Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Òrgãos Suplementares
Início do conteúdo da página

Órgãos Suplementares

Imprimir
Publicado: Segunda, 12 de Setembro de 2016, 10h33

Os Órgãos Suplementares são destinados a oferecer apoio, no âmbito de sua competência, a mais de um Departamento por Centro ou a toda Universidade. São subordinados à Reitoria e têm Regulamento Próprio.

  • ASSESSORIA ESPECIAL PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS

A Assessoria Especial para Assuntos Internacionais é um órgão vinculado à Reitoria que tem como principal objetivo promover a internacionalização da Universidade Federal do Piauí. Através de parcerias com outras universidades e instituições acadêmicas, alunos, professores e técnicos têm a oportunidade de participar de projetos no exterior. Da mesma forma, os estrangeiros beneficiários dessas parcerias são acolhidos pela UFPI, recebendo apoio acadêmico e administrativo.

 

  • AUDITORIA INTERNA

 A Unidade de Auditoria Interna desta Instituição de Ensino Superior é vinculada, administrativamente, ao Conselho de Administração da Universidade Federal do Piauí – UFPI, estando sujeita à orientação normativa e supervisão técnica do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, através da Secretaria Federal de Controle, vinculada à Controladoria Geral da União – CGU, prestando apoio aos órgãos e às unidades que o integram, visando proporcionar qualidade dos trabalhos e efetividade nos resultados de auditoria, quanto à comprovação da legalidade e à avaliação dos resultados relativo à economicidade, à eficiência e à eficácia da gestão, notadamente em relação aos controles internos da instituição.

  • COMISSÃO PERMANENTE DE VESTIBULAR (COPESE)

A COPESE tem a missão de supervisionar e executar todas as atividades relativas a concursos públicos para a própria UFPI e para outras instituições (Governo do Estado do Piauí, Prefeituras Municipais, etc.) a processos seletivos específicos (Educação a Disância / Universidade Aberta do Brasil, Colégios Agrícolas da UFPI, ETC.), a programas especiais (E-Tec Brasil, Procampo, etc.) e a exames de proficiência de leitura em língua estrangeira (inglês, espanhol e francês).

 

  • OUVIDORIA

A Ouvidoria da UFPI é um canal de comunicação direta entre o usuário-cidadão e a Instituição. Tem a função de receber e encaminhar sugestões, reclamações e denúncias da comunidade universitária e da sociedade em geral. Seu trabalho funciona como uma crítica interna da administração pública, sob a ótica do cidadão, visando sempre a melhoria dos serviços prestados à sociedade.

 

  • PREFEITURA UNIVERSITÁRIA (PREUNI)

A Prefeitura Universitária foi criada para atender a crescente demanda da comunidade acadêmica por projetos, obras e serviços de manutenção dos prédios e sistemas de infraestrutura dos vários campi desta IES, bem como para o planejamento, elaboração de projetos e gerenciamento de obras do extenso programa de expansão, para cujas atividades a estrutura organizacional da extinta Diretoria de Projetos e Obras não se encontrava devidamente adaptada. Além dos serviços descritos, também é da competência da Prefeitura Universitária a implantação e gestão de programas cujo objetivo são a garantia da qualidade e da eficiência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão pela UFPI a sociedade piauiense.

 

  • SUPERINTENDÊNCIA DE RECUSOS HUMANOS (SRH)

É o órgão responsável por coordenar as ações desenvolvidas pelas Diretorias e demais unidades administrativas sob sua supervisão; promover a orientação e a integração das unidades da SRH quanto às políticas e ações de gestão de pessoas; delegar atribuições aos servidores envolvidos na Superintendência; praticar rodos os demais atos necessários ao exercício das funções vinculadas à SRH.

 

  • SUPERINTENDÊNCIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL (SCS)

A Superintendência de Comunicação Social (SCS) é o órgão de direção subordinado diretamente à Reitoria da UFPI prestando assessoria em matéria de Comunicação Social. Tem como principal atribuição planejar, criar, supervisionar, inspecionar e avaliar as diretrizes de uma política global de comunicação para a Universidade Federal do Piauí, trabalhando com responsabilidade, transparência, respeito à diversidade, credibilidade, ética e profissionalismo. A SCS, além de estar vinculada diretamente à reitoria, terá subordinada a sua atuação quatro coordenadorias, sendo: a Rádio Universitária, Editora da UFPI, a Gráfica Universitária e Coordenadoria de Comunicação Social.

 

  1. EDITORA:

A Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) tem como finalidade principal a difusão da produção científica da Universidade, constituindo-se num canal de comunicação com a sociedade, bem como com a própria instituição. Neste processo, há uma reciprocidade de influências que resulta não só no enriquecimento das partes envolvidas, como no estabelecimento de novas políticas acadêmicas.

 

  1. GRÁFICA:

A Gráfica Universitária da UFPI (GRAFUFPI) é órgão singular oficialmente vinculado à Superintendência de Comunicação Social da UFPI (SCS/ UFPI), conforme recente reorganização administrativa promovida pela atual Administração Arimatéia Lopes (Resolução N.º 013/ 2013, de 19.02.2013).

No geral, a GRAFUFPI visa desenvolver uma política de produtos de artefatos e serviços gráficos, com qualidade, necessários ao uso institucional e que não possam ser divulgados por meios eletrônicos ou que necessitem ser divulgados/ veiculados também em papel ou outros substratos.

