Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Prof. Edwar Castelo Branco participa de comissão nacional julgadora do Prêmio Capes de Tese
Início do conteúdo da página

Prof. Edwar Castelo Branco participa de comissão nacional julgadora do Prêmio Capes de Tese

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

 

EDWAR CASTELO BRANCO-9.jpg

 

O coordenador do PPG em História do Brasil e docente do Departamento de História da UFPI, Prof. Dr. Edwar Castelo Branco, integrou a Comissão de Análise e Julgamento, do Prêmio Capes de Tese 2018, que avaliou trabalhos na área da História, defendidos no ano de 2017, em PPGs de todo o Brasil. Edwar Castelo Branco participou da comissão formada por nove pesquisadores de universidades de todas as regiões do País, com a tarefa de escolher o melhor trabalho dentre as vinte melhores teses que chegaram à fase final do Prêmio.

O Prêmio Capes de Tese concede honrarias às melhores teses defendidas ao longo de um ano nas diversas áreas do conhecimento. Cada Programa de Pós-Graduação pode concorrer ao Prêmio com envio de um trabalho. É escolhida a melhor tese e concedidas duas menções honrosas ao segundo e terceiro lugares.

“ É muito relevante que a Universidade Federal do Piauí tenha figurado com um de seus professores como membro da comissão nacional de julgamento final das vinte teses selecionadas. Isso mostra que o PPG em História da UFPI chegou a um nível de respeitabilidade e de representatividade nacional", avaliou o Professor Edwar Castelo Branco.

Docente da UFPI desde 1991, Edwar Castelo Branco é Professor Associado, atua no Departamento de História e junto ao Programa de Pós-Graduação em História do Brasil. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. É graduado em História ( UFPI), Especialista em História do Brasil ( PUC-MG), Mestre em Educação (UFPI), Doutor em História ( UFPE) e Pós-Doutor na Universidade de Lisboa 2013-2014. Suas áreas de interesse são história, cultura, arte, movimentos da juventude, teoria e metodologia da história.

Compuseram a Comissão Julgadora da Capes os professores da área de História Helenice Aparecida (UERJ), Mauro Cézar Coelho ( UFPA); Suely Creusa Cordeiro ( UFRPE), Eduardo Gusmão ( PUC-GO), Edwar Castelo Branco ( UFPI), Eloisa Helena Capovilla (UNISINOS – RS), Lucinelene Reginaldo ( UNICAMP), Gabriela dos Reis Sampaio ( UFBA), e o coordenador da comissão Paulo Pinheiro Machado ( UFSC).

Foi eleita para receber o Prêmio CAPES de Melhor Tese da área de História em 2017 “’Lança presa no chão’: guerreiros, redes de poder e a construção de Gaza (travessias entre a África do Sul, Moçambique, Suazilândia e Zimbábue, século XIX)” de Gabriela Aparecida dos Santos (USP).

Fim do conteúdo da página