Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > SRH > Cartilha do Servidor - SRH
Início do conteúdo da página

RU é o benefício mais abrangente da UFPI

Imprimir
Publicado: Sexta, 15 de Outubro de 2010, 06h38

"Alimentando sonhos, nutrindo esperanças e crescendo com a UFPI", com esse lema, a central de Restaurantes Universitários (RU) da Universidade Federal do Piauí vem dando a oportunidade de muitos alunos permanecerem na Universidade e concluírem seus estudos. Servindo em média 7.000 refeições ao dia e com capacidade de expandir esse número para até 20.000, mais do que alimentar os estudantes com qualidade e preço acessível, o RU é o benefício de assistência estudantil mais abrangente da UFPI.

A coordenadora do RU, nutricionista Jaudimar Menêzes afirma que o preço da alimentação no RU faz parte da política de assistência estudantil da Universidade e ressalta ainda que "toda a alimentação servida no RU é subsidiada, tanto pela UFPI quanto pelo Governo Federal". A coordenadora afirma ainda que "os alunos que pagam R$ 0,80 também estão sendo beneficiados, pois o custo médio do bandejão do RU gira em torno de R$ 2,10, levando-se em conta apenas os custos com alimentos e gêneros de limpeza".

Assim como a UFPI o RU também teve um grande crescimento nos últimos cinco anos. Em 2005 o RU serviu em média 204.000 refeições, em 2010, até o mês de agosto, já foram servidas 611.908 refeições e espera-se que até o final do ano esse número chegue a 850.000. Esse aumento no número de refeições servidas é resultado da política de expansão da UFPI, que de 2004 até agora já construiu mais quatro restaurantes universitários, dois em Teresina, um em Parnaíba e um em Bom Jesus, além de reformar o RU Central, em Teresina.


 

Os cardápios do RU são elaborados de acordo com os hábitos alimentares da região, as receitas são testadas e sempre se busca a alternância entre o preparo de molho e fritura, carne vermelha e carne branca, justamente para balancear a alimentação dos estudantes. A nutricionista Jaudimar Menêzes ressalta que o cardápio é planejado para que, além dos nutrientes necessários a uma boa alimentação, ele tenha uma boa apresentação e seja atraente.

Os alimentos servidos no RU são adquiridos no comércio local, por meio de pregão eletrônico, mas também são utilizados alimentos produzidos no Centro de Ciências Agrárias e nas Escolas Técnicas da UFPI (Colégios Agrícolas de Floriano, Bom Jesus e Teresina). "Toda a carne suína servida nos RUs, vem de produção própria da UFPI. Além disso, tudo o que é produzido de caprino, frango e hortaliças pelo CCA e pelos colégios agrícolas, nós utilizamos nos Restaurantes Universitários da UFPI. Mas como a nossa demanda é muito grande temos que adquirir alimentos diretamente do comércio local" informa Jaudimar Menêzes.


Os cardápios variados do RU têm despertado reações no mínimo inusitadas dos alunos, como a coordenadora Jaudimar relata que "recentemente recebemos o e-mail de um aluno pedindo a receita do peito de frango ao creme para que a mãe dele fizesse em casa".  A nutricionista informa ainda que é muito comum que os alunos se manifestem positivamente sobre o RU, "eles procuram os alunos do curso de nutrição e os funcionários. Geralmente as reclamações tem uma repercussão muito grande, mas nós recebemos muitos elogios, tanto em Teresina, quanto em Parnaíba e em Bom Jesus".


Juarez Fernandes - Coordcom UFPI

Fim do conteúdo da página