Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Campanha "Novembro Azul" realiza blitz em promoção a saúde do homem

Campanha "Novembro Azul" realiza blitz em promoção a saúde do homem

A Superintendência de Recursos Humanos (SRH), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), iniciou esta semana a campanha "Novembro Azul". A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população masculina sobre os risco de câncer e a importância do diagnóstico precoce da doença. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens e a quarta causa de morte por câncer no Brasil.

Durante os dias 20, 21 e 22 de novembro, serão desenvolvidas ações em promoção a saúde do homem nos setores onde se concentram maior número de colaboradores homens, como o Setor de Vigilância, Superintendência de Recursos Humanos, Restaurantes Universitários, Prefeitura Universitária e Setor de Serviços Gerais, no Campus de Teresina.

21112018-ensaiofotografia-10.jpg

Líbia Mafra, assistente social da Superintendência de Recursos Humanos (SRH)

Segundo a assistente social da UFPI, Líbia Mafra, este ano foram definidos setores estratégicos para sensibilizar os servidores sobre a importância de visitar o médico com regularidade. “A blitz se trata de uma visita a esses setores da Universidade com maior concentração de homens, onde nós distribuímos folders educativos sobre o câncer de próstata na tentativa de sensibilizar os servidores para a importância de eles visitarem um médico com regularidade e ficarem atentos à questão da prevenção do câncer de próstata e despertar para a importância de criar hábitos de vida saudáveis”, disse.

A campanha Novembro Azul é uma realização da Superintendência de Recursos Humanos (SRH), com Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp).

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos. De acordo com estatísticas americanas, um em cada seis homens desenvolverá câncer de próstata no decorrer da vida. A doença é responsável por 10% de todas as mortes provocadas por câncer em pacientes do sexo masculino, ficando atrás dos tumores de pulmão e intestino. Por essa razão, a prevenção ainda é o melhor remédio.

Ação: blitz educativa

Quarta-feira (21/11)

Superintendência de recursos Humanos (SRH)

Restaurante Universitário Central

Restaurante Universitário II

Restaurante Universitário III

Quinta-feira (22/11)

Prefeitura Universitária

Setor de Serviços Gerais

Confira algumas fotos das atividades que já foram desenvolvidas.

21112018-ensaiofotografia-9.jpg

21112018-ensaiofotografia-6.jpg