Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Assinter > Pesquisadores da UFPI trabalham para fechar parcerias com universidade da Polônia
Início do conteúdo da página

Pesquisadores da UFPI trabalham para fechar parcerias com universidade da Polônia

Imprimir
Atualizado em segunda, 05 junho 2023 15:03

unyversytet-ym-sklodovskoj-kyury-v-lyublyne-galereya-5.jpg

Sede da Universidade Marie Curie Sklodowska, na cidade de Lublin, Polônia. Foto: Divulgação/UMCS.

 

Pesquisadores do Departamento de Biofísica e Fisiologia da Universidade Federal do Piauí se reuniram na sede da Assessoria Internacional para dar início às tratativas que devem culminar com o estabelecimento de parcerias entre a instituição e a Universidade Marie Curie Sklodowska, sediada em Lublin, Polônia. 

A aproximação entre as duas universidades começou quando o Prof. Mariusz Teodor Trytek, da Faculdade de Biologia e Biotecnologia do Centro de Pesquisas polonês teve acesso a estudos sobre plantas medicinais e sua potencial utilidade no tratamento de doenças inflamatórias desenvolvidas por pesquisadores brasileiros, entre os quais se destaca a membra do Núcleo de Pesquisa em Plantas Medicinais da UFPI, Ana Flávia Seraine. 

O material pesquisado pode resultar em importantes descobertas sobre o uso de substâncias para o combate a doenças gástricas e psíquicas.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (UFPI), Prof. Dra. Aldeidia Oliveira, afirmou que a assinatura de um termo de colaboração científica com a universidade polonesa será um importante passo para o compartilhamento de conhecimento entre pesquisadores brasileiros e poloneses.

"A expectativa é que essa colaboração nos traga grandes benefícios de fortalecimento da pós-graduação com o processo de internacionalização, além de permitir que nossos alunos consigam ter essa experiência de intercâmbio para melhorar o seu conhecimento e, principalmente, conseguir desenvolver um produto que possa gerar uma propriedade intelectual para a UFPI", explicou ela.

Em 2021, um aluno da Pós-graduação em Farmacologia da UFPI já havia tido um trabalho aceito para apresentação oral no Congresso da Sociedade Fisiológica Polonesa.

A assinatura de um termo de colaboração será o primeiro passo para viabiliar o envio de alunos da pós-graduação para realizarem parte de seus estudos na Polônia e para que o Piauí receba pesquisadores poloneses, por meio do intercâmbio entre as universidades. Outras formas de parceria também estão sendo estudadas.

 

e34c65f9-97ea-4ebd-acab-7070764a2e91.jpg

 Da esquerda para a direita, o Prof. Dr. Hélio de Barros Fernandes, a Dra. em Farmacologia Ana Flávia Seraine Custódio Viana, a Profa. Ma. Juliana Castelo Branco Paz da Silva, a Profa. Dra. Aldeidia Pereira de Oliveira e a Profa. Dra. Rita de Cássia Meneses Oliveira. Foto: Herbet C. Brandão/Comunicação Assinter.

 

 

Texto: Herbet C. Brandão/Comunicação Assinter

 

 

 

Fim do conteúdo da página