Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > Projeto ~Inclusive abre debate sobre diversidade sexual na universidade
Início do conteúdo da página

Projeto ~Inclusive abre debate sobre diversidade sexual na universidade

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

imagem noticia20180726153756

Dentre os grupos com vulnerabilidade social que formam as instituições de ensino públicas superiores, temos a população LGBT+ (Lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), que apesar dos esforços dos mais variados setores do Estado brasileiro no combate a homofobia e transfobia, ainda sofrem diariamente com o preconceito e a exclusão em diversos espaços.

Mesmo com o intenso ativismo político da população LGBT+ para garantir os direitos resguardados na Constituição Brasileira, passamos hoje por um período contraditório constatada a contínua discriminação e violência que essa população sofre no país. Nesse sentido abrir um espaço na universidade para discutir a alegria e o desafio de ser LGBT+ dentro da universidade é assegurar que esse público seja acolhido em sua singularidade, em suas demandas específicas, garantindo assim o acesso a política pública de assistência estudantil.

Desse modo surgiu a ideia do Projeto ~Inclusive, que foi selecionado pela Bolsa de Incentivo a Atividades Socioculturais e Esportivas (BIASE), coordenado pelo Psicólogo do Serviço de Psicologia da UFPI/SAPSI, Kleyson Matos Silva. O projeto contará com três conceitos norteadores, conceitos interdisciplinares, com múltiplas interpretações e que servem como ponto de partida para os diálogos entre os proponentes e a comunidade acadêmica, sendo estes: o autoconceito, a autoestima e a identidade. É fundamental ressaltar que o projeto tem como objetivo trabalhar esses conceitos com a comunidade acadêmica de graduação, sobretudo com a comunidade LGBT+, no intuito de proporcionar um espaço de promoção de saúde.

O projeto inicia suas atividades no dia 13 de agosto, com uma quantidade limitada de inscrições e com temas diversos em cada encontro. Mais informações sobre o funcionamento, datas e local estão disponíveis, em breve, através das redes sociais do projeto (Instagram: @inclusivve).

Fim do conteúdo da página