Página inicial > Últimas Notícias - UNASUS > CIATEN realiza I Fórum Estadual Virtual de Tuberculose

CIATEN realiza I Fórum Estadual Virtual de Tuberculose

Última atualização em Quarta, 07 de Abril de 2021, 11h00

tb1

O I Fórum Estadual Virtual de Tuberculose teve início às 9 h da manhã desta última segunda-feira (05) transmitido pelo site Youtube. O evento tem como parceira a Secretaria de Saúde do Estado (SESAPI), o Centro de Inteligência em Agravos Negligenciados (CIATEN), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (LACEN), e pessoas que trabalham vinculadas com o tema em questão.

Entre os palestrantes estavam Layana Costa Alves da Coordenação Geral de Vigilância das Doenças Transmissíveis Respiratórias de Condições Crônicas, Mariana Santos do LACEN, Kelsen Dantas Eulale médico do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, o professor Viriato Campelo e os membros do CIATEN Bruno Guedes e Ivone Venâncio, mediadores do fórum.

TB

A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa que mais causa mortes no Brasil. Foram também tratadas temáticas como vírus causador da imunodeficiência humana (HIV) e a (TB), sem fugir também do contexto atual de pandemia de COVID-19.

De acordo com o Dr. Kelsen “Muitas vezes o diagnóstico da TB é feito em conjunto com o diagnóstico da HIV, porque é recomendado a quem faz o teste para TB também fazer o teste de HIV, mas podemos ter pacientes já diagnosticados com HIV, as vezes em tratamento irregular que também desenvolvem a TB e reativam a tuberculose por carga viral não controlada”.

O evento tratou dos desafios enfrentados no Piauí e no contexto nacional, as principais causas e tratamento da doença e foi encerrada às 11:30 da manhã, e aos que participaram e registraram frequência irão receber certificado. A palestra está disponível no canal do (CIATEN).