Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Histórico

Imprimir
Publicado: Quinta, 26 de Janeiro de 2017, 14h44

A Universidade Federal do Piauí foi instituída pela lei 5528/68, assinada pelo presidente Costa e Silva em que autorizava o seu funcionamento sob forma de fundação. Integravam inicialmente a universidade:  o Instituto de Ciências Exatas e Naturais ; o Instituto de Filosofia, Ciências humanas e Letras; a Faculdade de direito, a Faculdade de Odontologia; Faculdade de Medicina e a Faculdade de Administração, em Parnaíba. Essa lei foi resultado de lutas de políticos e de vários segmentos da sociedade que acalentaram um sonho por décadas de se instalar no Piauí uma universidade.

Segundo Mendes (2012) ,em janeiro de 1971, o desembargador Robert Wall de Carvalho foi nomeado reitor pro-tempore, para as primeiras providências de instalação, o que se concretizou no dia 01 de março do mesmo ano. O Governador Alberto Silva que defendia uma Universidade Moderna acreditava que a UFPI seria uma excelente oportunidade para a execução dos seus projetos de desenvolvimento do Piauí. Foi por isso que utilizou o seu prestigio junto ao governo Federal para nomear à reitoria o professor Hélcio Ulhoa Saraiva, professor PHD em sociologia, da Universidade de Brasília, o qual tomando posse em 24 de julho de 1971. Na sua gestão deu início a construção dos primeiros galpões do Campus da Ininga, centralizou serviços acadêmicos, implantou o sistema de créditos nas disciplinas  e organizou departamentos e centros.

O reitor Hélcio Ulhoa, através da resolução 16 de 05 de outubro de 1971, criou o Departamento de Educação na Universidade Federal do Piauí, com a finalidade de ministrar disciplinas afins na área de conhecimentos pedagógicos; elaborar planos de trabalhos e programações anuais do ensino de educação na UFPI; atribuir encargos de ensino, pesquisa e extensão ao pessoal docente; colaborar com a implantação da reforma 5692/71; planejar e criar cursos de licenciatura curta e plena; coordenar o trabalho docente; designar professores orientadores para  auxiliar alunos de graduação na elaboração dos planos de estudos e o constante aperfeiçoamento do pessoal docente. De início, esse departamento estava subordinado diretamente ao reitor.

Em 04 de janeiro de 1972, ocorreu a primeira reunião preparatória para estruturação do Departamento de Educação, que estava localizado na Rua 16 de novembro, 302, nessa reunião estiveram presentes o reitor Hélcio Ulhoa e a comissão designada para estruturação do departamento: Juracy Mendes Soares, Maria Cristina Oliveira e Iracema Santos Rocha  da Silva (como representantes do departamento) e os professores convidados através da reitoria: Maria Susana Pontes Vasconcelos (UFC) Milton de Oliveira (Universidade Católica de Minas Gerais), Helena Maria Gazzinele Cruz de Oliveira e Guido de Almeida (UFMG) e ainda o professor Luiz Ernani Torres da Costa e Silva, representando o Projeto Piauí.

Após as reuniões do dia 04 e 10 de janeiro de 1972, essa comissão elaborou documento, entregue ao reitor Hélcio Ulhôa Saraiva, propondo oferecimento de cursos de plena e curta duração, seriam esses: Formação pedagógica das Licenciaturas de conteúdo; administração escolar e em curta duração Supervisão escolar e Inspeção escolar. A comissão aconselhava que a licenciatura em inspeção Escolar fosse oferecida em convênio com o estado. Sugeriu ainda a criação do Centro de Ciências Educacionais que seria constituído por dois departamentos, o Departamento de Fundamentos da Educação e o Departamento de Métodos e Técnicas de Educação. Neste mesmo documento, foram apresentados as etapas da implantação do Centro de Ciências Educacionais, quais sejam: definir tarefas de acordo com os recursos disponíveis; levantar necessidades e treinamento de pessoal; oferecimento de educação se ajustando aos princípios e normas legais, bem como a realização de curso de formação pedagógica das licenciaturas de conteúdo, oferecimento dos cursos de Licenciatura em administração escolar e supervisão escolar.

