Página inicial > Últimas Notícias - UNASUS > NUEPES/UFPI realiza Webinário sobre gestação em tempos de Covid-19

NUEPES/UFPI realiza Webinário sobre gestação em tempos de Covid-19

Última atualização em Terça, 20 de Abril de 2021, 21h20

26 3

Ocorreu  na manhã dessa segunda-feira (19) mais um Webinário transmitido pelo Youtube no canal do Núcleo de Estudos Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES). Com o tema “Gestação em tempos de pandemia de Covid-19”, o evento se iniciou às 9h e foi dividido em duas temáticas a serem discutidas pelos profissionais da saúde e comunidade: Orientações para gestação em tempos de Covid, apresentado pela médica obstetra Laudyceia Oliveira e O cuidar da gestante com Covid, ministrado pelo o médico ginecologista e obstetra Thiago Area Leão.

26 7

Sob a mediação de Auzeni Moura Fé coordenadora estadual de saúde da mulher, o fórum tratou de maneira específica a mortalidade entre as gestantes causada pela Covid-19 e a importância de intervir nessa situação.

“Temos uma alta razão de mortalidade materna no nosso estado, então essas estratégias são fundamentais para intervir nessa situação, esperamos que em breve irá existir um indicador melhor da saúde materna, este tema foi definido pela sua importância nesse momento de pandemia considerando as evidências científicas, que demonstram que as gestantes possuem maior risco de desenvolver formas moderadas e graves da COVID-19, e maior probabilidade de complicações como parto prematuro, abortamento, e óbito materno e infantil.”

26 4

Para Kelly Palombit diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), esse webinário traz um impacto positivo na vida das famílias.

“A saúde materna sempre foi um assunto de extrema relevância na saúde pública, tanto pela sua incidência como pelo impacto direto na vida das famílias, diante do cenário atual as mudanças impostas e o conhecimento incompleto do impacto da pandemia nos colocam diante de muitas incertezas e ressaltam a importância de fóruns de discussão como este e isso tudo não engrandece apenas o CCS, mas a nossa universidade como um todo.”

27

Já o professor e vice-diretor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Viriato Campelo, relata que a universidade procura se manter próxima a essas questões que são importantes para a saúde da família e qualificação dos profissionais.

“No próprio programa de ciência e saúde já fizemos muitos trabalhos relacionados a mortalidade materna, e apesar dessas questões estarem hoje por meio de plataforma virtual, o reitor da universidade Gildásio Guedes tem se empenhado em cada vez mais em ficarmos próximos, ficando junto a secretária de saúde do estado e do município. Temos que melhorar a qualificação dos nossos profissionais essa é uma obrigação da universidade.”

26 6

A médica Laudyceia Oliveira descreve a importância de proteger e criar políticas públicas para atender melhor essas gestantes.

“Para proteger a gestante temos que ter medidas gerais e medidas específicas, nas medidas gerais temos que ter o planejamento familiar, pois sabemos que grande parte das gestações são não planejadas, imagine em tempos de pandemia. Nesses tempos de Covid na prática clínica mesmo vimos vários casos de abortamento e pacientes que engravidaram e nunca imaginaram engravidar. Precisamos divulgar e orientar a importância da gestação em tempos de COVID e os riscos que a mulher tem, então é necessário em medidas gerais planejamento familiar, evitar gestações o máximo que possível, ofertando métodos anticoncepcionais, de fácil acesso e facilitar a chegada da paciente a UBS.”

26 5

O médico Thiago Leão fala em como manejar a paciente com covid-19 e medidas para diminuir o contágio nessa parte da população que se enquadra nos grupos de risco.

“A covid-19 tem uma grande taxa de transmissibilidade então, não sabemos quais gestantes estão com a doença ativa ou não, pois grande parte delas são assintomáticas sendo importante garantir assistência pré-natal. Para tentar proteger a gestante que são grupo de risco, o que dever ser feito é considerar o espaçamento entre consultas, ou seja, tentar escolher as consultas que vão ser as principais e mais importantes presenciais, tentar programar as coletas de sangue sejam no próprio dia da consulta presencial, garantir o intervalo das consultas de acordo com a idade gestacional e as doenças relacionadas com a gestante, a tele consulta é uma arma para evitar esse contágio.”

A palestra foi encerrada às 10h e está disponível no canal Nuepes não a mortalidade materna, para alcançar o maior número de pessoas possível e aumentar a disseminação do conhecimento em relação a saúde da mulher.