Nota ao Público

nota1.png

Na tarde de terça-feira, 30 de outubro, a vice-reitora da Universidade Federal do Piauí, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, recebeu estudantes de vários cursos da UFPI. Foram tratadas pautas sobre violência no campus, processo de apuração e demais encaminhamentos.

Em atendimento ao pleito, a Universidade Federal do Piauí reitera nota publicada na página da UFPI, redes sociais e imprensa, em 11 de outubro, e reafirma-se como:

1. Instituição democrática, com pluralidade de ideias e opiniões.
  2. Instituição defensora de um ambiente acadêmico que propicia o debate livre e o respeito ao contraditório. Fiel aos princípios constitucionais, garantidores dos direitos fundamentais. Independente de etnia, orientação sexual, religiosa e política.
  3. Instituição do pleno exercício da liberdade, da manifestação do pensamento, da expressão científica, cultural e política. Sem qualquer forma de censura.

Assim, nos posicionamos contrários a qualquer tipo de ação que venha comprometer ou violar estes princípios.

Repudiamos toda e qualquer forma de violência, autoritarismo, agressão, depredação, confronto ou intimidação a estudantes, professores, técnico-administrativos e terceirizados.

Não compactuamos com a cultura do ódio e de qualquer forma de violência, seja por constrangimentos, ameaças e agressões motivadas pelo racismo, homofobia, credo e demais ações que atinjam direitos e liberdades individuais.

Defendemos a universidade como local de participação, campo de reflexão, argumentação, de crítica, proposição e lugar de produção de conhecimento em nome da ciência, educação e defesa da democracia.

Teresina (PI), 31 de outubro de 2018.

Vice-Reitora