Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Cerimônia do Jaleco é realizada durante I Encontro de Medicina do Campus de Picos

A Vice-Reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, presidiu a mesa da Cerimônia do Jaleco durante o I ENCONTRO DE MEDICINA DO CSHNB/PICOS, que teve como lema UM OLHAR DIFERENCIADO NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE. O evento foi realizado entre os dias 16 e 18 de outubro e contou com efetiva participação da comunidade acadêmica e de demais instituições.

evento medicina picos 220181023104444

Vice-Reitora preside Cerimônia do Jaleco no I Encontro de Medicina de Picos

De acordo com o Professor Renato Mendes, professor do Curso de Medicina de Picos e coordenador geral do evento, no dia 18 de outubro comemora-se o dia do profissional médico e para confraternizar com os calouros que são aprovados no curso, a data foi escolhida para a realização da Cerimônia do Jaleco, como forma de boas-vindas, para celebrar os três anos de funcionamento do curso e o evento científico veio para marcar tudo isso.

“Com essa proposta de trabalho, resolvemos debater não somente com todos os cursos de saúde do campus, mas também, com demais instituições de ensino e saúde, para que possamos discutir ações eficazes através de palestras e minicursos, visando melhoria de ações e qualidade de vida, com um enfoque diferenciado na assistência à saúde”, pontua o Professor Renato Mendes.

A Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira, explica que a Cerimônia do Jaleco tem o intuito não apenas de recepcionar os novos alunos, mas de acolhê-los e motivá-los. “O curso de Medicina do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros teve início em 2016, e desde então é realizada a Cerimônia do Jaleco, momento em que não só o curso, mas o campus de uma maneira em geral, recepciona os alunos ingressantes. Normalmente eles realizam esse evento no dia do médico, e dessa vez tive a oportunidade de vivenciar esse momento tão emocionante. Na ocasião tivemos o discurso de um dos alunos com uma fala muito emotiva e encorajadora, pois eles sabem que estão começando um curso novo e que as primeiras turmas sempre enfrentam mais dificuldades, e citando Manuel de Barros, o aluno resgatou a importância do sertanejo. E foi com esse clima de confiança, de acreditar que a UFPI é capaz de formar e qualificar recursos humanos da melhor qualidade, que a Cerminônia foi realizada. Assim, reafirmamos o compromisso de que o curso de Medicina de Picos tenha o melhor padrão, o padrão UFPI com toda a infraestrutura necessária para que tenhamos médicos e médicas que venham se aliar à melhor Medicina do estado do Piauí, do Nordeste e do Brasil”.

Para o Diretor do Campus de Picos, Prof. Dr. Francisco Gleison da Costa Monteiro, o encontro foi um momento muito relevante, pois trouxe a discussão de temas essenciais para a saúde. “O evento do Curso de Medicina foi um momento importantíssimo para a discussão da assistência à saúde, principalmente, porque trouxe à tona aprendizagens dos cuidados articulados com a Enfermagem e Nutrição. Essa interdisciplinaridade entre alunos e professores é essencial para uma formação humanizada do futuro profissional de saúde”, destaca.

encontro medicina 120181023155158

Diretor do Campus de Picos, Prof. Dr. Francisco Gleison da Costa Monteiro

O I Encontro de Medicina aconteceu simultaneamente ao evento “Dia C da Ciência”, realizado no dia 17 de outubro, evento científico promovido pelo Campus e tem apoio dos discentes do Grupo de Pesquisa em Saúde Mental e Sono e também da Liga Acadêmica de Farmacologia e Terapêutica, confirmando assim a interdisciplinaridade e as vivências da ciência e da saúde.

evento medicina picos 320181023104754

Evento reuniu profissionais e alunos não apenas do curso de Medicina

A Profa. Patricia Maria Santos Batista, docente do Curso de Medicina de Picos, enfatizou o quanto a colaboração de todos foi essencial para a realização do evento. “Avaliamos como um evento de muito sucesso tanto no tocante aos cursos e palestras ministradas, como na intensa participação dos alunos e coordenadores dos diversos cursos, além do apoio irrestrito da direção do Campus quanto à logística ofertada pela Superintendência de Comunicação da UFPI”, afirma.

Confira mais fotos:

evento mdicina picos 120181023104332