O “PARFOR Indica” é um projeto de incentivo à leitura do PARFOR/UFPI e inclui a indicação de obras literárias (livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas), de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas, configurando um espaço para compartilhar a sua opinião sobre obras que você leu e gostou muito, de modo a instigar a leitura dessas produções por outros leitores.
Hoje, trazemos a indicação da Profa. Alcionéa Brito. Trata-se do livro “A vida misteriosa dos matemáticos no mais profundo do Aleph”, de autoria do matemático, educador e escritor, Celso José da Costa, lançado pela Editora PoD.
SINOPSE:
A Vida Misteriosa dos Matemáticos é uma divertida fábula ambientada no Aleph, um lugar mágico, onde o tempo e o espaço não seguem as regras do mundo real. No Aleph, homens e mulheres, mentes matemáticas iluminadas de todos os tempos, bebem, discutem, falam de filosofia, do cotidiano e, lógico, da paixão comum pelos números.
Nos embates emergem também rivalidades, especialmente quando o assunto são as lendas inscritas no universo da criação matemática: a maçã caiu mesmo na cabeça de Newton? Arquimedes saiu correndo nu pelas ruas de Siracusa gritando Eureka, Eureca?
Nesse mundo paralelo, em permanente ebulição, a chegada de um visitante inesperado levanta a dúvida: como ele foi parar ali? Sonho? Delírio? Para descobrir embarque nessa instigante viagem e conviva com Pitágoras, Newton, Turing, Sophie Germain, Emile Noether, toda uma constelação de homens e mulheres que fizeram a matemática avançar dos cálculos na areia aos bytes e algoritmos dos computadores”.
SOBRE O AUTOR:
Celso José da Costa – Matemático, educador e escritor, é professor titular de matemática na Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui mestrado e doutorado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e foi condecorado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia-MCT com a ordem nacional do mérito científico na classe de Comendador. Foi professor visitante da Universitè de Chambery-França e da Universitè de Grenoble – França. Sua área de pesquisa em Matemática é Geometria Diferencial, em especial a teoria das superfícies mínimas. Em 1982 descobriu as equações de uma superfície mínima que atualmente leva o nome de Superfície Costa ou Costa’ Surface. Esta descoberta resolveu um problema aberto na área com 206 anos de existência. Em 2022 foi vencedor do prêmio LeYa com o romance “A Arte de Driblar Destinos”, obra publicada em Portugal em 2023.
O livro pode ser adquirido clicando aqui ou diretamente com o autor: @celsomatematico.