Página inicial > Últimas Notícias - CCE > Inaugurada no CCE Biblioteca das Coisas Musicais para empréstimo e conservação de utensílios musicais

Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2023, 09h39

BIBLIOTECA_MUSICA-25.jpg

Inaugurada a Biblioteca das Coisas Musicais no CCE/UFPI

Com o intuito de conservar os equipamentos e proporcionar o acesso aos estudantes do Curso de Licenciatura em Música, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) promoveu na tarde desta quinta-feira (29) a inauguração da Biblioteca das Coisas Musicais, a primeira do gênero na Instituição. O lançamento do espaço, que fica localizado no Centro de Ciências da Educação (CCE), contou com a presença do Reitor Gildásio Guedes.

BIBLIOTECA_MUSICA-24.jpg

Da esquerda para a direita, o Pró-Reitor de Planejamento, Luis Carlos Sales; o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; e a Diretora do CCE, Eliana Alencar

O Reitor Gildásio Guedes destacou a importância dessa iniciativa. "São ideias como essas que nós sempre buscamos apoiar, percebemos a importância desse espaço para os alunos do curso de Música. Um local onde eles encontrarão apoio com seus materiais e instrumentos de estudo. É muito importante discutirmos para ampliar a ideia de biblioteca das coisas, para servir cada vez mais a comunidade acadêmica" afirmou.

BIBLIOTECA_MUSICA-10.jpg

Para a Coordenadora do Curso de Licenciatura em Música da UFPI, Bruna Maria de Lima Vieira, a biblioteca vem para contribuir com as atividades do curso. “Os alunos poderão consultar e realizar os empréstimos a partir do mesmo sistema utilizado nas bibliotecas convencionais, contudo haverá normas diferentes do empréstimo de livros, uma vez que os objetos e itens de música possuem tempos específicos de manuseio. Então, para nós é uma imensa alegria promover essa inauguração, até também conservação dos instrumentos que servem para o aprendizado dos nossos alunos”, pontuou.

BIBLIOTECA_MUSICA-12.jpg

Professor do Curso de Música, Edson Figueiredo

De acordo com o idealizador do projeto da Biblioteca, professor Edson Figueiredo, a ideia surgiu considerando que antes o empréstimo de instrumentos aos alunos não acontecia de modo regulamentado. “Foi uma maneira de organizar, após conseguir utilizar o módulo da Biblioteca para promover os empréstimos, tivemos a ideia de criar uma Biblioteca das Coisas, logo que é uma tendência recente voltada para o empréstimo de objetos não bibliográficos. A partir disso, estamos lançando a Biblioteca das Coisas Musicais com 320 instrumentos e equipamentos catalogados, o que vai possibilitar o acesso para os alunos de modo muito mais fácil”, afirmou.

A Diretora do CCE, Eliana Marques, pontua que esse é um importante projeto e acredita que outros setores da instituição podem aderir futuramente. “Sem dúvidas, esse novo projeto agregará um imenso valor a nossa universidade, especialmente para o Curso de Música. Estamos extremamente felizes e animados com esse momento. É uma conquista de tamanho imensurável. Vejo uma possibilidade de expansão dessa ideia", expressou.

Na ocasião, também estiveram presentes, o Prefeito Universitário, Alessandro Rhadamek; a Diretora do CCE, Eliana Alencar; a Diretora do CEAD/UFPI, Lívia Nery; o Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales; a Coordenadora do Curso de Licenciatura em Música, Bruna Vieira; e o Professor do Curso de Música, Edson Figueiredo.

Confira mais fotos:

BIBLIOTECA_MUSICA-5.jpg