Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI realiza seminário de formação profissional

HU-UFPI realiza seminário de formação profissional

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou nesta terça (23) o Seminário “A Formação Profissional no âmbito do HU”.

Organizado pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital e direcionado aos funcionários do HU-UFPI e a docentes e alunos da UFPI, o evento contou com mesas que abordaram questões relacionadas à integração entre cursos de graduação e residências em saúde; ao papel do Hospital na formação profissional; à interdisciplinariedade e interprofisisonalidade; e à prática profissional no HU.

IMG 20181031 WA007020181031153046

Mesa de honra

Presente na mesa de abertura, o reitor da Universidade, professor José Arimateia Lopes, afirmou que o Hospital conta com o apoio da UFPI. “O que estiver ao alcance da UFPI, estará ao alcance do HU-UFPI”, disse. “Pontos de vistas diferentes trarão evolução para o Hospital”, frisou o Superintendente do HU-UFPI, médico José Miguel Parente, ao se referir aos debates internos ao seminário, posição reforçada pela titular da GEP, medica Marta Rosal: “É um debate com o objetivo de evoluirmos”, enfatizou.

IMG 20181031 WA008120181031153247

Reitor da Universidade Federal do Piauí-UFPI fala sobre HU

A mesa de abertura contou ainda com as presenças das professoras Rosa Lina Gomes, representando a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PREG), e Lívia Nery, a Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação (PRPG). “A prática pedagógica em serviços reais pressupõe o encontro de diversos atores, uma construção coletiva para atender diferentes demandas e necessidades da academia participou.e do serviço”, lembrou Lina. A representante da PRPG fez sua saudação ao evento durante a mesa temática de que participou.

IMG 20181031 WA007820181031153533

Professora Rosa Lina Gomes, representando a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PREG)

IMG 20181031 WA007120181031153815

Público participante da palestra

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o HU-UFPI é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.​