Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > NIPSEC/UFPI apresenta palestra "Principais formas de violência contra a juventude brasileira"

IMG 20181105 222852 12720181106140448

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas em Psicanálise, Educação e Contemporaneidade (NIPSEC), do Centro de Ciências de Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realiza no próximo sábado, dia 10 de novembro, às 09h, na Sala de Vídeo I do CCHL/UFPI, a palestra "Principais formas de violência contra a juventude brasileira", que será proferida pela professora Dra. Filadélfia Carvalho de Sena (UFPI, Doutora em Educação (UFC).

O NIPSEC se dedica à investigação da Psicanálise a partir da interface com a Educação. Para tanto, esforça-se para estabelecer uma proposta interdisciplinar de trabalho, com vistas à discussão de temas contemporâneos que interessam a esse campo. Tal proposta se orienta pelos estudos de Sigmund Freud e Jacques Lacan, além de psicanalistas contemporâneos, cuja visada é a investigação em torno de temas como a sexualidade, a segregação, a violência, o fracasso escolar, o mal-estar docente, a toxicomania, os novos modos de vida, dentre outros.

- Debatedor: Káren da Costa, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade (saúde coletiva) da UFPI.
- Coordenação: Prof. Dr. Cássio Eduardo Soares Miranda – UFPI
- Referência: WAISELFISZ, Júlio Jacobo. Marco da mortalidade juvenil. In: in: WAISELFISZ, Júlio Jacobo. Os jovens do Brasil: Mapa da violência 2014: Os jovens do Brasil. Rio de Janeiro: FLACSO, 2014.