Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > Projeto ~Inclusive abre debate sobre diversidade sexual na universidade

Projeto ~Inclusive abre debate sobre diversidade sexual na universidade

imagem noticia20180726153756

Dentre os grupos com vulnerabilidade social que formam as instituições de ensino públicas superiores, temos a população LGBT+ (Lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), que apesar dos esforços dos mais variados setores do Estado brasileiro no combate a homofobia e transfobia, ainda sofrem diariamente com o preconceito e a exclusão em diversos espaços.

Mesmo com o intenso ativismo político da população LGBT+ para garantir os direitos resguardados na Constituição Brasileira, passamos hoje por um período contraditório constatada a contínua discriminação e violência que essa população sofre no país. Nesse sentido abrir um espaço na universidade para discutir a alegria e o desafio de ser LGBT+ dentro da universidade é assegurar que esse público seja acolhido em sua singularidade, em suas demandas específicas, garantindo assim o acesso a política pública de assistência estudantil.

Desse modo surgiu a ideia do Projeto ~Inclusive, que foi selecionado pela Bolsa de Incentivo a Atividades Socioculturais e Esportivas (BIASE), coordenado pelo Psicólogo do Serviço de Psicologia da UFPI/SAPSI, Kleyson Matos Silva. O projeto contará com três conceitos norteadores, conceitos interdisciplinares, com múltiplas interpretações e que servem como ponto de partida para os diálogos entre os proponentes e a comunidade acadêmica, sendo estes: o autoconceito, a autoestima e a identidade. É fundamental ressaltar que o projeto tem como objetivo trabalhar esses conceitos com a comunidade acadêmica de graduação, sobretudo com a comunidade LGBT+, no intuito de proporcionar um espaço de promoção de saúde.

O projeto inicia suas atividades no dia 13 de agosto, com uma quantidade limitada de inscrições e com temas diversos em cada encontro. Mais informações sobre o funcionamento, datas e local estão disponíveis, em breve, através das redes sociais do projeto (Instagram: @inclusivve).