Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UNASUS > CIATEN e UNA-SUS UFPI lançam curso de controle de contato para Tuberculose na Atenção Básica
Início do conteúdo da página

CIATEN e UNA-SUS UFPI lançam curso de controle de contato para Tuberculose na Atenção Básica

Imprimir
Última atualização em Sexta, 04 de Dezembro de 2020, 13h33

11 (2).jpg

Na tarde dessa última sexta-feira ocorreu a abertura do curso de “Controle de contatos para Tuberculose na Atenção Básica”, a aula inaugural foi ministrada pelo prof. Dr. Viriato Campelo que contextualizou a doença no Piauí, Brasil e no mundo.  Entre as doenças infecciosas a nível Brasil a Tuberculose fica na quarta colocação entre as infecções que mais matam.

O evento foi promovido pelo Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN) em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFPI) e teve o objetivo de capacitar profissionais de saúde da atenção básica e residentes na avaliação de contatos de casos de tuberculose (TB), baseado em aprendizado associado a novas tecnologias com aplicação e demonstração de imagens. 

10 (2).jpg

Prof. Dr. Viriato Campelo

É uma das doenças infecciosas que mais mata no mundo, os sintomas característicos são: tosse crônica, febre no final do dia (vespertina) e emagrecimento. Causada inalação da bactéria Mycobacterium tuberculosis afeta os pulmões podendo migrar para outros locais do corpo se não tratada adequadamente.

O curso terá carga horária de 40 h e tem continuação nessa terça-feira no horário das 16h ás 17h  para se matricular no curso basta acessar o site unasus.ufpi.br na qual o participante terá que se cadastrar ou fazer seu login com senha para ter acesso as aulas, este curso visa a capacitação dos profissionais da saúde para a redução da transmissão da Tuberculose.

Fim do conteúdo da página