Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sobre a EDUFPI
Início do conteúdo da página

Sobre a EDUFPI

Publicado: Terça, 07 de Fevereiro de 2017, 16h21

Edufpi06

A Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) é um órgão vinculado à Superintendência de Comunicação Social (SCS), criado pela Resolução nº 041/92 em 22 de outubro de 1992. Sua MISSÃO é contribuir para a difusão do conhecimento, publicando obras de interesse para a comunidade acadêmica e de relevante valor cultural, histórico e artístico. A EDUFPI tem como VISÃO majorar a produção editorial e a distribuição da produção intelectual da Universidade. Trabalhar com agilidade e transparência, na apreciação e publicação de obras, buscando sempre a excelência de suas publicações, com VALORES de transparência, celeridade e respeito.

 HISTÓRICO 

A Universidade Federal do Piauí iniciou suas atividades editoriais ainda na década de 70, através da Gráfica Universitária, onde foram editadas as primeiras publicações. Posteriormente, em 1992, foi criado o Conselho Editorial com o objetivo de ser um órgão superior consultivo e deliberativo em matéria de editoração na UFPI. O próximo passo foi a criação da Editora Universitária, que passou a ter o papel institucional de estimular a produção acadêmica e promover a difusão do conhecimento, canalizando a produção intelectual da comunidade universitária.  Nesses anos de atividade, a Editora da UFPI publicou mais de 900 livros, lançou novos autores e investiu na publicação de obras fundamentais para o atendimento à comunidade acadêmica. A EDUFPI possui atualmente uma média anual de publicações em torno de 100 títulos registrados na Agência Nacional do ISBN/Biblioteca Nacional.

OBJETIVOS

  • Publicar originais aprovados pelo Conselho Editorial;
  • Propor e executar convênios ou acordos visando à publicações em forma de coedições e de parcerias;
  • Desenvolver coleções em diferentes gêneros e formatos, que atendam às necessidades da comunidade científica;

POLÍTICA EDITORIAL

A EDUFPI prioriza os seguintes tipos de publicação:

  • Livros resultantes de teses de doutorado e dissertações de mestrado;
  • Livros didáticos de apoio ao ensino de graduação,
  • Coleções temáticas, a exemplo da Coleção Nordestina;
  • Coletâneas relacionadas às linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação da UFPI;
  • Cadernos temáticos em forma impressa e digital.

SERVIÇOS

Além de ser responsável pelo projeto editorial e difusão da produção científica da Universidade, através da publicação de livros nas diversas áreas do conhecimento, a EDUFPI presta diversos serviços à comunidade, atendendo a demandas internas e externas, como: fornecimento de ISSN e ISBN para a comunidade cultural piauiense; agenda de lançamentos de obras publicadas pela editora diretamente ou através de coedições e orientações para possível publicação de obras de autores iniciantes.

CONSELHO EDITORIAL

       O Conselho Editorial é o órgão superior consultivo e deliberativo em matéria de editoração da Universidade Federal do Piauí. Compete a ele estabelecer as diretrizes gerais e definir as linhas específicas da Política Editorial; elaborar o Plano de Editoração e submetê-lo à homologação da Reitoria; definir normas para o encaminhamento das obras a serem editadas; julgar, em instância superior, a qualidade das obras a serem editadas, de acordo com a Política Editorial da Universidade; solicitar, quando necessário, o parecer de especialistas sobre temas específicos; apreciar os pareceres emitidos pelos  relatores decidindo a conveniência da publicação e indicar consultores “ad-hoc” para apreciação de originais, quando necessário.

Titulares

Ricardo Alaggio Ribeiro (Presidente)

Acácio Salvador Veras e Silva

Antonio Fonseca dos Santos Neto

Francisca Maria Soares Mendes

Solimar Oliveira Lima

Teresinha de Jesus Mesquita Queiroz

Viriato Campelo

registrado em: ,,,
Fim do conteúdo da página