Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eng. Elétrica > CT > Departamentos - CT
Início do conteúdo da página

Engenharia Elétrica

Imprimir
Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2016, 10h41

Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica

 

O curso de graduação em Engenharia Elétrica da UFPI foi iniciado no ano de 2009 com o intuito de oferecer ao mercado piauiense mão de obra qualificada para uma área deficiente no estado. A estrutura do curso conta com salas de aulas teóricas e laboratórios de ensino/pesquisa experimental, além de salas para coordenação e secretaria de curso, salas para professores e pesquisadores, e sala de reuniões.  O Engenheiro Eletricista graduado pela UFPI com formação em Eletrotécnica tem competência para atuar na área de Sistemas Elétricos de Potência. Desenvolvendo as atividades previstas na Resolução n. 218 de 29/06/1973, em seu artigo oitavo do CONFEA. É o profissional que planeja, projeta, executa, dirige, supervisiona e avalia atividades que envolvam, direta ou indiretamente, o emprego de energia elétrica. Também lhe deverá ser assegurada uma formação humanística, que o capacite para uma atuação crítica e reflexiva no enfrentamento dos problemas e demandas da sociedade, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e éticos. Atua no campo de instalações elétricas de altas e baixas tensões, no controle e medições de grandezas elétricas. Em geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

 

Laboratórios do curso

Sistemas de Energia Elétrica – No Laboratório são desenvolvidas pesquisas nas áreas de energia solar, energia eólica, e sistemas elétricos de potência. Além disso, atende aos cursos do Centro de Tecnologia em diversas disciplinas, tais como: Circuitos Polifásicos (Eng. Elétrica), Proteção de Sistemas Elétricos (Eng. Elétrica), Máquinas Elétricas (Eng. Elétrica), Acionamentos de Máquinas (Eng. Elétrica), Eletricidade (Eng. de Produção e Mecânica), Eletricidade (Eng. Mecânica) e Instalações Elétricas (Civic e Arquitetura)

Circuitos Elétricos – O laboratório tem como função desenvolver aulas práticas e teórico-práticas de disciplinas de Circuitos Elétricos em Corrente Contínua, Circuitos Elétricos em Corrente Alternada, Conversão Eletromecânica e Máquinas Elétricas. Possui bancadas com equipamentos para a montagem e análise de Circuitos Elétricos, como por exemplo, Osciloscópios, multímetros, Geradores de Funções e Fontes de Tensão. Além disso, o laboratório dispõe de bancadas para estudo de sistemas de conversão eletromecânica e maquinas elétricas.

Eficiencia Energética – Laboratório de Eficiência Energética (LEE) conta com uma estrutura que permitem a execução de pesquisas, práticas laboratoriais de ensino, suporte para atividades da CICE (Comissão Interna de Conservação de Energia), bem como fomentar P&D, tais como as já alocadas no LEE (projetos: Laboratórios BioAnálise, Transformador de Estado Sólido Eletrobrás/PI, Diagnóstico Energético FAPEPI, Eficiência Energética Prefeitura de Teresina).

Eletrônica Digital e Analógica – O laboratório tem como função desenvolver aulas práticas e teórico-práticas de disciplinas de Eletrônica Digital, Dispositivos Eletrônicos e Eletrônica Analógica, entre outras, envolvendo montagens, testes, medições e avaliações de dispositivos, equipamentos e sistemas eletroeletrônicos, tanto analógicos como digitais. Possui 7 bancadas de eletrônica analógica e 5 kits didáticos de eletrônica digital.

Microcontroladores – O laboratório possui 20 computadores, que são utilizados nas disciplinas de Microcontroladores, Controle Digital, Projetos de Circuitos Integrados VLSI e Projeto de Circuitos Integrados Analógicos e Mistos. Neste laboratório, também são desenvolvidas pesquisas nas áreas de eletrônica digital, automação e sistemas embarcados.

Controle e Telecomunicações – No Laboratório de Controle e Telecomunicações são desenvolvidas pesquisas nas áreas de automação residencial, automação industrial, robótica, controle de processos industriais e telecomunicações. O laboratório conta em sua estrutura com vários equipamentos necessários a estas pesquisas, tais como Computadores, Controladores Lógicos Programáveis, Plantas de Processos Industriais, Robôs, Drones e Analisadores de Espectros. Este espaço serve, portanto, para atender as atividades de pesquisa em nível de graduação (Iniciação Científica) e pós-graduação (Mestrado e Especialização).

