Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Realizada 2ª Etapa da Feira de Ciências e Materiais (FECIMat)

Realizada 2ª Etapa da Feira de Ciências e Materiais (FECIMat)

No dia 05 de outubro aconteceu a apresentação dos trabalhos selecionados na 1ª Fase para a 2ª etapa da Feira de Ciências e Materiais (FeCiMat) do Estado do Piauí, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais da UFPI, realizada nas dependências do Cine Teatro desta IFES.

O evento contou com a apresentação artística e cultural do Quinteto de Cordas e a palestra da Profa. Dra. Luciana Nobre de Abreu Ferreira, do Departamento de Ciências da Natureza, com a palestra intitulada "A experimentação como investigação científica no ensino de ciências" na cerimônia de encerramento da FeCiMat. Estiveram presentes no evento o Pró-Reitor de Pesquisa Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto; a Diretora do Centro de Tecnologia, Profa. Dra. Nícia Bezerra Formiga Leite; o Coordenador do PPG em Ciência e Engenharia dos Materiais, Prof. Dr. Bartolomeu Cruz Viana Neto; a Coordenadora da FeCiMat, Profa. Dra. Josy Anteveli Osajima; o Superintendente de Ensino Superior da SEDUC, Ellen Gera de Brito Moura; e demais Representantes da SEDUC-PI.

fecimat120181016094747

Durante realização do evento

Nesta presente edição da FeCiMat foram inscritos 149 trabalhos científicos entre os 32 municípios do Estado do Piauí, entre eles: Uruçuí, Parnaíba, Alto Longá, Monsenhor Hipólito, José de Freitas, São João da Serra, entre outros.

fecimat520181016094817

Discente Josafá Wendel Cardoso com trabalho premiado

Nesta última fase foram premiados 8 trabalhos, sendo que os trabalhos premiados ganharam troféus e foram contemplados com uma bolsa de iniciação científica. O melhor trabalho na classificação geral foi do discente Josafá Wendel Cardoso, da Escola Municipal Maria de Fátima Melo, do Município de Alto Longá, com o trabalho intitulado "Mini Gerador de Energia Elétrica: Transformação de Energia Mecânica em Energia Elétrica". Ele irá participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá nos dias 15 a 21 de outubro de 2018, em Brasília. As passagens e diárias do aluno e do responsável (pode ser o professor ou adulto responsável pelo aluno) serão custeadas pela FeCiMat.