Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI desenvolve projeto de extensão de combate ao mosquito Aedes aegypti
Início do conteúdo da página

UFPI desenvolve projeto de extensão de combate ao mosquito Aedes aegypti

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Profa. Dra. Veruska Cavalcanti Barros, Professora Adjunta na Universidade Federal do Piauí (UFPI), coordena o LAPES (Laboratório de Parasitologia e Entomologia Sanitária), que juntamente com alunos do Cetro de Ciências da Saúde (CCS), desenvolve o Projeto "UFPI sem Aedes". 

 DSC875220190205153826

 Profa. Dra. Veruska Cavalcanti Barros

No laboratório do Centro de Parasitologia são desenvolvidos estudos na busca de alternativas no combate e como consequência a diminuição da arboviroses, uma das linhas de frente é a análise de extratos de óleos vegetais e óleos essenciais para detectar atividades larvicidas e repelentes.

Métodos Educacionais também são utilizados, pois acredita-se que o controle do mosquito não é feito somente com o uso de inseticida, é preciso ter ações integradas de conscientização da população.

 DSC874020190205154611

Tanques Criatórios do Mosquito na Fase Adulta

Segundo a professora, já começaram descrever o mecanismo de combate ao mosquito Aedes. Já temos um livro sobre plantas medicinais no combate ao mosquito Aedes, que esterá pronto no próximo mês, pois encontra-se na editora para ser finalizado.”, afirma a Professora Veruska.

 DSC875020190205155838

Mosquito na fase de Larvas

A Coordenadora explica, ainda, que "ações tanto no combate efetivo do mosquito e suas diferentes formas evolutivas tem a ação da população, então nosso projeto de extensão aqui, "Ufpi sem Aedes" visa orientar os alunos, funcionários, professores e toda a comunidade universirtária em relação aos perigos da presença do mosquito, contribuindo, assim, para diminuir a proliferação desses insetos”, conclui.

A Profa. Dra. Veruska Cavalcanti  possui graduação em Biologia Bacharelado pela Universidade Estadual de Montes Claros (2000), mestrado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009).

Fim do conteúdo da página