Laboratório de Informática – O laboratório possui 40 microcomputadores disponiveis para as aulas das disciplinas de Programação, Desenho Técnico e as outras disciplinas que necessitem de simulação computacional.

Laboratório de Eletrônica Industrial - Espaço destinado a atividades de pesquisa a nível de pós-graduação e graduação nas áreas de eletrônica de potência e acionamentos elétricos.  Nele é possível realizar ensaios de conversores cc-cc, cc-ca e ca/cc. Como também, é possivel realizar ensaios em máquinas de indução trifásicas, síncronas a imã permanente e máquinas de corrente contínua, alimentadas por inversores, servoacionamento e conversor CC, respectivamente.

Laboratório de Instalações Elétricas - Espaço destinado ao ensino da execução de projetos elétricos. Nele são abordados aspectos de segurança em instalações elétricas, acionamento de lâmpadas de forma manual e automatizada, partidas de motores de indução trifásicos e monofásicos, medição e fornecimento de energia elétrica.

 

 

DOCENTES PERMANENTES TÍTULO CURRÍCULO
 ARYFRANCE ROCHA ALMEIDA Mestre - Engenheiro Eletricista LATTES
BARTOLOMEU FERREIRA DOS SANTOS Doutor - Engenheiro Eletricista LATTES
FABIOLA MARIA ALEXANDRE LINARD Mestra - Engenheiro Eletricista LATTES
FÁBIO ROCHA BARBOSA Doutor -Engenheiro Eletricista LATTES
FRANCISCO EVERTON UCHÔA REIS Mestre - Engenheiro Eletricista LATTES
 JOSÉ MARIA PIRES DE MENEZES JÚNIOR Doutor - Engenheiro Eletricista LATTES
JOSÉ MEDEIROS DE ARAUJO JUNIOR Doutor -Engenheiro Eletricista LATTES
LUIS GUSTAVO MOTA SOUZA Doutor - Engenheiro Eletricista LATTES
MARCOS ANTONIO TAVARES LIRA Doutor - Engenheiro Eletricista LATTES
MARCOS EDUARDO DO PRADO VILLARROEL ZURITA Doutor - Engenheiro Eletricista LATTES
 NELBER XIMENES MELO Mestre - Engenheiro Eletricista LATTES
OTACILIO DA MOTA ALMEIDA Doutor - Engenheiro Eletricista LATTES
 RAFAEL ROCHA MATIAS Doutor - Engenheiro Eletricista LATTES
RAQUEL ALINE ARAUJO RODRIGUES Doutor -Engenheiro Eletricista  LATTES
 WELFLEN RICARDO NOGUEIRA SANTOS Doutor - Engenheiro Eletricista  LATTES
ANTONIO AIRTON CARNEIRO DE FREITAS Doutor - Engenheiro Eletricista  LATTES
DOCENTES SUBSTITUTOS TÍTULO CURRÍCULO
EDVAN CARNEIRO ALMEIDA FREITAS Especialista  LATTES
FRANCISCO CARLOS MOREIRA ABREU Mestre  LATTES
ITALO RODRIGO MONTE SOARES Mestre  LATTES

 

 

ADMINISTRAÇÃO
NOME FUNÇÃO
Prof. Dr. José Medeiros de Araújo Junior Coordenador
Prof. Dr. José Maria Pires de Menezes Junior Subcoordenador
CORPO TÉCNICO ADMINISTRATIVO
NOME FUNÇÃO
Alan Jorge Brandao Tecnico em Eletroeletrônica
Raimundo Nonato Pereira Do Lago Junior Tecnico em Eletrotécnica
Filipe Bispo Lima Tecnico em Eletrotécnica
Elinara Soares Barros de Sousa Assistente em Administração
CONTATO
Tel: (086) 3237-1555 Email:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 ANEXOS:

1. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

2. FLUXOGRAMA ENGENHARIA ELÉTRICA

3. NORMAS DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPI

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página