Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Como publicar
Início do conteúdo da página

Como publicar

Publicado: Terça, 07 de Fevereiro de 2017, 16h20

Se você tem um texto, inédito ou não, e ainda não teve a oportunidade de publicá-lo, agora chegou a hora! A Editora Universitária da UFPI transforma suas ideias e pesquisas em obras de qualidade. Ao preparar, publicar e divulgar os trabalhos científicos e didáticos, a Editora  compartilha não só a produção acadêmica da UFPI, mas qualquer estudo de importância, impacto e que proporcione conhecimento à  sociedade. Saiba como publicar conosco.

DO MATERIAL PARA SUBMISSÃO

Todos os originais a serem encaminhados à Editora devem seguir as seguintes normas técnicas:

  • O original deve ser apresentado em 01 (uma) via impressa em papel (boneca), diagramado e formatado de acordo com as regras da ABNT;
  • Os originais devem vir acompanhados de carta de encaminhamento assinada pelo autor ou organizador (com dados pessoais, endereço, telefone e endereço eletrônico);
  • Apresentação do formulário de solicitação devidamente preenchida (disponível para download aqui);
  • Ofício de encaminhamento endereçado à Superintendência de Comunicação Social solicitando avaliação do trabalho;
  • O original do livro proposto poderá ser encaminhado à Editora Universitária via Protocolo Central da UFPI ou por correio (sedex ou carta registrada);

DO FORMATO DO TEXTO

  • A apresentação deve possuir formatação simples e discreta. Recomendamos a não-utilização de caracteres de fantasia ou elementos decorativos desnecessários;
  • A obra deve estar completa. Todo o texto que a compõe deve estar presente, sem capítulos ou artigos faltantes. Isso inclui também elementos como: dedicatória, agradecimentos, epígrafe, prefácio/apresentação, anexos, glossário, índice remissivo ou onomástico (opcionais). O sumário e as referências bibliográficas são obrigatórios. As ilustrações também devem estar inseridas na obra, com legendas completas;
  • O autor deve citar todas as fontes de citações e imagens, além de ter autorização legal de uso para toda ilustração que a exigir. A normatização de notas, citações e bibliografia são obrigatórias, e devem ser observadas as normas da ABNT;
  • Sugere-se que o trabalho tenha sofrido uma revisão prévia quanto à correção estilística e da linguagem. A revisão também se aplica a legendas de figuras, quadros e tabelas;

DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

A avaliação de obras para possível publicação pela EDUFPI guia-se pela sua linha editorial, que privilegia trabalhos originais que contribuam para a divulgação do conhecimento nas diversas áreas do saber.

Os critérios de avaliação variam, conforme alguns pré-requisitos. Além da originalidade, atualidade e relevância, o texto tem de despertar interesse social. O texto pode ser recusado quando não estiver dentro das normas editoriais que regem a Editora; ou se for encaminhado ainda na forma original de tese, dissertação ou relatório de pesquisa. Se aprovado totalmente, será incluído na programação anual da EDUFPI para, oportunamente, ser publicado. O autor será notificado do processo.

Após a aprovação, o texto é revisado, formatado e tem seu projeto gráfico finalizado. Após a produção gráfica, o livro, então, estará pronto para ser lançado e distribuído nas livrarias da capital e de todo o país, através do Programa Interuniversitário de Distribuição de Livros (PIDL), vinculado à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU).

Eventuais dúvidas devem ser esclarecidas junto à Presidência da EDUFPI (A/C Ricardo Alaggio Ribeiro, Diretor) no telefone (86) 3215-5689 ou ainda pelo e-mail: .

SOLICITAÇÃO DE ISSN

O ISSN (International Standard Serial Number), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Esse número se torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído, e seu uso é padronizado pela ISO 3297 (International Standards Organization).

A Rede ISSN (ISSN Network) é uma organização intergovernamental representada por 88 centros nacionais e regionais, em todo o mundo. A Rede foi criada em 1971 com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e implantada três anos mais tarde para apoiar o controle bibliográfico mundial de publicações seriadas, por meio de um código único, o ISSN (International Standard Serial Number).

IBICT é o único membro no Brasil responsável pela atribuição do código ISSN junto aos usuários em geral e editores em particular. Como editora cadastrada junto ao IBICT, a EDUFPI é responsável pela solicitação de ISSN para obras publicadas no âmbito da Universidade Federal do Piauí.

Para solicitar o ISSN é preciso que o interessado procure a EDUFPI para preencher o formulário de solicitação e receber a lista de documentação específica a ser apresentada, conforme o tipo de publicação e seu suporte. 

SOLICITAÇÃO DE ISBN

O International Standard Book Number (ISBN) é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora.

No Brasil, o controle do sistema ISBN é feito pela Fundação Biblioteca Nacional, responsável por atribuir a numeração para cada obra.

Como editora cadastrada, a EDUFPI é responsável pela solicitação de ISBN para obras publicadas no âmbito da Universidade Federal do Piauí.

 Para solicitar o ISBN é preciso que o interessado procure a EDUFPI para preencher o formulário de solicitação e protocolar uma cópia (boneca) do livro diagramado, em mídia digital ou impresso.

Obs. 1: A obra já deve ter ficha catalográfica (que pode ser obtida na Biblioteca da UFPI);

Obs. 2: A folha de rosto da publicação deve conter as seguintes informações:

 - Nome do autor;

 - Título e subtítulo (se houver);

 - Edição;

 - Nome da editora;

 - Local;

 - Ano da Publicação.

registrado em: ,,,
Fim do conteúdo da página