A comissão chamou veemente a atenção para criação do Centro de Ciências Educacionais que deveria empenhar-se no cumprimento de projetos do Plano setorial do Mec, como também colaborar com o Governo do estado do Piauí para atender as necessidades do seu sistema educacional.

Dois anos depois é que foi baixado o ato da reitoria 262/74 em que nomeava uma comissão encarregada de estudar e propor a criação do Centro de Ciências da Educação, integradas por: Mariano da Silva Neto, Juraci Mendes Soares, Maria Cristina de Oliveira e Maria Oliveira Lima, sob a presidência do primeiro. Tal comissão iniciou os trabalhos a partir de 16 de junho de 1974. Fixando os objetivos seguintes: ampliar e aprofundar o conhecimento da legislação à nova estruturação da universidade e também experiências de outras universidades; analisar a situação da UFPI, principalmente do departamento de educação e elaborar uma proposta de desdobramento do departamento de educação que se ajustasse aos normas legais e a realidade local.

Dessa forma é que, em 19 de março de 1975, o Magnifico reitor, José Camillo da Silveira Filho, assinou a resolução 10/75 que dispunha sobre a implantação do Centro de Ciências da Educação. A resolução extinguia o Departamento de Educação e implantava o Centro de Ciências da Educação, com os seguintes departamentos: Departamentos de Fundamentos da Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e Departamento de Artes Práticas. A administração do centro seria realizada através do conselho departamental, diretoria e departamentos. Cada departamento com chefe e subchefe. O pessoal técnico e administrativo do extinto departamento de educação foi redistribuído de acordo com os interesses da Administração do ensino. Em 1988, o CCE foi transferido do SG4 para prédio atual. E em 1991, foi criado o curso de Mestrado em Educação.

Atualmente, no Centro de Ciências da Educação funciona os seguintes cursos: Bacharelados em Comunicação Social (Jornalismo) e Moda (Design e Estilismo) as licenciaturas em Pedagogia (Magistério), Educação do Campo, Artes Visuais e Música.

Diretores do CCE:

Mariano da Silva Neto – 1975 a 1978 e de 1978 a 1983

Antonio Ferreira de Sousa Sobrinho – 1983 a 1989

Maria da Conceição Sousa de Carvalho de 1989 a 1993

Antonio Ferreira de Sousa Sobrinho de 1993 a 1997

Eudóxio Soares Lima Verde  de 1997 a 2005

João Bechmans de Carvalho Sobrinho 2005 a 2009

José Augusto Mendes Sobrinho 2009 a 2016

Ana Beatriz de Sousa Gomes 2016 a 2017  (dezembro 2016 a março 2017)

Luís Carlos Sales – a partir de 16 de março 2017 (mandato 4 anos).

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

MENDES, Iweltman. História da Educação Piauiense. Sobral, CE: Egus, 2012.

VERDE Eudóxio Soares Lima. OLIVEIRA, Ana Maria Pádua. Plano de ação 2001 a 2005.Arquivo do CCE/UFPI, 2001.

UNIVERSIDADE  Federal do Piauí. Resolução 16/71. Cria o departamento de Educação na Universidade Federal do Piauí. Teresina (PI): UFPI, 1971.

UNIVERSIDADE  Federal do Piauí. Resolução 10/75.  Dispõe sobre a implantação do Centro de Ciências da Educação e dá outras providências.. Teresina (PI): UFPI, 1975.

UNIVERSIDADE  Federal do Piauí. Ata da primeira reunião preparatória para estruturação do departamento de Educação da Universidade Federal do Piauí. Arquivo do CCE/UFPI, 1972.[manuscrito]

UNIVERSIDADE  Federal do Piauí. Proposta da Criação do Centro de Ciências da Educação. Arquivo do CCE/UFPI, 1972.[mimeografado]

Autora: Profª. Drª. Jane Bezerra de Sousa.

 

Documentos relacionados a origem do CCE

Resolução 16/71, Documento de Comissão encarregada de estudar a estruturação do Currículo de Pedagogia, Projeto treinamento pessoal, Projeto complementar de implementação do DE

 

Projeto de implantação do Departamento de Educação - FUFPI

 

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página