Baixa Grande do Ribeiro, resgataram elementos culturais
Em sua primeira ACE, os alunos dos cursos do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR EQUIDADE) da UFPI estão tendo a oportunidade de construir junto à sociedade ações que podem contribuir significativamente para a mudança social.
Turma de Educação Bilíngue de Surdos de Pedro II promoveu evento sobre Libras na vida familiar
No dia 21 de março, por exemplo, a turma de Educação Escolar Quilombola, do Polo de São João do Piauí, esteve presente na Feira “EDUCARTE: Celebrando as Trajetórias de Resistência das Mulheres Negras do Piauí". Os cursistas já haviam realizado uma feira como culminância da disciplina de ACE no quilombo Amarra Negro, no início deste mês. Ao apresentarem o projeto para o município, foram convidados a apresentá-lo também na EDUCARTE, feira realizada todos os anos pela Secretaria Municipal de Educação.
Cursistas de Educação Escolar Quilombola durante apresentação na Feira EDUCARTE
Para Josineto Pereira, cursista de Educação Escolar Quilombola, a feira foi um ato importante que precisa acontecer sempre. “Precisamos nos apresentar, nos mostrar, adentrar espaços que antes nos foram negados. A EDUCARTE trouxe a importância das diversidades culturais, objetivando a divulgação e o reconhecimento dos saberes ancestrais, com as feiras de artesanatos, gastronomia regional, danças afro, músicas, batuque do velho Brás e do Curral Velho”, avalia.
Josineto (segundo da esquerda para direita) e colegas apresentaram artesanato produzido em comunidades quilombolas
No sábado, dia 22 de março, mais eventos de ACE foram desenvolvidos. Dessa vez, pelos cursistas de Educação Bilíngue de Surdos, como o I Seminário de Educação Bilíngue de Surdos, no Polo de Teresina; Atividade Curricular de Extensão I – Libras na Família, em Floriano; o Colmeia Bilíngue, em Picos; e o Seminário “Comunicação em Libras: Estratégias para melhorar a interação entre a pessoa surda e sua família”, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Pedro II. Os eventos promoveram a inclusão e a acessibilidade, criando espaços de interação, com compartilhamento de experiências e conhecimentos, integrando pessoas surdas e ouvintes.
Cursistas de Educação Bilíngue de Surdos de Picos promoveram o evento Colmeia Bilíngue
A Coordenadora do Polo de Floriano, Profa. Delcimar Azevedo, relata que o curso de Educação Bilíngue de Surdos tem proporcionado mudanças significativas para a comunidade surda do município. “As ações do PARFOR na nossa cidade têm conseguido mudar consideravelmente a vida de pessoas como a senhora Adalzira Rezende, que emocionou a todos quando contou a história do seu filho Pedro. Certamente conseguiremos avançar cada vez mais, sempre no sentido de fortalecer a acessibilidade e a inclusão”.
Profa. Kelly Lemos, que ministrou a disciplina de ACE na turma de Floriano, e Profa. Delcimar Azevedo
Com o tema “História, memória e identidade étnica”, também no sábado (22), os cursistas de Pedagogia Intercultural Indígena, dos Polos de Baixa Grande do Ribeiro, Piripiri e Uruçuí, promoveram seus eventos de ACE. Segundo o Coordenador do curso, Prof. Raimundo Nonato Nascimento, foi um momento de celebração, tanto para os cursistas quanto para as comunidades envolvidas, principalmente, aquelas que sediaram as apresentações. “As atividades reforçaram a nossa convicção de que o curso de Pedagogia Intercultural Indígena, além de formar pedagogos, também está formando lideranças comunitárias e professores engajados e comprometidos com a luta dos povos originários. Foi emocionante ver que já no primeiro semestre, o curso está gerando transformações na vida dos cursistas e das comunidades. A UFPI está no caminho certo, cumprindo com sua função social, e o curso está atingido seus objetivos, que são o reconhecimento e a valorização da diversidade étnica, bem como a promoção do diálogo de saberes e a interculturalidade”.
Prof. Willian Matsumura (Coord. de Seleção e Programas Especiais - PREG/UFPI); Profa. Glória Ferro (Coord. Institucional do PARFOR/UFPI) e Profa. Lucineide Morais (Coord. Adjunta do PARFOR EQUIDADE/UFPI) também estiveram presentes no Polo de Piripiri
Parabenizando os cursistas pelas atividades desenvolvidas, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, ressalta que: “A extensão universitária é muito mais do que uma simples atividade extracurricular, é um compromisso fundamental das instituições de ensino superior com a comunidade circundante. Além disso, complementa a formação acadêmica com aprendizados que vão além das salas de aula”, destaca. “A Universidade vivencia um novo momento com a chegada dos cursos do PARFOR EQUIDADE, pois acompanhamos de fato a implantação de uma educação para a equidade social, com a construção de um processo formativo que integra a academia a espaços que ela nunca havia chegado antes, ampliando os saberes e fortalecendo a inclusão e a equidade”, complementa.
Confira mais fotos:
Cursista de Educação Escolar Quilombola, do Polo de São João do Piauí, durante oficina de tranças
Turma de Educação Bilíngue de Surdos, do Polo de Floriano, realizou evento sobre Libras na Família
Apresentação de cursistas de Pedagogia Intercultural Indígena do Polo de Uruçuí
Turma de Educação Bilíngue de Surdos, do Polo de Teresina, realizou I Seminário de Educação Bilíngue de Surdos