 

  1. RÁDIO:

A Rádio FM Universitária 96,7 tem como missão oferecer ao público uma programação plural, ética e comprometida com práticas educativas, artísticas, culturais e informativas que possibilitem uma formação crítica, cultural e cidadã dos ouvintes, ao difundir conhecimentos e valores que contribuam para o desenvolvimento econômico, político, social e cultural do Piauí.

 

  1. COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL (COORDCOM):

Com o objetivo de expandir e divulgar as ações da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Coordenadoria de Comunicação Social - COORDCOM/UFPI é responsável, de forma plural e democrática, pela gestão e fluxo de comunicação da Instituição. Elaborando estratégias de divulgação para os meios de comunicação internacional, nacional, regional e local a COORDCOM atende as demandas da sociedade de forma interna e externa.

A COORDCOM, para tais finalidades, utiliza meios de comunicação audiovisuais, sonoros, impressos, digitais e possui um site institucional (www.ufpi.br) e  contas nas Redes Sociais para uma maior divulgação. Responsável pelo controle e prestação de contas visando à transparência e atendendo a Lei Nº 12.527, de 18 de Novembro de 2011, o órgão amplia as possibilidades de consultas e pesquisas para que o público externo e interno acompanhe as ações administrativas da Universidade. Também como uma de suas atribuições a coordenadoria estreita a relação com a imprensa e presta o acompanhamento das veiculações nos meios de comunicação de todo o país.

 

  • BIBLIOTECA COMUNITÁRIA E O SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFPI

O Sistema de Bibliotecas SIBi/UFPI é composto por 01 Biblioteca Comunitária e 09 (nove) Bibliotecas Setoriais: Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco (Teresina), Biblioteca Setorial Prof. Zenon Rocha (Teresina), Biblioteca Setorial Profª. Raimunda Melo (Teresina), Biblioteca Setorial de Ciências Agrárias (Teresina), Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Natureza (Teresina), Biblioteca Setorial Prof. Cândido Athayde (Parnaíba), Biblioteca Setorial Prof. Amílcar Ferreira Sobral (Floriano), Biblioteca Setorial do Campus Sen. Helvídio Nunes (Picos), Biblioteca Setorial do Campus Profª. Cinobelina Elvas (Bom Jesus), Biblioteca Setorial do Colégio Agrícola (Bom Jesus).

A Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco é responsável pela prestação de serviços que dão suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFPI, além de atender in-loco a comunidade externa.

Oferecemos os serviços de visitas orientadas, campanhas educativas, exposições e promoções de eventos, treinamento de usuários, COMUT/BIREME, programa PALTEX (OPAS/OMS), laboratório de INTERNET, Wireless (conexão sem fio), laboratório para deficientes visuais, cabines individuais para NOTEBOOKS, videoteca (TV, Vídeo e DVD), normalização de trabalhos técnico-científicos, levantamento bibliográfico, e acesso online a base de dados.

O atendimento acontece de 2ª a 6 ª feiras de 8:00h às 22:00h, e aos sábados das 8:00h às 14:00h. Para utilizar o serviço de empréstimo domiciliar é necessário se cadastrar, apresentando para isso, o comprovante de matrícula, o que lhe dará direito a retirada de 3 livros por 7 dias. A não devolução implicará em multa por dia de atraso.

  • NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - NTI

O NTI é o polo central de prestação de serviços de informática da UFPI. Dentre esses serviços é responsável pela manutenção de equipamentos, instalação de softwares e realização de pequenos serviços de suporte. O NTI também é responsável pela rede da instituição, o que inclui os diversos serviços associados, como e-mail, sítio Web e todos os demais serviços relacionados à Internet. Além disso, o NTI mantém os diversos sistemas que operam na instituição, como os Sistemas SIG (SIGAA - Acadêmico, SIGRH - Recursos Humanos e SIPAC - Administrativo).

  • HOSPITAL UNIVERSITÁRIO - HU

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí possui 21.400 m², dos quais 15 mil m² foram ampliados. Com as reformas, o hospital disponibilizará à população 214 leitos, sendo 24 deles de UTI, 52 consultórios, além dos espaços para a prática que incluem quatro salas de aula, laboratório áudio-visual e auditório com capacidade para 150 pessoas.

Após 22 anos de espera, o HU passará a ser o maior hospital do Piauí, oferecendo à comunidade um amplo espaço de aprendizagem e prestação de serviços. Contará com espaços destinados à hemodinâmica (conjunto de procedimentos médicos de intervenção na circulação sanguínea), clínica da mulher, área de coleta, pequenas cirurgias, endoscopia, centro cirúrgico e consultórios médicos e odontológicos.

Com o HU, a Universidade Federal do Piauí ajuda a consolidar o Piauí como um estado-modelo em oferecimento de serviços de saúde, além de prestar mais um serviço essencial à sociedade.

  • HOSPITAL UNIVERSITÁRIO VETERINÁRIO - HUV

Busca apoiar e executar as atividades do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária, ligadas ao ensino, pesquisa e extensão; servir de campo para o aperfeiçoamento profissional, oferecendo estágios a estudantes; prestar serviço à comunidade sob a forma de atendimento médico-veterinário hospitalar. O Hospital Veterinário Universitário presta serviços laboratoriais e de atendimento hospitalar, com atendimento ininterrupto (24 horas), funcionando, inclusive, nos finais de semana e feriados.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página